Indisposição gástrica

O que significam FEZES VERDES? - Quando se preocupar?

O que significam FEZES VERDES? - Quando se preocupar?

Fezes verdes podem aparecer simplesmente pela ingestão de alimentos dessa mesmas cor ou serem sinais de problemas mais sérios. Quando algo de errado se passa com nosso organismo, o corpo origina vários sinais que nós devemos saber interpretar, de forma a mudar nossos hábitos e prevenir possíveis doenças. Você sabia que a cor de suas fezes são um indicativo do seu estado de saúde? Isto porque elas são o resultado do que você ingere e da forma como o seu intestino funciona, logo se algo de errado se passa é natural que elas sejam um sinal disso.

Tudo bem que não é muito agradável ficar encarando o vaso sanitária depois de utilizá-lo, mas esse é um hábito que você pode adquirir em prol da sua saúde, averiguando cor das fezes verdes, fezes amarelas ou fezes brancas. Se você se preocupa em saber o que significam fezes verdes, quando você precisa se preocupar?!

Também lhe pode interessar: O que significam as fezes escuras

Índice

  1. Principais causas de fezes verdes e mole em adultos e crianças
  2. Fezes verde em bebê
  3. Fezes verdes podem ser sinal de gravidez?
  4. Diarreia verde, como tratar?
  5. Fezes verde na menstruação e diarreia

Principais causas de fezes verdes e mole em adultos e crianças

  • Alimentação
  • Alergia
  • Suplementos alimentares
  • Intoxicação alimentar
  • Síndrome do intestino irritável
  • Doenças do fígado
  • Doença de Crohn
  • Deficiência na ação da bilis
  • Efeito colateral de algum medicamento
  • Giárdia
  • Período menstrual

As razões do surgimento das fezes verdes ou fezes verdes escuras podem dever-se ao grande consumo de alimentos verdes, que têm altos níveis de clorofila (espinafre, brócolis, alface, algas ou à ingestão de suplementos alimentares, sobretudo os que apresentam grande concentração de ferro. Bebidas verdes ou azuis, ou corante azul também podem resultar em fezes verdes. Quando a isto você não terá de se preocupar se este sinal desaparecer em até 3 dias.

No entanto, se suas fezes começarem a surgir verdes, saiba que isso também pode estar associado a intoxicação alimentar, a síndrome do intestino irritável, alergias e a algumas doenças do figado. No caso de suspeita da fezes esverdadas e fígado, repare se a coloração é também mais clara. Nestas situações você deverá procurar a razão das fezes verdes e consultar um médico que proceda a exames de forma a concluir se algo de errado se passa.

Outra razão para as fezes verdes pode ser uma deficiência na ação da bilis. Esta secreção de cor verde amarelada é produzida no fígado e atua no intestino delgado durante a digestão da gordura dos alimentos. Em situações normais, quando a bílis entra em contato com estes alimentos em processamento, dá-se uma reação química e eles passam a adquirir um tom marrom, caraterístico das fezes, no entanto esse processo pode falhar por alguma razão e as fezes acabarem por sair verdes, sobretudo quando ocorre um trânsito intestinal acelerado.

O médico também pode considerar a possibilidade de ser a doença de Crohn, que tem diarreia verde com sangue como um dos sintomas. Parasitas, bactérias e vírus também podem ser responsáveis por esse sinal, giárdia e salmonella são causas comuns.

Além destas razões, as fezes verdes também podem ser um efeito secundário de determinados medicamentos, como supositórios, laxantes, antibióticos ou outros remédios e suplementos que contenham ferro na composição. Porém, no caso nestes últimos, se a cor se mantiver por mais de três dias, você deverá consultar um médico.

Quanto a fezes verde e gastrite, essa relação não é comum. Na verdade, as fezes escuras são muito mais comuns do que as verdes dentre os sintomas da gastrite.

Apesar de existirem buscas entre a relação de fezes verdes e câncer intestino, este é um sintoma muito raro. O câncer de intestino costuma ser assintomático nos primeiros estágios, sendo que quando evolui qualquer alteração intestinal pode ser considerada um sintoma, mas a constipação costuma ser mais frequente do que as fezes verdes nesse caso.

