Dor abdominal

O que pode ser barriga inchada

O que pode ser barriga inchada
Imagem: barrigainchada.com

A barriga inchada e dura é a sensação que sentimos quando a região abdominal é maior, podendo até sentir inchaço sem notar uma real alteração do volume. O aumento do volume abdominal está normalmente associado a desconforto e dores abdominais e é quase sempre causado por gases intestinais, apesar de poderem existir outras causas. Neste artigo de umComo vamos esclarecer-lhe quais são as principais situações que podem causar barriga inchada e como pode acabar com ela.

Também lhe pode interessar: Como acabar com a barriga inchada
Passos a seguir:
1

A barriga inchada está normalmente associada ao acúmulo de gases intestinais, mas também pode ser causada por:

  • Gases intestinais - normalmente causados pela ingestão de determinados alimentos, prisão de ventre, situações de ansiedade e intolerância á lactose.
  • Síndrome do intestino irritável - esta condição costuma provocar diarreia ou prisão de ventre após as refeições, gases, cólicas, dores abdominais e também barriga inchada.
  • Menstruação - durante e nos dias anteriores à menstruação é normal sentir a barriga inchada e dura devido à retenção de líquidos que ocorre nesta fase.
  • Prisão de ventre - a prisão de ventre pode deixar a barriga inchada e dura e, o que normalmente causa a constipação é uma dieta pobre em fibras, menstruação, gravidez, ansiedade ou escassez de exercício físico.
  • Apendicite - um dos principais sintomas da apendicite é uma dor abdominal forte do lado direito que pode progredir ao longo do dia, ficando com a barrigada cada vez mais inchada.
  • Verminose - os vermes intestinais podem causar dor e inchaço abdominal, náuseas, fraqueza, prisão de ventre, cansaço e alterações no apetite.
  • Gravidez - no início da gravidez é normal notar a barriga inchada e distendido, isto ocorre devido à diminuição da atividade intestinal e retenção de líquidos, o que favorece a acumulação de gases.

Dica: Acesse também esse artigo e descubra: barriga inchada após a relação, o que pode ser?

O que pode ser barriga inchada - Passo 1
Imagem: mulher.sapo.pt
2

Pode parecer um pouco estranho falar em gravidez, mas a verdade é que muitas mulheres chegam a fases avançadas de gestação sem sequer saberem que estão grávidas. Isto ocorre especialmente em mulheres com sobrepeso e com ciclos menstruais irregulares. Se a sua menstruação estiver atrasada alguns dias e começar a ficar inchada do umbigo para baixo, pode ser sinal de gravidez. No primeiro trimestre da gravidez é normal que, a barriga comece a ficar mais saliente apenas abaixo do umbigo. Normalmente o real crescimento da barriga ocorre a partir da 16º semana de gestação.

O que pode ser barriga inchada - Passo 2
Imagem: donagiraffa.com
3

Para acabar com a barriga inchada e dura você deve ingerir alimentos ricos em fibras, como aveia, muesli, alimentos integrais, frutas, entre outros. Evitar produtos lácteos, caso seja intolerante à lactose. Comer devagar para dar tempo ao estômago para processar os alimentos. Beber pelo menos 2 litros de água diários, diminuir o estresse e a ansiedade e praticar exercício físico. Para além disso, durante a menstruação pode tomar chás diuréticos, como o chá de cavalinha, para diminuir o inchaço.

O que pode ser barriga inchada - Passo 3
Imagem: cabeleiracrespa.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que pode ser barriga inchada, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se suspeita de apendicite, procure atendimento médico o mais rápido possível.
  • Caso suspeite de verminose, observe a presença de vermes nas fezes ou realize o exame de fezes.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
53 comentários
thauanne
minha barriga estar em inchada so perto do imbigo to com uma linha nigras dores nas costa suave enjosss apos toma cafe sentindo coisas estranha no estomago
anita rodrigues da silva
tenho a barriga inchada todos os dias e colicas abominnais e coceira no anus e dor nas costas na regiao da cintura ja fiz todos os exames de colonoscopia sangue urina coracao ultrasom normal e a ultravaginal e nao deu nada sera que e verme pos acabei de sair de uma empresa que trabalhava com frango por favor me responda obrigado tem 2 anos que estou tentando descobrir oque tenho e o remedio

