Doenças do cólon

Quais são os sintomas da síndrome do intestino irritável

Quais são os sintomas da síndrome do intestino irritável
Imagem: yaqui.forumfree.it

Entendemos por síndrome do intestino irritável (SII) uma série de sintomas que afetam ao sistema digestivo. É um problema gastrointestinal muito comum entre a população e sua causa não está totalmente clara, ainda que provavelmente se deve a uma combinação de fatores que aumentam a sensibilidade do intestino e que, ao mesmo tempo, provoca espasmos no mesmo. Neste artigo de umComo explicamos com mais detalhes quais são os sintomas da síndrome do intestino irritável.

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, cabe destacar que os sintomas da síndrome do intestino irritável podem variar muito em função da pessoa. Desta forma, será totalmente necessário visitar a um gastroenterologista ou médico especialista para que examine os sintomas do paciente e determine qual é o problema.

2

A dor abdominal é um dos sintomas que mais se repetem entre aqueles que padecem a síndrome do intestino irritável. Esta dor pode ser sentida com maior intensidade na parte esquerda do abdômen. Para aliviar o problema, pode ser efetivo evacuar ou expelir gases.

3

A síndrome do intestino irritável também causa sensação de inchaço abdominal, junto com sons intestinais e gases. Cabe destacar que o inchaço aumenta à medida que avança o dia, por essa razão será comum que durante a noite seja maior esta sensação.

4

Por outro lado, podem produzir-se diarreia e prisão de ventre por causa deste transtorno intestinal. Pode haver um padrão alternado de movimentos do intestino em que haja evacuações várias vezes ao dia e, de repente, em outros dias as fezes são duras e seja difícil evacuar. Ao evacuar produzem-se desconfortos e sensação de não acabar totalmente a evacuação.

5

Cabe destacar que o sangue ao excretar não é nunca um sinal deste transtorno, do mesmo modo que também não o é a perda significativa de peso.

6

Outros sintomas da síndrome do intestino irritável podem ser o cansaço, inapetência, dor nas costas ou problemas urinários.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da síndrome do intestino irritável, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • Consulte o seu médico ou gastroenterologista.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
carlos octavio basile
faz 6 meses que minha fezes saem como fitas ou bolacha maizena de cor normal e concistencia normal tenho muitos gazes o que pode ser obrigado abraços artigo muito bom
Carlos Alberto Guimarães de Sá
Geralmente, problemas desse porte, podem ser considerados como problemas da alma. Por que não é possível que os exames com resultados normais e ainda permaneçam os sintomas que não são nada bons. Não há outra justificativa plausível. Tem que mergulhar na investigação no que está errado. Se tem natureza difícil, terá que engolir sapo para resolver e melhorar. É quase impossível ter outra solução. Essa é a minha opinião.
A sua avaliação:
Ida
ha meses sinto dor na barriga e minha barriga ronca por nada, a uns 15 dias tive uma infecção urinária seguida de um pouco de sangramento e muita cólica, achei que estivesse grávida, mas fiz o teste de fármacia e deu negativo. Tenho muitas dores abdominais , arroto sempre que como, dor nas costas, fadiga,´às vezes diarréias, às vezes normal, tenho quase certeza q se não é gravidez é Síndrome !! alguma ajuda ??????????
Pri
Tenho sentido cólicas intestinais, as fezes verdes, e muita coceira nas mãos pés e cotovelos, há alguma doença com esses sintomas? Obs já fui ao nmédico SUS e não consigo atendimento...
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Pri! Quanto à coceira nas mãos e nos pés, ela pode se dever a frieiras, problemas de pele como dermatite, psoríase, fungos e até estresse. Por isso, o melhor é consultar o seu médico para saber do que se trata. Enquanto isso, poderá encontrar nestes artigos algumas soluções para aliviar a coceira nas mãos e nos pés: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-aliviar-a-coceira-nas-maos-21090.html http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-aliviar-coceira-nos-pes-20943.html Quanto às fezes verdes, pode encontrar neste artigo algumas das causas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/o-que-significam-fezes-verdes-11293.html
elaine
Há 02 meses levei um susto depois que fiz um exame de glicose e a médica falou para mim que estava com diabete e depois fiquei com uma diárreia e estou perdendo peso o que fazer
Imagem: yaqui.forumfree.it
Quais são os sintomas da síndrome do intestino irritável