Partilhar

Candidíase atrasa a menstruação?

 
Por Nathália Oliveira. Atualizado: 8 julho 2019
Candidíase atrasa a menstruação?

A candidíase é uma infecção vaginal causada por fungos da própria flora bacteriana vaginal. Em casos saudáveis, ele se encontra em pequenas quantidades no corpo. Os fungos que causam a candidíase vaginal também estão presentes na boca e no trato digestivo, portanto, são completamente inofensivos em condições normais, fazendo parte do corpo humano e de seu sistema imunológico. No entanto, por conta de variáveis como baixa imunidade, estresse, entre outros, o fungo se prolifera em maior quantidade - e a própria região genital feminina, por ser quente e úmida, ajuda nessa proliferação - causando a enfermidade que tanto incomoda.

A candidíase é fácil de ser tratada e não é uma doença sexualmente transmissível, porém, por se tratar de uma região tão sensível, pode causar diversos impactos no corpo feminino. Neste artigo do umCOMO, te ajudaremos a entender um pouco mais o que é a candidíase, suas perturbações no corpo da mulher e tratamentos: Candidíase pode atrasar menstruação? A resposta é NÃO, a candidíase não interfere com o início da menstruação. Continue lendo para saber mais!

Candidíase atrasa a menstruação? - Sintomas

É preciso ter cuidado pois os sintomas costumam variar de organismo para organismo, e também podem mudar a cada nova infecção. No entanto, os sintomas de candidíase mais comuns incluem:

  • Coceira na região íntima;
  • Ardência na região próximo à entrada da vagina (vulva);
  • Leve inchaço nos lábios vaginais (grandes lábios);
  • Aumento do corrimento branco e espesso;
  • Ardência ao urinar;
  • Feridas na região da vagina;
  • Pele rachada na região próxima à vulva;
  • Dor durante relações sexuais.

A mulher fica mais propensa a apresentar candidíase caso esteja com baixa imunidade, como tomando antibióticos, portadora de HIV, se tiver diabetes, caso tome anticoncepcionais ou caso esteja grávida. O espectro é bastante amplo, então, é importante estar em constante acompanhamento com seu ginecologista.

Pomada para candidíase

A candidíase é uma doença extremamente comum e fácil de ser tratada com antifúngicos que você pode adquirir na farmácia mais próxima, com a orientação de um farmacêutico. Geralmente, poucas aplicações de pomadas ou comprimidos antifúngicos já são o suficiente para reorganizar a flora bacteriana intestinal. Caso a enfermidade persista mesmo com o tratamento e por vários dias, é a hora de procurar um médico ginecologista para o caso de ser algo mais grave.

A candidíase é fácil de ser tratada, mas é um grande sinalizador de que algo não vai bem no seu corpo e no seu sistema imunológico. Esteja sempre atenta aos sinais que seu corpo manda. Saiba mais em nosso outro artigo: como saber se tenho candidíase.

Dica: Acesse também esse artigo e descubra qual a melhor pomada para candidíase.

Candidíase atrapalha a menstruação?

No período pré-menstrual é possível a imunidade do corpo abaixar por conta dos picos hormonais, o que pode acabar provocando candidíase. Além disso, a chegada do sangramento acaba acarretando no aumento de fungos na flora vaginal por conta da descamação do endométrio, eliminação de restos celulares e perda de sangue. Isso tudo acaba desequilibrando o pH vaginal e, somado ao aumento da umidade e temperatura da região, é o ambiente ideal para a proliferação do fungo Candida. Portanto, é comum que as chances de ocorrência da candidíase aumentem durante a menstruação, apesar de não necessariamente atrasar ou alterar de qualquer forma o ciclo.

Se você acha que candidíase atrasa a menstruação...

Se você ainda tem dúvidas acerca de gravidez, candidíase, menstruação e tratamentos, um bom indicativo que esclarece muito a respeito do seu próprio corpo é a coloração do seu corrimento. A candidíase costuma apresentar um corrimento branco, espesso e sem cheiro, mas outros tipos de corrimento também podem indicar alterações no organismo. Um exemplo disso é o corrimento amarelo, que pode ser um indicativo de infecção. Geralmente vem acompanhado de mau cheiro e de outros sintomas parecidos com a candidíase, como coceira, ardência ao urinar e dor durante relações íntimas.

Leia também: Posso usar pomada ginecológica menstruada? - Esta e outras dúvidas comuns

Tratamento para a candidíase atrasa a menstruação?

Não! Tampouco pomadas quanto comprimidos antifúngicos, como o cetoconazol e o fluconazol, comprometem, alteram ou interferem de qualquer forma o ciclo menstrual.

Fluconazol atrasa a menstruação?

No entanto, alguns cuidados devem ser tomados: o fluconazol, um dos tratamentos mais conhecidos para a candidíase, não deve ser tomado durante a gravidez e lactação. Se você está com suspeita de gravidez, não deixe de consultar um médico ginecologista antes de efetuar qualquer tipo de automedicação.

Entenda: Regulador Xavier 2 faz a menstruação descer?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Candidíase atrasa a menstruação?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • O uso excessivo de calças jeans e leggings costumam aumentar o risco de candidíase. Prefira tecidos leves e de algodão.
  • Prefira calcinhas de algodão. São mais confortáveis e permitem a respiração da pele, evitando que a umidade e a temperatura da região íntima suba.

Escrever comentário sobre Candidíase atrasa a menstruação?

O que lhe pareceu o artigo?

Candidíase atrasa a menstruação?
Candidíase atrasa a menstruação?

Voltar ao topo da página