Partilhar

Como se pega ameba

Por Samanta Fluture. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como se pega ameba
Imagem: dicasfree.com

Bastante comum em áreas onde há deficiência no saneamento básico ou falta de higiene domiciliar - o que facilita a ocorrência da contaminação fecal de água e alimentos - a amebíase é uma infecção que acontece através de um parasita no intestino.

O tratamento adequado ajuda a eliminar as fontes de propagação da doença, principalmente ao manter hábitos rigorosos de higiene, como lavar sempre as mãos após o uso do sanitário e antes da manipular comida.

Neste artigo, o umComo.com.br separou mais informações sobre esta infecção e de como se pega ameba.

Também lhe pode interessar: Como se pega a Poliomielite

Causas da amebíase

A ameba é causada pelo parasita Entamoeba histolytica. Este infecciona o organismo ao entrar no corpo por meio de ingestão de comida ou água contaminada por material fecal. Além disso, a amebíase também pode ser transmitida por manipuladores de alimentos e até por meio de relações sexuais sem proteção. Tais atividades tornam o organismo suscetível a contaminação fecal.

Quem está sob risco de amebíase

Qualquer pessoa pode contrair a doença pegando a ameba. Porém, estão sob maior risco aqueles que moram em locais com condições sanitárias precárias, devido à facilidade de contaminação fecal.

Sintomas da amebíase

Ao entrar em contato com a bactéria, as pessoas infectadas podem ficar doentes com amebíase dentro de 2 a 4 semanas. Porém, o tempo de infecção pode variar dependendo da situação e gravidade.

Cerca de 15% das pessoas infectadas pela bactérias Entamoeba histolytica ficam doentes. Entre seus sintomas estão: diarreia, dor de estômago e cólicas estomacais. Caso a infecção esteja em um estágio mais severo, é possível também ocorrer febre e fezes com sangue. Já em ocasiões mais raras, a bactéria pode invadir o fígado e formar um abscesso, ou se espalhar por outras partes do corpo, como cérebro ou pulmão.

Diagnóstico da amebíase

Caso você pegue ameba, para obter um diagnóstico assertivo, será preciso comparecer ao médico, que pedirá amostras de fezes. Tal diagnóstico da doença pode ser difícil, pois outros parasitas aparecem juntos à bactéria e confundem a visibilidade e percepção da análise sob o microscópio.

Outra forma de verificar se a pessoa possui amebíase é através de um exame de sangue. Porém, este tipo de procedimento só é realizado caso haja a possibilidade de a infecção ter se espalhado pelo resto do corpo. Ou até se os exames de fezes não forem conclusivos.

Tratamento da amebíase

O indicado para se tratar quem pega ameba é o uso de antibióticos específicos e prescritos por um médico. Além disso, é essencial que essa pessoa pratique a boa higiene, incluindo limpar bem as mãos após usar o banheiro e antes de manusear alimentos ou água. Isso também é muito importante para que a pessoa não contamine ninguém por perto. Veja as nossas dicas sobre como prevenir a amebíase e evite esse incômodo.

Como se pega ameba - Tratamento da amebíase
Imagem: biotiquebotanicals.blogspot.pt

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se pega ameba, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como se pega ameba
Imagem: dicasfree.com
Imagem: biotiquebotanicals.blogspot.pt
1 de 2
Como se pega ameba

Voltar ao topo da página