Se além da coloração, você também percebeu muco nas fezes, dê uma lida no artigo sobre 'Muco nas fezes, o que pode ser?'

Fezes verde em bebê

Se você está preocupado em relação à cor das fezes de um bebê, saiba que a cor natural durante os primeiros meses é precisamente o verde. Mais especificamente, verde escura com uma textura grudenta e aguada. Este aspecto deve ir clareando com o tempo, conforme o bebê ingere mais leite.

Isto deve-se ao fato de, durante uma primeira fase ele expelir mecônio (o nome dado às primeiras fezes, pegajosas e elásticas) e por apenas ingerir leite. Aos 6 meses, idade aconselhada para iniciar uma alimentação mais diversificada, as fezes do bebê mudarão de cor e ficarão a cada dia mais similares a de uma criança ou adulto, de acordo com as mudanças na sua alimentação.

Entenda: Como devem ser as fezes do bebê

Fezes verdes podem ser sinal de gravidez?

Antes de falar sobre a gravidez em si, é importante ressaltar que ainda não existe nada que comprove a teoria de que fezes verdes são sinal de gravidez. Pelo contrário, um dos sintomas da ação da progesterona liberada na gravidez é o ressecamento das fezes, o que as deixa com o aspecto de 'bolinhas'.

Fezes verdes na gravidez

No caso das gestantes, uma das principais causas das fezes verdes na gravidez é o sulfato ferroso, indicado por muitos médicos para manter a deficiência de ferro no organismo. Se você não toma o sulfato de ferro ou outro medicamento que possa provocar isso e as fezes aparecem assim o ideal é consultar um médico para entender o que significa a cor das fezes na gravidez.

Diarreia verde, como tratar?

Se as fezes verdes vêm em forma de diarreia e você suspeita que a causa seja uma intoxicação alimentar, é possível tentar um tratamento caseiro enquanto você não visita um médico para ter certeza do diagnóstico e receber tratamento adequado. Os tratamentos para a diarreia mais conhecidos envolvem reidratação com muita água e uma alimentação leve que deve ser gradualmente introduzida a dieta à medida que os sintomas forem melhorando. Para detalhes, confira a lista de alimentos para a diarreia.

Em contrapartida, recomenda-se evitar os alimentos que incentivem a digestão rápida ou que possam evitar a mucosa gástrica como laticínios, vegetais fibrosos, doces, frituras, refrigerantes, condimentos e alimentos processados ou embutidos. Vale reafirmar que o tratamento caseiro não substitui uma avaliação médica. Se os sintomas persistirem, é preciso procurar ajuda médica o quanto antes.

Sugestão: Cocô em bolinhas, tipo 'fezes de cabrito', o que pode ser?

Fezes verde na menstruação e diarreia

Algumas mulheres têm fezes verdes ou diarreia antes ou durante o período menstrual. A principal explicação para isso é atuação da prostaglandina, um lipídio que é liberado durante esse período e age intensificando as contrações uterinas e, por consequência, as intestinais também. Isso causa a 'diarreia menstrual' que pode sair verde em decorrência da produção de bilis, já explicada anteriormente.

Portanto, se eventualmente você percebe esse sintoma durante o período menstrual, considere a possibilidade de ser um dos sintomas da sua menstruação. Caso seja muito intensa ou não melhor com o final do sangramento, considere as outras possibilidades e procure um médico.

