Partilhar

Como comer se tiver colite

Como comer se tiver colite
Imagem: elimpulso.com

A colite ou inflamação da mucosa do cólon é uma doença comum e muito incômoda para a maioria dos pacientes, aparecendo com sintomas como diarreia, dor abdominal, flatulências ou desidratação. A alimentação é um fator essencial no tratamento da colite, não só para ajudar na recuperação mas também para evitar os problemas ocasionados pelos sintomas. Por isso em umComo.com.br explicamos como comer se tiver colite.

Também lhe pode interessar: Como comer se tiver intestino irritável
Passos a seguir:
1

Existem vários tipos de colite em função de sua origem e duração. No entanto, em todos os casos, além da medicação pontual, cuidar da alimentação é algo fundamental. Os tipos de colite são os seguintes:

  • Colite ulcerosa: apresenta úlceras no cólon e na zona do reto que podem passar também ao intestino
  • Colite vírica: ocasionada pela presença de um vírus e normalmente transitória
  • Colite amebiana: aparece por uma infecção de amebas
  • Colite poliposa: surge quando aparecem pólipos nas últimas partes do cólon
  • Colite pseudomembranosa: produz-se quando o intestino grosso se infecta com a bactéria clostridium difficile e ela passa ao cólon
  • Colite isquêmica: deve-se à obstrução de uma artéria onde o cólon deixa de receber a oxigenação necessária
  • Colite idiopática: cuja causa é desconhecida
2

Para evitar a diarreia, dor abdominal, flatulências e desconforto em geral, é fundamental cuidar do que comemos. Quanto à proteína e aos laticínios, em uma dieta para tratar a colite devemos:

  • Incluir carnes magras como o frango, o peru ou o peixe, bem cozinhados sempre na chapa, no forno, ao vapor ou cozidos
  • Evitar a carne vermelha
  • Evitar os frios devido ao excesso de gordura que contêm
  • Diminuir a ingestão de lácteos e se possível, eliminá-los completamente. O leite, o iogurte, os queijos e a manteiga não são recomendados em casos de colite. Prefira sempre o leite vegetal (de soja, amêndoa ou arroz)
Como comer se tiver colite - Passo 2
3

É favorável comer vegetais sempre que não forem flatulentos. Verduras como a cenoura, a abobrinha ou a batata podem ser incorporadas à dieta, no entanto devem ser evitados:

  • Os legumes como grão-de-bico, lentilhas ou feijão, pois geram flatulências e inflamam mais a mucosa do cólon
  • Vegetais flatulentos como a cebola, o brócoli, as couves, o repolho ou o alho
  • Vegetais crus, pois demoram mais para serem digeridos e aumentam a possibilidade de ter desconfortos.
Como comer se tiver colite - Passo 3
4

Ao comer com colite você pode incluir carboidratos mas sempre em preparações simples: arroz branco, massa com molhos leves, pão de cereais, bolachas simples sem muito conteúdo de açúcar.

Quanto as frutas, a maçã, o mamão e a banana são ótimas opções. Todas as frutas podem ser consumidas mas preferivelmente sem casca, pois como ela é rica em fibra pode aumentar a diarreia.

Como comer se tiver colite - Passo 4
5

Em uma dieta para a colite devem ser evitados todos os tipos de frutos secos, nozes, sementes e pipoca de milho. Estes alimentos geram flatulências, aumentam a inflamação da mucosa do cólon e favorecem a dor abdominal.

Recomenda-se reduzir a ingestão de refrigerantes e bebidas estimulantes como café, chá ou álcool. O chocolate também não é favorável se você tiver colite.

Como comer se tiver colite - Passo 5
6

Para melhorar o estado da colite também deixe de lado comidas com temperos fortes, principalmente a comida picante. Tire de sua dieta a comida "lixo", as frituras e as preparações gordurosas.

Siga as instruções de seu médico caso ele tenha mandado alguma medicação específica, e coma seguindo estas recomendações. Deste modo conseguirá aliviar a colite e se sentir muito melhor.

Como comer se tiver colite - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como comer se tiver colite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como comer se tiver colite

56 comentários
A sua avaliação:
elon dutra de faria
Boa noite, só abri este comunicado pela informação que vi em uma pagina que eu procurava informações sobre colite, eu tenho colite e é terrível, muito interessante seus anúncios parabéns . Grato : Elon Dutra
Editor umComo.com.br
Oi Elon! Que bom que você gostou da matéria. Continue nos acompanhando :)
alessandra
Gostaria de saber quem tem colite cronica moderada pode tomar remedio para emagrecer..
Maria Medeiros
meu neto esta com colite qual remedio caseiro e a alimentação recomendada.
esmeraldina
eu tenho colite. e colite assintomática. e esta informação foi muito importante para mim. agora vou ter mais cuidado na hora de preparar o alimento, e também na hora de escolher os vegetais.muito obrigada pelas informações.
Editor umComo.com.br
Oi Esmeraldina! Que bom que as informações do artigo te ajudaram. Continue nos acompanhando!
Maria Batista
Tenho colite e não sei e que posso comer, podem me ajudar? Trabalho fora de casa, sempre assentada, tenho 58 anos
A sua avaliação:
MariaSerra
tenho colite.algumas vezes tenho crises e gostei do que li. Muito util ,algumas coisas nunca me foram ditas,
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Que bom saber que as informações foram úteis para você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Claudelice
É comum wue a rectocolitis e normal que o intestino fique,misto o seja diarreia e congestionamento no transito intestinal que fique reservado ao mesmo tempo.
Hamilton
Existe cura para colite ulcerativa?
Leonardo
Não existe Hamilton, é uma doença Cronica, onde não existe cura ainda! Porém com os tratamentos e alimentação balanceada, consegue colocá-la em remissão e praticamente eliminar por um tempo os sintomas...
Maria da consolação freitas.
Gotei do esclarecido dito acima so gostaria de saber o que provoca esta inflamação no intestino?e se tem cura ou o tratamento com os remédios seram contínuo.
Karina
Tenho colite eosinofílica, tomo mesalazina1200mg, mas nunca tô boa, ou estou com cólica, ou diarréia, ou dor do lado direito do abdômen ou com gases ou com ânsia ou com td ao mesmo tempo. Não sei mais pq comer. Existe alguma dieta específica pra colite eosinofílica?
Fabiana
Oi Karina, eu tenho colite há muitos anos, eu já tomei mezalazina durante 2 anos e não vi diferença nenhuma, a única coisa que eu percebi é que não pode ser tomada antes das refeições, se não causa diarréia. Então eu tomava antes de dormir.
hoje não tomo nada, tento me manter calma e fazer caminhadas, pois as caminhadas ajudam muito o intestino. e lógico alimentação eu tirei o que me fazia mau. ai cabe a você identificar, pois nesse artigo diz que a maça é boa pra ser consumida, mas pra mim é um veneno.

Como comer se tiver colite
Imagem: elimpulso.com
1 de 6
Como comer se tiver colite

Voltar ao topo da página