Susana Ribeiro
Boa noite, chegou a saber o que era? tenho o mesmo problema
borboletamimada
fiz relacao sem presevativo e quando teminie bebe paracetamol passando alguns dias estou a sentir dor no pé da barriga e muita dor na escosta e fico tao rabugenta mas os meus seios nao estao doridos. agora eu pergunto sera que pode ser gravidez
Ângela
Olá. Tenho andado sempre com a barriga inchada e com vontade de urinar a toda a hora e depois das refeições nunca me sinto bem, o que pode ser?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Ângela! Se você está sentindo esses desconfortos o melhor é mesmo consultar o seu médico para saber do que se trata. Obrigada pelo seu comentário!
Rafaele
Olá . Estou há 4 meses sem menstruar . A barriga ta inchada , tenho cólica , meus seios estão maiores , tenho muita dores de cabeça. fiz dois teste de farmácia e deram negativo . to preocupada
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Rafaele! Se você está sentindo todos esses desconfortos e sua menstruação já está atrasada há tanto tempo, o melhor é consultar o seu médico para saber do que se trata. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
sandra silva
no meu caso ainda não sei por isso recorri a internet
A sua avaliação:
Deliane maiara alves de sousa
Oi tudo bem? Eu tomei cerazzete por 3 anos agora parei de toma ja faz 2 meses e a menstruação não desce e está me dando dor em baixo da barriga mas n é cólica de menstruação não será O que pode ser??
gabriela
Oi tive relação sexual, depois disso minha menstruação veio 3 meses normal, faz uns dois meses que não vem, e estou sentindo dores nas costas, toda hora com vontade de urinar, e dores na barriga, o que pode ser?
Marcia Daiane Silva
Estou sentindo muita dor no pé da barriga e ela esta inchada, sinto também bastante dores de cabeça e enjôo. Comecei a tomar o Contracept em março e era pra mim tomar mês passado e não tomei, ontem fiz um teste de sangue de gravidez e deu negativo. O que será que posso ter? A dor é muito incomoda.
ana
Oi alguns meses atras minha mestruacao atrasou 7 dias ,,depois de alguns dias tive tontura.. E passei um dia enteiro deitada com enjou a barriga enchada e sentindo alguma coisa mexendo.. Fiz 2 text um deu positivo comprei outro de marca de ferente e deu negativo o k pode ser...
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana! O melhor agora para tirar as dúvidas é fazer uma análise de sangue para confirmar se está mesmo grávida ou não.
Claudia
Minha barriga está inchada e estou sentindo um pouquinho de cólicas , mais minha mestruacao ainda não atrasou, será q tem possibilidade de está grávida. Nunca senti isso antes. Está inchadinha não muito, mais não está normal.
Figueira
Ola eu ha dois meses que n me vai o priudo e tanho o EDU mas eu tanho a barriga cada vez mais grande e tanho dores probaixo da ubigo o que pode ser
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Figueira! Você teve relações desprotegidas?
Esther
olá , estou Atrasada a duas semanas , Fiz teste de farmácia 2 vezes e essas duas vezes deu negativo , antes de eu fazer o segundo teste havia tomado dois comprimidos Sulfametoxazol trimetoprima , minha barriga ta enchada , sinto dores perto do útero , e Estou muito preocupada , pode ser gravidez ?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Esther! E quando você fez os testes, a menstruação já estava há uma semana atrasada? Pois com uma semana de atraso, o resultado desses testes é mais confiável. De qualquer forma, se você está sentindo todos esses desconfortos, o melhor é ir no médico ou ginecologista. Obrigada pelo seu comentário e rápidas melhoras!
carla
a minha menstruação atrasou um mes barriga inchada , dor nas costa ,colica,prisão de ventro e depois de um mes ela chegou o que sera.
edmara souza
ola eu não sei ao certo oq é realmente mas sinto uma coisa mechendo na minha barriga bem no pesinho da barriga em cima da minha cesareana to atrasada a quase um mes e me protejo sempre nas relações oq pode ser ,
valeria
minha mestruacao atrasou 20dias veio ficou 6dias pouca quantidade e bem vermelha depois foi ficando amarronzada agora estou com dor no baixo ventre e com a barriga inchada o que pode ser.
Maria ines
Ola, meu nome e maria ines tenho 17 anos e minha menstruação esta atrasada a um 2 meses tenho a barriga inchada, e meus seios estao inchados ja pensei que estivesse gravida mas não tenho nenhum sintoma de gravidez.
Susana
Olá o meu nome Susana e à cerca d 1 mês tomei pilula do dia seguinte... Passado 7 dias desceu a menstruação... Agora os meus peitos tão inchados e a barriga tb serák tou ggrávida??? Mas n tenho sintomas nenhuns a n ser cansaço.... Ser que e a menstruação que ta pa vir..???
Diana
Flor vc disse todos os sintomas De gravidez
Rosana
Atraso menstrual e seios inchados são sintomas de gravidez,tem mulheres q descobrem que estão grávidas depois de algum tempo justamente por ñ terem sintomas.Faça o exame de sangue beta HCG
Jhennifer
Oie meu nome e Jhennifer tenho 16 anos i tive minha Primeira Relação só que desceu normal pra min mas minha Barriga Ta meia enchada i fica roncando sem eu estar com Fome sera que posso ta Gravida ? Obs: depois que parou de descer comecei tomar Ciclo 21
leilane de Fátima da silva
menstruei 2 dias esse mês mas sinto enjôo e tonteira e minha barriga esta dura em baixo do umbigo oque pode ser?
Rebeca silva
Oie meu nome e rebeca tenho 15 anos . minha menstruação meio normal esse mês , todo ciclo 21 mas tava vomitando fiz um teste de farmacia i deu negativo o que devo fazer? Estou com muito medo
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Rebeca! Saiba mais sobre a eficácia da pílula quando vomita aqui: http://relacoes.umcomo.com.br/articulo/diarreia-corta-o-efeito-da-pilula-23869.html
Imagem: barrigainchada.com
Imagem: mulher.sapo.pt
Imagem: donagiraffa.com
Imagem: cabeleiracrespa.com
1 de 4
O que pode ser barriga inchada