Gases no estômago

Como evitar os barulhos na barriga

Como evitar os barulhos na barriga

Existem momentos em que a barriga pode roncar e muitas vezes o som alto até pode assustar e mesmo causar constrangimento. Porém, é possível saber como evitar os barulhos na barriga, também conhecidos como borborigmos, ao identificar o motivo que os estão causando. Para o ajudar nessa hora, o umComo.com.br vai falar um pouco sobre cada uma das possíveis razões e qual a solução para prevenir a barriga de roncar.

Passos a seguir:
1

Em geral, os barulhos na barriga que se assemelham a um ronco não são motivos de preocupação, pois costumam ser normais, inclusive, quando o organismo está ingerindo alimentos. No entanto, se existirem outros sintomas associados ao ruído, como dor, diarreia e inchaço, eles podem indicar algumas doenças que exigem tratamento. Outra razão para buscar ajuda médica é quando o barulho no estômago ou no intestino é muito frequente.

Como evitar os barulhos na barriga - Passo 1
2

Além disso, como é normalmente associado, o barulho pode ser sinal de que esteja na hora de comer, pois ao sentir fome o cérebro envia um sinal para o estômago, a fim de aumentar a produção de ácido e pepsina, uma enzima digestiva que tem a função de estimular as contrações musculares para começar a digestão depois que receber alimentos. Já o barulho em si é a junção dessas contrações com o ar e o líquido do estômago.

3

O som que vem da barriga também pode surgir quando já estamos comendo, uma vez que, quando as bebidas e alimentos passam pelo tubo digestivo, o ar se junta a eles, provocando o ronco. Isso é mais comum quando as pessoas comem rápido. Por isso, para evitar os barulhos na barriga, o ideal é sempre mastigar bem os alimentos, comer devagar e se alimentar a cada três horas, assim, o organismo se mantém bem nutrido e a saúde em alta.

4

Os ruídos podem estar associados a gases presos no intestino, os quais são provocados por diversos alimentos. Entre eles, repolho, brócolis, couve-flor, couve de Bruxelas, pepino, nabo, cebola, ervilha, lentilha, milho, abacate, melão, melancia, ovos e iogurte. Isso não quer dizer que você não deva consumi-los, pois são todos saudáveis e nem todas as pessoas ficam com gases por causa de todos eles. Dessa forma, o melhor é identificar quais os alimentos que mais aumentam a sua produção de gases e moderar o seu consumo. Chá de gengibre ajuda a eliminar os gases.

5

Quando o borborigmo vem acompanhado de flatulência, inchaço abdominal e arrotos, entretanto, a sua causa pode estar associada a problemas com a digestão, inclusive, intolerância e alergia a alguns alimentos. Nesse caso, o barulho é uma consequência do intestino estar trabalhando rapidamente para conseguir eliminar o alimento logo. Para evitar o ruído, portanto, é importante identificar quais os alimentos que podem não combinar com o seu organismo, a exemplo do leite e seus derivados, e buscar alternativas para substitui-los.

Como evitar os barulhos na barriga - Passo 5
6

O rugido estomacal ou o barulho estomacal, como também são chamados esses sons, podem ser sintomas da Síndrome do Intestino Irritável. Nesse caso, outros sinais do problema são diarreia alternada com prisão de ventre e inchaço abdominal, sendo importante buscar ajuda médica. A acidez no estômago é outra razão para o ronco já que os antiácidos apenas amenizam o problema, se ele for frequente, também vale a pena consultar com um especialista. Até encontrar a causa do problema pode ajudar eliminar o café, refrigerantes, alimentos gordurosos, bebidas alcoólicas e o açúcar do cardápio.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar os barulhos na barriga, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
MARCIA APARECIDA SANTOS
Tenho muitos barulhos na barriga chega parecer um monstrinho bravo, assusta até as pessoas que estão a minha volta. Tudo que como não demora muito vou ao banheiro as fezes estão sempre mole não consegui ter fezes normal, as vezes tenho umas cólicas muito forte o que pode ser isso.
A sua avaliação:
Leonardo Junio
Gostei, tudo muito bem explicado. Eu sempre como alguma coisa antes de dormir, aí esses barulhos começam e demora parar. Vou cortar esses lanches antes de dormir.
Editor umComo.com.br
Oi Leonardo! Que bom que você gostou das dicas. Continue acompanhando o umCOMO!
A sua avaliação:
Maria Aparecida Pinto
gostei muito da materia, pois sofro com este problema de gazes no estomago, e, o barulho já reparei, que, quando como doce realmente a barriga faz estes barulho. vou investir mais nos chás.
Editor umComo.com.br
Oi Maria! Que bom saber que a matéria foi do seu agrado! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando nossa página :)
1 de 3
Como evitar os barulhos na barriga