Distúrbios digestivos

Como fazer soro caseiro

 
Murilo Trivella
Por Murilo Trivella. 2 março 2023
Como fazer soro caseiro

Muita das vezes, quando estamos em casa, precisamos de uma solução rápida para problemas de saúde e, ao mesmo passo, não é possível ir até uma farmácia ou um lugar que venda algo que é necessário, o que nos faz pensar para agir rápido.

Em casos de emergência, conseguimos gerar soluções rápidas com o que temos dentro de casa mesmo, para aliviar sintomas e tratar quem precisa. E é uma delas que vamos falar aqui. Aqui no umCOMO, você vai aprender como fazer soro caseiro, além de como utilizá-lo da maneira correta e mais prática possível. Continue na leitura e entenda!

Também lhe pode interessar: Como fazer soro oral caseiro

Índice

  1. Como fazer soro caseiro para tomar
  2. Para que serve soro caseiro
  3. Como tomar soro caseiro
  4. Opção mais recomendada

Como fazer soro caseiro para tomar

De uma maneira bem direta, vamos te mostrar logo abaixo um passo a passo bem completo sobre como fazer soro caseiro. Para isso, você vai precisar dos seguintes ingredientes: sal, açúcar e água, além de um recipiente e um fogão para aquecer a sua solução.

Como preparar o soro caseiro: passo a passo

  • Primeiro, junte os três ingredientes em um recipiente. Em questão de quantidade, você vai precisar de 1 litro da água filtrada e mineral, que esteja livre de impurezas, uma colher de sopa cheia com açúcar, que dá em torno de 20g do produto, e uma colher de café com sal, em torno de 3,5g.
  • O ideal é usar essas medidas com essas colheres específicas, como é recomendado pela UNICEF (Fundação das Nações Unidas pela Infância). Elas podem ser compradas em qualquer farmácia. E o motivo delas sempre necessárias é que, dependendo da colher de uso comum, a quantidade pode variar e comprometer a qualidade do soro.

Entretanto, sabemos que nem sempre, em um momento de necessidade, esses utensílios podem ser comprados ou adquiridos em tempo hábil, então se for o seu caso, apenas tente seguir as medidas recomendadas abaixo, com o que tem disponível para ter um soro caseiro de qualidade.

Se não tiver os utensílios corretos, você pode usar uma porção fina de sal e juntar com o dobro de açúcar em um recipiente com em média 200 ml de água. Caso use uma colher caseira, a quantidade de água sobe para um litro.

Quando o soro caseiro não é indicado

Por último, é necessário lembrar que pessoas com diabetes ou desidratação grave não devem ingerir o soro, e sim ir ao encontro de um médico urgentemente. Em caso de animais, como gatos e cachorros, também é possível dar o soro, mas uma ida ao veterinário é indispensável.

Para que serve soro caseiro

O soro caseiro é geralmente utilizado para combater sintomas de vômito e diarreia, quando a pessoa perde muitos nutrientes e necessita de algo para balancear o seu corpo. Ambos os quadros clínicos causam desidratação, pois há uma grande perda de água do nosso corpo, o que faz o soro muito necessário.

O soro ajuda a pessoa a não desenvolver algum problema mais sério, como falta de mineiras importantes na corrente sanguínea (potássio e sódio, por exemplo) e até acidose metabólica, que é quando nosso sangue está muito ácido.

Pior, a água que perdemos não é como a filtrada que bebemos, mas, sim, rica em nutrientes e sais minerais, o que explica a dúvida de muitos quando dizem o porquê de simplesmente água não ser o suficiente para o tratamento e haver a necessidade de adicionar sal e açúcar. Para completar, tanto o sal, que não é nada mais que cloreto de sódio, e açúcar, que é glicose, ajudam a repor esses nutrientes mais rapidamente.

E mesmo quando a pessoa está com diarreia, vale ressaltar que a capacidade de absorver os nutrientes ainda está em pleno funcionamento. Então, mesmo que a diarreia e os vômitos continuem, fique em paz porque a pessoa que está ingerindo o soro caseiro está tirando proveito da solução produzida.

Quando abandonar o soro caseiro e visitar um médico

Se a pessoa ainda estiver com vômitos ou diarreia após 24h horas, é recomendado ir ao médico, já que o tratamento provavelmente vai necessitar de antibióticos para fazer efeito e estabilizar o quadro clínico do indivíduo.

Como tomar soro caseiro

Agora que você já sabe como fazer soro em casa, é possível que se pergunte como tomá-lo e as doses corretas. Em primeiro lugar, nunca tente dar toda a solução para a pessoa necessitada, afinal de contas, a ingestão rápida pode muito bem estimular o vômito e o soro não vai poder fazer o seu efeito.

O ideal é a dar para a pessoa em pequenas doses, para repor os líquidos que ela perdeu. Logo, a mesma quantidade que ela colocou para fora, é o que deveria entrar de soro. Mas essa contagem nem sempre é fácil, então, tente ir dando a solução para o paciente pouco a pouco. Uma colher de sobremesa a cada dois minutos, que contabiliza um copo de água por hora, já é algo bem próximo do ideal.

Como dar soro caseiro para crianças

Caso o paciente seja uma criança, o ideal é que ela receba 50ml de soro por quilo, durante um período de quatro horas.

Vale lembrar que esses valores podem mudar de acordo com a situação da pessoa necessitada e, além do mais, caso ela realmente não esteja nas melhores condições, o ideal é procurar um médico e levá-la ao hospital.

Lembrando que outras bebidas líquidas, como sucos industrializados e refrigerantes, possuem uma alta quantidade de glicose e podem até agravar os sintomas de diarreia e vômito. Atenha-se ao soro caseiro que é a melhor solução possível. Em caso de quadro clinico leve, a pessoa pode continuar ingerindo água pura.

Opção mais recomendada

Caso tenha disponibilidade e não necessita exatamente do soro caseiro com urgência, a OMS(Organização Mundial da Saúde) indica soluções de reidratação oral, que são sacos com dosagens corretas de glicose, potássio, sódio e citrato em pó.

Esse produto é até mais recomendado que o soro, pois vai conter as quantidades corretas e nutrientes essenciais para quem está necessitando da solução.

A solução de reidratação oral pode ser adquirida de forma gratuita no posto de saúde mais próximo da sua casa, sem nenhum custo adicional. Porém, caso prefira ir a uma farmácia, existem alguns produtos que tem o mesmo efeito, como por exemplo o Hidrafix e o Rehidrat.

 

 

Conseguiu aprender como fazer soro caseiro? Espero que este conteúdo seja útil para você e que a pessoa necessitada se recupere logo. Aqui no umCOMO é possível encontrar artigos como este e muito outros, que te ajudam nos momentos mais diversos da vida. Sempre que precisar, use nossa barra de buscas e encontre o que procura.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer soro caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Bibliografia

§ MD Saúde/Soro caseiro/ Disponível em <https://www.mdsaude.com/pediatria/soro-caseiro/> Acesso em 26 de fevereiro de 2023

§ Tua Saúde/Receita de Soro caseiro/ Disponível em <https://www.tuasaude.com/receita-de-soro-caseiro/> Acesso em 26 de fevereiro de 2023

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como fazer soro caseiro