Outros Saúde gastrointestinal

Como prevenir a amebíase

Como prevenir a amebíase

A amebíase é uma infecção que se apresenta no intestino grosso devido ao contágio da ameba parasitária entamoeba histolytica. Esta doença encontra-se presente no mundo inteiro, ainda que seja mais comum em países tropicais nos quais o controle sanitário sobre os alimentos, a água e a manipulação dos excrementos é precário. Evitar o contágio desta condição é possível mas para conseguir isso você deverá pôr em prática certas medidas, em umComo.com.br explicamos a você como prevenir a amebíase de forma eficaz.

Também lhe pode interessar: Como se pega ameba
Passos a seguir:
1

A amebíase costuma se propagar pela ingestão de comida ou água contaminada, e também pelo contato com matéria fecal infectada. Ainda que muitas das pessoas que se contagiam com este parasita não apresentem sinais de infecção, quando as amebas invadem as paredes do intestino grosso se manifestam os sintomas desta condição, que devem ser tratados rapidamente por médicos para evitar uma desidratação severa ou outras complicações.

2

Uma das primeiras armas para prevenir a amebíase, especialmente quando viajamos, é ingerir sempre água engarrafada procedente de uma fonte fiável. Consumir água da torneira, em rios ou mananciais pode desencadear uma infecção estomacal ou gerar mal-estar, especialmente se visitarmos zonas tropicais, com poucas medidas de higiene ou países em vias de desenvolvimento.

3

Também é importante evitar consumir alimentos crus, como saladas ou vegetais, cuja manipulação ou higiene desconhecemos. Lavar os vegetais e frutas submergindo-os em água com umas gotas de vinagre ou limão durante alguns minutos ajudará a reduzir a possibilidade de propagação da amebíase ou outras infecções estomacais. Se você come fora de casa, especialmente quando está viajando, o melhor é evitar completamente os alimentos crus.

4

A higiene após ir ao banheiro é também fundamental para prevenir a amebíase. Assim como ocorre com outras infecções estomacais, é importante lavar as mãos com água e sabão após ir ao banheiro e antes de comer; desta forma reduzimos a possibilidade de que os alimentos se infectem de parasitas ou outros organismos.

5

Recomenda-se evitar recolher água de reservatórios ou áreas nas quais se tenha acumulado. É importante que a água para o consumo humano sempre seja potável. Outras recomendações para prevenir a amebíase são:

  • Evitar comer em lugares que pareçam pouco higiênicos ou que não tenham uma cozinha adequada.
  • Controlar a presença de moscas, pois podem transportar o parasita e causar infecções.
  • Se você precisa ingerir água que não seja engarrafada, ferva pelo menos 10 minutos antes da beber.

Se você suspeita que se contagiou de amebíase, procure ajuda médica imediata.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir a amebíase, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
pedro
como pega a doença tenise
A sua avaliação:
isabelle
gostei me ajudou na tarefa de escola.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Isabelle! Que bom saber que o conteúdo foi útil para você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Como prevenir a amebíase