Mesmo assim, é muito importante não confundir fezes verdes e menstruação com fezes com sangue, são situações diferentes e a segunda pode ser sinal de problemas mais sérios. Sugerimos a leitura do artigo sobre O que pode ser sangue nas fezes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significam FEZES VERDES? - Quando se preocupar?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
25 comentários
eliane
eu estou fazendo coco verde tenho dor em baixo da barriga e nas costas
Aurenice Rocha de oliveira
O que fazer quando as fezes estão numa textura normal mas estão na cor verde escuro ( verde bandeira)
leonice maria gibo
meu filho de 3 anos faz coco da coloracao verde constantemente, so que nao é mole , as vezez é um tom escuro mas as vezez sai de cor verde esmeralda, mesmo sem comer alimentos verde
A sua avaliação:
Raul
Ótimo artigo! Lendo tudo imagino que no meu caso só possa ser pelo excesso de espinafre!
Bianca
Tou obrando verde sempre quando vou obrar doi primeiro os rins oqe sera?
raquel
meu filho de 2 anos e meio as vezes faz coco verde... sem ter comido nada da cor para ser uma conseguencia... o que pode ser... ele ja fez varias vezes, mais nunca em dias seguidos... aparece do nada...
A sua avaliação:
ana carolina lsoares
pergunta:ja fazem 3 dias que minhas fezes estão verde, tomo capsula de omega 3 , antibiotico ja fazem mas de uma semana que terminei e no momento estou menstruada e a medicação que tomei foi nimesulida para colicas menstruais. o que deve ser? aguardo resposta por gentileza obrigada att:carolina
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Carolina! As fezes verdes podem ser um efeito secundário da toma de determinados medicamentos, como supositórios, laxantes ou antibióticos. Porém, no caso nestes últimos, se a cor se mantiver por mais de três dias, você deverá consultar um médico.
A sua avaliação:
Maria madalena kebian omonte
Meu marido é transplantado renal, toma imunosupressores, e outros medicamentos Há dois anos e 10 meses.Eie se queixou de fezes esverdeadas...Será porque estou lhe dando muita couve às refeicões?Ou será que é do fígado?
A sua avaliação:
David Barbosa
Sinto muitas dores, e estou defecando verde o que pode ser ?
Tiago Ventura
Possivelmenet a sindrome do intestino irritavel ! agora ando bem ja à varios anos mais ja tive dores horriveis por isso! se de facto for isto, veja o nivel de stress que contem no seu dia a dia! torne se mais consciente ! As melhoras !
A sua avaliação:
Débora Queiroz do Nascimento
Já tem seis meses que minhas fezes estão verdes, e minha barriga vem cada vez mais aumentando o inchaço. estou bastante preocupada porque tenho 19 anos eu não tenho uma menstruação normal e como nem sempre como verduras verde ou algo do tipo quero sabe se tem alguma coisa ave com a menstruação.
A sua avaliação:
Vânia Maria Marques
Obrigada pela orientação, vou procurar um médico se persistirem mais de 3 dias, hoje fazem 2 dias.
Editor umComo.com.br
Oi Vânia! Obrigada pelo seu comentário e rápidas melhoras :)
A sua avaliação:
victoria
minhas fezes estar verde faz 2 dia e me precupa nao sei o que fazer eu tenho 15 sera que pode ser o figado ?
Savio
fiz uma cirurgia de retirada do baço a 6 meses e agora observei minha feze verde por duas vezes. pode ter alguma relação? nunca haia me acontecido isso.
Flávia Fernandes
Olá, já se fazem 2 dias q estou com essa cor nas fezes (esverdeada) e sou criança, como mt doce isso ser a causa da cor nas fezes ? Oq posso fazer para curar isso ? Água ajuda ?
Jessica
Gostei das informações, mas eu estou tomando um remédio pra náusea, faz uma semana, o nausicalm, e faz três dias q as minhas fezes está Verde, e sinto dores na barriga, como cólicas. Mas nuca ouvi dizer q esse tipo de medicamento causava isso. Será mesmo? Por acaso ñ há mais suspeitas do q seja?
Maria Eduarda
Minhas fezes estão saindo verde, comecei comer muito açaí, é possível ser essa a causa?
fernanda
Estou evacuado verde oque pode ser ? Me ajudem !!
Luiz Batista Sued
Fazem dias que estou com este sintomas (fezes verde)estou tomando apenas plural T 4 e a santa fluoxetina também minha alimentação não é regada as folhas verdes não me sinto estressado e não tenho dores,minha vida está normal,mas me sinto preocupado .existem outras possíveis causas ? Obrigado
Sara Silva
Oi Luiz! Se isso é algo frequente, então convém ir no médico para ser examinado e perceber o que se passa. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página!
Rogério Correa
Não se é coincidência, mas minhas fezes estou verde, comecei comer muito açaí, é possível ser essa a causa?
monica
Por duas vezes em dias diferentes e distantes viram fezes verdes.
O que significam FEZES VERDES? - Quando se preocupar?