Partilhar

O que pode ser barriga inchada

O que pode ser barriga inchada
Imagem: barrigainchada.com

A barriga inchada e dura é a sensação que sentimos quando a região abdominal é maior, podendo até sentir inchaço sem notar uma real alteração do volume. O aumento do volume abdominal está normalmente associado a desconforto e dores abdominais e é quase sempre causado por gases intestinais, apesar de poderem existir outras causas. Neste artigo de umComo vamos esclarecer-lhe quais são as principais situações que podem causar barriga inchada e como pode acabar com ela.

Também lhe pode interessar: Como acabar com a barriga inchada
Passos a seguir:
1

A barriga inchada está normalmente associada ao acúmulo de gases intestinais, mas também pode ser causada por:

  • Gases intestinais - normalmente causados pela ingestão de determinados alimentos, prisão de ventre, situações de ansiedade e intolerância á lactose.
  • Síndrome do intestino irritável - esta condição costuma provocar diarreia ou prisão de ventre após as refeições, gases, cólicas, dores abdominais e também barriga inchada.
  • Menstruação - durante e nos dias anteriores à menstruação é normal sentir a barriga inchada e dura devido à retenção de líquidos que ocorre nesta fase.
  • Prisão de ventre - a prisão de ventre pode deixar a barriga inchada e dura e, o que normalmente causa a constipação é uma dieta pobre em fibras, menstruação, gravidez, ansiedade ou escassez de exercício físico.
  • Apendicite - um dos principais sintomas da apendicite é uma dor abdominal forte do lado direito que pode progredir ao longo do dia, ficando com a barrigada cada vez mais inchada.
  • Verminose - os vermes intestinais podem causar dor e inchaço abdominal, náuseas, fraqueza, prisão de ventre, cansaço e alterações no apetite.
  • Gravidez - no início da gravidez é normal notar a barriga inchada e distendido, isto ocorre devido à diminuição da atividade intestinal e retenção de líquidos, o que favorece a acumulação de gases.

Dica: Acesse também esse artigo e descubra: barriga inchada após a relação, o que pode ser?

O que pode ser barriga inchada - Passo 1
Imagem: mulher.sapo.pt
2

Pode parecer um pouco estranho falar em gravidez, mas a verdade é que muitas mulheres chegam a fases avançadas de gestação sem sequer saberem que estão grávidas. Isto ocorre especialmente em mulheres com sobrepeso e com ciclos menstruais irregulares. Se a sua menstruação estiver atrasada alguns dias e começar a ficar inchada do umbigo para baixo, pode ser sinal de gravidez. No primeiro trimestre da gravidez é normal que, a barriga comece a ficar mais saliente apenas abaixo do umbigo. Normalmente o real crescimento da barriga ocorre a partir da 16º semana de gestação.

Imagem: donagiraffa.com
3

Para acabar com a barriga inchada e dura você deve ingerir alimentos ricos em fibras, como aveia, muesli, alimentos integrais, frutas, entre outros. Evitar produtos lácteos, caso seja intolerante à lactose. Comer devagar para dar tempo ao estômago para processar os alimentos. Beber pelo menos 2 litros de água diários, diminuir o estresse e a ansiedade e praticar exercício físico. Para além disso, durante a menstruação pode tomar chás diuréticos, como o chá de cavalinha, para diminuir o inchaço.

Imagem: cabeleiracrespa.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que pode ser barriga inchada, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se suspeita de apendicite, procure atendimento médico o mais rápido possível.
  • Caso suspeite de verminose, observe a presença de vermes nas fezes ou realize o exame de fezes.

Escrever comentário sobre O que pode ser barriga inchada

52 comentários
anita rodrigues da silva
tenho a barriga inchada todos os dias e colicas abominnais e coceira no anus e dor nas costas na regiao da cintura ja fiz todos os exames de colonoscopia sangue urina coracao ultrasom normal e a ultravaginal e nao deu nada sera que e verme pos acabei de sair de uma empresa que trabalhava com frango por favor me responda obrigado tem 2 anos que estou tentando descobrir oque tenho e o remedio

Susana Ribeiro
Boa noite, chegou a saber o que era? tenho o mesmo problema
borboletamimada
fiz relacao sem presevativo e quando teminie bebe paracetamol passando alguns dias estou a sentir dor no pé da barriga e muita dor na escosta e fico tao rabugenta mas os meus seios nao estao doridos. agora eu pergunto sera que pode ser gravidez
Ângela
Olá. Tenho andado sempre com a barriga inchada e com vontade de urinar a toda a hora e depois das refeições nunca me sinto bem, o que pode ser?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Ângela! Se você está sentindo esses desconfortos o melhor é mesmo consultar o seu médico para saber do que se trata. Obrigada pelo seu comentário!
Rafaele
Olá . Estou há 4 meses sem menstruar . A barriga ta inchada , tenho cólica , meus seios estão maiores , tenho muita dores de cabeça. fiz dois teste de farmácia e deram negativo . to preocupada
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Rafaele! Se você está sentindo todos esses desconfortos e sua menstruação já está atrasada há tanto tempo, o melhor é consultar o seu médico para saber do que se trata. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
sandra silva
no meu caso ainda não sei por isso recorri a internet
A sua avaliação:
Deliane maiara alves de sousa
Oi tudo bem? Eu tomei cerazzete por 3 anos agora parei de toma ja faz 2 meses e a menstruação não desce e está me dando dor em baixo da barriga mas n é cólica de menstruação não será O que pode ser??
gabriela
Oi tive relação sexual, depois disso minha menstruação veio 3 meses normal, faz uns dois meses que não vem, e estou sentindo dores nas costas, toda hora com vontade de urinar, e dores na barriga, o que pode ser?
Marcia Daiane Silva
Estou sentindo muita dor no pé da barriga e ela esta inchada, sinto também bastante dores de cabeça e enjôo. Comecei a tomar o Contracept em março e era pra mim tomar mês passado e não tomei, ontem fiz um teste de sangue de gravidez e deu negativo. O que será que posso ter? A dor é muito incomoda.
ana
Oi alguns meses atras minha mestruacao atrasou 7 dias ,,depois de alguns dias tive tontura.. E passei um dia enteiro deitada com enjou a barriga enchada e sentindo alguma coisa mexendo.. Fiz 2 text um deu positivo comprei outro de marca de ferente e deu negativo o k pode ser...
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana! O melhor agora para tirar as dúvidas é fazer uma análise de sangue para confirmar se está mesmo grávida ou não.
Claudia
Minha barriga está inchada e estou sentindo um pouquinho de cólicas , mais minha mestruacao ainda não atrasou, será q tem possibilidade de está grávida. Nunca senti isso antes. Está inchadinha não muito, mais não está normal.

O que pode ser barriga inchada
Imagem: barrigainchada.com
Imagem: mulher.sapo.pt
Imagem: donagiraffa.com
Imagem: cabeleiracrespa.com
1 de 4
O que pode ser barriga inchada

Voltar ao topo da página