Candidíase

O que devo comer se tenho candidíase

O que devo comer se tenho candidíase
Imagem: ghalrojovivo.com

A candida é um tipo de fungo que vive na flora vaginal, no trato urinário, na boca, na garganta e nos intestinos e que, em níveis corretos, não origina qualquer incômodo à nossa saúde. Mas quando nosso sistema imunológico está debilitado ou afetado, sua presença pode aumentar dando origem à infecção conhecida como candidíase. Além de um conveniente tratamento tópico, alguns alimentos podem ajudar-nos a reduzir a presença deste fungo e melhorar a nossa saúde, por isso em umComo explicamos o que deve comer se tiver candidíase.

Também lhe pode interessar: Como saber se tenho candidíase

Índice

  1. O que comer se você tem candidíase
  2. O que NÃO comer se tiver candidíase
  3. Procurar seu médico

O que comer se você tem candidíase

Alguns alimentos, por suas propriedades antibióticas, antifúngicas ou porque favorecem o equilíbrio da flora bacteriana, são adequados para o consumo quando temos candidíase, ajudando a controlar esta infecção e a fortalecer nosso sistema imunológico. Por isso recomendamos acrescentar à sua alimentação:

  • Alimentos ricos em probióticos como o iogurte, o kefir, as algas verdes ou os pickles.
  • Proteínas como a carne, o frango, o peixe ou os ovos, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
  • Alho e cebola, ambos são considerados excelentes opções por suas propriedades antibióticas. De preferência a recomendação é ingeri-los crus.
  • Frutas secas com alto conteúdo de óleos essenciais, como as amêndoas, os amendoins ou as nozes.
  • Cereais livres de glúten como o arroz ou a aveia.
  • Verduras com baixo teor de hidratos como os tomates, a soja, as couves de bruxelas, couve-flor, berinjelas, pimentão ou brócolis.

Sugestão: Acesse também esse artigo e descubra como usar kefir para tratar candidíase.

O que NÃO comer se tiver candidíase

Quando temos candidíase é fundamental evitar todos os alimentos que contenham algum tipo de fermento ou açúcar, pois estes pioram a condição favorecendo o crescimento do fungo. Assim recomenda-se restringir em sua alimentação:

  • Pães, bolos, bolachas, produtos de padaria e qualquer produto que possa conter fermento.
  • Açúcar refinado e produtos com açúcar como os doces.
  • Leite, manteiga e queijos.
  • Bebidas fermentadas como a cerveja ou a sidra.
  • Refrescos por seu alto teor de açúcar.
  • Alimentos ricos em hidratos, incluindo os legumes, o milho ou tubérculos como a batata.
  • Todo o tipo de produto processado como os embutidos.
  • Cereais com glúten como o trigo.

Dica: Acesse também esse artigo para saber se candidíase pode atrasar menstruação.

Procurar seu médico

Se a candidíase se apresentar frequentemente será fundamental procurar um médico para determinar a causa desta condição e o modo adequado de combatê-la de forma definitiva.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que devo comer se tenho candidíase, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Aguinaldo
Ola, meu filho foi ao médico porque apareceram aftas na boca que logo se transformaram em placas esbranquiçadas na parte interna das gengivas e garganta, também nas partes genitais, foi diagnosticado candidíase porém a medica receitou nimesulida 100 mg e cefalexina 500 mg e esta piorando o que faço
Jessy
Será que posso comer feijão?
Sheila
Eu to com sintomas de cândida posso comer feijão
Rafael
Boa tarde , estou com um problema igual a esse , e estou passando um pomada que contem valerato de betamesona , sulfato de gentamicina, tolnaflato e clioquinol, bom o alivio foi imediato , mais nao eatou tomando nenhum remedio , gostaria de saber quantos dias para sumir essa lesao e se pode tomar o flucanazol ? Obrigado.
Beatriz
Esses dias apareceu umas bolhas é um corte em minha vagina, o médico disse que era fungo, me receitou antibiótico, antiinflamatório, é uma pomada para o corte, mas como demora pra fazer efeito sinto muita dor na hora em que vou fazer xixi o que devo fazer ?
Walkyria Sakai
Minha mae tem 84 anos acamada faz uso de fralda,recentemente te ve infecção urinaria recebeu antibiotico norfluxacin por 7 dias. Agora esta com dermatite ocasionada por candidiase,é alergica a nistatina ja tentamos de tudo Preciso de uma pomada para tratamento. a dietaé casrira e recebe via GTT Dieta de legumes.
elisa
Olá tenho candidiase recorrente amo café. Tomo bastante.me acabo também em biscoitos integrais da Nestlé doce ..que não devo comer pois não sei mais o que fazer
Isabelle
Tapioca pode comer e brócolis???
Imagem: ghalrojovivo.com
O que devo comer se tenho candidíase