Outros Saúde gastrointestinal

Como saber se tenho solitária

Como saber se tenho solitária

A solitária ou tênia é um verme parasita que pode chegar aos 10 metros de comprimento e viver em nosso aparelho digestivo até no máximo 25 anos, alimentando-se das nossas substâncias nutritivas. Uma vez que entre no nosso corpo, a sua cabeça agarra-se à parede do intestino e nutre-se da nossa comida para crescer. A solitária está formada por segmentos que se vão desprendendo e vão sendo eliminados com as fezes, os quais portam ovos e é assim que se vão reproduzindo e infectam outras pessoas se sua evacuação não for correta. Neste artigo de umComo vamos explicar para você como saber se tem solitária no seu aparelho digestivo para saber identificar os sintomas deste parasita.

Passos a seguir:
1

As causas de uma infecção pela tênia ou solitária podem ser a falta de higiene, a eliminação inadequada das fezes e o consumo de carnes ou peixes crus. Outros dos fatores de risco são ingerir água que não seja engarrafada, viajar com frequência a países subdesenvolvidos ou estar exposto a animais de gado.

2

A maioria das pessoas não sente nada quando têm a solitária. Pode se aperceber com o passar dos meses ou inclusive anos de que é portador, porque no caso de ter sintomas, estes podem ser confundidos com qualquer outra condição ou pode ser que você não preste atenção suficiente a eles. Entre os sintomas da solitária mais comuns encontramos os seguintes:

  • Enjoo
  • Diarreia
  • Dor abdominal
  • Perda de peso ou de apetite
Como saber se tenho solitária - Passo 2
3

Podemos saber que temos a solitária ao ver alguma seção do verme desprendido em nossa matéria fecal ou sentir que sai pelo ânus. Isto ocorre porque as seções do verme vão se desprendendo do final da lombriga à medida que aumentam pela zona da cabeça ao se ir alimentando e crescendo. Os restos desprendidos são portadores de ovos que podem continuar infectando outras pessoas ou animais se não tivermos muito cuidado. Para isso, temos que defecar em sanitários e não sobre a terra, já que pode sobreviver nela e continuar infectando.

4

Além dos sintomas mencionados, outro dos sintomas que pode ter com este parasita é a sensação de cansaço e dificuldade para respirar, ambos sinais são próprios de anemia. Um tipo de lombriga é a chamada "solitária do peixe", a qual absorve a nossa vitamina B12, responsável por formar glóbulos vermelhos, causando anemia.

Como saber se tenho solitária - Passo 4
5

Podemos ter outro tipo de lombriga chamada "solitária do porco", que é aquela que incuba larvas no nosso intestino e estas se deslocam chegando ao nosso sangue e afetando órgãos do corpo como os músculos, os olhos e o cérebro, formando cistos. Esta condição chama-se cisticercose e podemos saber que a temos se notarmos bolsas embaixo da pele, que são os cistos que causa.

  • Se os cistos se localizarem nos olhos, podemos notar problemas com a visão.
  • Se os cistos se localizarem no cérebro, a pessoa pode ter convulsões.
  • Se os cistos se localizarem no coração, podemos ter arritmias.
  • Se os cistos se encontrarem na coluna vertebral, podemos sentir-nos fracos e ter dificuldades para caminhar.

Perante a mínima suspeita de sofrer desta condição é fundamental ir ao médico o quanto antes para começar o tratamento adequado para o seu caso. No seguinte artigo explicamos em detalhes Como se livrar da tênia ou solitária.

6

Para prevenir uma infecção pela solitária ou tênia, sobretudo se viver em zonas onde é mais comum contrai-la, como determinados países subdesenvolvidos ou em zonas rurais, o que deverá fazer é o seguinte:

  • Lavar as mãos com frequência, sobretudo após ir ao banheiro e antes de tocar em alimentos.
  • Cozinhar bem a carne e o peixe. Recomenda-se congelar a carne 24 horas antes do seu consumo para matar os possíveis ovos de solitária que tiver.
  • Lavar toda a fruta e verdura antes de ingerir e descascá-las você mesmo, assim evitará males maiores.
  • Beber água engarrafada, bem como qualquer outra bebida. Evite tomar gelo e limpar bem as latas antes de fazer uso delas.
Como saber se tenho solitária - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho solitária, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
Júlio
Eu comir um biscoito recheado fiquei com muita dor na barriga ansea de vômito pode sê verme
A sua avaliação:
Loli
Olá!Como posso explicar?...
Eu estou sentindo todo dia uma leve dor de cabeça,que vai se tornando forte a cada dia mais,e queria saber se comer ovo tem algum efeito com essa doença.
(Tipo ovo de galinha)
Ivete
As vezes sinto algo mexendo na minha barriga como se fosse um bebê .pode ser algum tipo de verme.ou disto?
Amanda sousa
Boa noite a um tempo atrás descobri q estava com solitária anos e mas não fiz tratamento ainda posso estar
Fausto
Remédios como o vermífugo annita, são efeciêntes contra todos os tipos de tênia. Caso eu seja um portador, ele eliminará o verme?
adriane fassina bonassina
acordo a noite me afogando na própria saliva as vezes durante o dia também acontece isso
A sua avaliação:
ana paula
Olá.Há uns meses atras comecei a sentir um mal estar geral que com o passar do twmpo so twm piorado com muitas dores abdominais que comecou no umbigo e se arrasta pra outras partes e irradia nas costas muito enjoo muita fome dor de cabeca insonia dores musculares e nas articulacoes e contracoes musculares e fadiga.gostaria de saber se pode ser tenia.
Dr. Robson de Jairo
Olá Ana Paula, você está grávida, vá ao médico.
ana paula
Bom dia doutor mas até onde sei nunca estive grávida porem continuo investigando.abraços
A sua avaliação:
luiz antonio ferreira
estou com uma duvida ,quando eu tinha 15 anos de idade eu tinha solitária .hoje estou com 55 anos ,será que ainda tenho esse verme na barriga
Dr. Robson de Jairo
Olá Luiz, sim ainda tem, e ele também está no guinnes book sendo o verme de 40 anos mais velho da história.
1 de 4
Como saber se tenho solitária