Outros Saúde na mulher

Como usar kefir para tratar candidíase - tratamento natural

Letícia Lima
Por Letícia Lima. 16 fevereiro 2018
Como usar kefir para tratar candidíase - tratamento natural
Imagem: gazetaonline.com.br

A candidíase é uma infecção fúngica muito conhecida pelas mulheres. Causada pela proliferação exagerada do fungo Candida albicans, essa doença provoca uma forte e incômoda coceira na vagina. Além disso, a candidíase pode vir acompanhada de um corrimento mais grosso, de cor esbranquiçada e diferente do normal. Muitas vezes o tratamento regular com medicamentos antifúngicos não é o suficiente para combatê-la, e muitas mulheres apresentam candidíase de repetição. De acordo com pesquisadores, a candidíase de repetição pode ser evitada através de uma mudança radical nos hábitos alimentares. Nesse sentido, o kefir (alimento probiótico) pode ser um excelente aliado no combate a candidíase. Confira em umCOMO como usar kefir para tratar candidíase de um jeito natural e eficaz!

Também lhe pode interessar: Vagina latejando, o que pode ser?

Índice

  1. Kefir acaba com a candidíase?
  2. Curar candidíase com o kefir
  3. Como usar iogurte natural para corrimento

Kefir acaba com a candidíase?

Em primeiro lugar, é necessário fazer a diferença entre os dois tipos de kefir que existem:

Ambos são probióticos, ou seja, atuam na regulação da flora intestinal.

O consumo de probióticos melhora consideravelmente a imunidade, deixando o organismo menos suscetível à contaminação por vírus, fungos e bactérias. Dessa forma, tanto o kefir de água quanto o kefir de leite podem atuar contra a candidíase, porque irão povoar o sistema digestório com micro-organismos que fazem bem à saúde. Veja mais informações em nosso artigo quais são os benefícios dos alimentos probióticos.

Sugestão: Confira outros benefícios do kefir nesse artigo.

Curar candidíase com o kefir

Uma das melhores maneiras de curar candidíase com o kefir é incluir esse probiótico na sua alimentação. A princípio, conseguir os grãos de kefir pode ser um pouco difícil - procure na internet por doadores de kefir na sua região. Para usar o leite de kefir no combate à candidíase, você irá precisar de:

  • Grãos de kefir de leite
  • Leite gelado ou em temperatura ambiente
  • Recipiente de vidro
  • Voal

No recipiente de vidro, adicione o leite e os grãos de kefir. Cubra-o com um voal e deixe fermentando por 12 a 24 horas. O ideal é guardar o kefir em um ambiente não exposto a luz do sol, como um armário, por exemplo. Depois disso, basta consumir a bebida regularmente e aguardar os resultados. Outra dica é consumir iogurte de kefir para acabar com a candidíase - confira como fazer iogurte de kefir aqui.

Lembre-se que para curar de fato a candidíase é necessário mudar todos os seus hábitos, e não apenas introduzir o kefir na sua alimentação. Deve-se evitar o consumo de carboidratos simples, como pães e bolos, além de alimentos ricos em açúcar, como sorvetes e sobremesas. A explicação para isso é que o açúcar em excesso deixa o organismo muito ácido, tornando-o um campo fértil para a proliferação de doenças. Além disso, também se recomenda evitar situações de estresse, pois elas também deixam o sistema imunológico vulnerável. A prática de meditação, pilates e yoga pode ser muito útil na luta contra a candidíase.

Você pode também incluir outros probióticos na sua dieta para auxiliar no combate à proliferação do fungo Candida albicans. Mas qual é o melhor probiótico para candidíase? De acordo com opiniões médicas, consumir cápsulas de Lactobacillus acidophilus e Saccharomyces boulardii pode ser uma boa forma de eliminar a candidíase vaginal. No entanto, para saber se o consumo dessas cápsulas irá ser benéfico ao seu organismo, o ideal é realizar simultaneamente um acompanhamento com um ginecologista e um nutrólogo. Dessa forma, o kefir continua sendo uma opção segura.

Dica: Acesse esse artigo para saber como cuidar de kefir.

Como usar iogurte natural para corrimento

Apesar de conter menos probióticos do que o kefir, o consumo de iogurte natural também pode ser um grande auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico. Você pode consumir uma porção de iogurte natural diariamente para evitar ou combater o corrimento - no entanto, é preciso levar em conta que o corrimento pode ser sinal de que alguma coisa não vai bem.

O iogurte natural também pode ser usado topicamente. Passe o iogurte nas zonas afetadas e deixe durante a noite, já que ele funciona como um excelente complemento da medicação receitada pelo médico, sendo ideal apra aliviar os sintomas do fungo.

Por isso, além de consumir o iogurte natural, o melhor a se fazer é agendar uma consulta com um ginecologista. Você também pode ver outras opções em como tratar corrimento vaginal com remédio caseiro.

 

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar kefir para tratar candidíase - tratamento natural, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Para combater a candidíase, é necessário ter uma dieta equilibrada. Adicione cereais integrais, peixes e folhas ao seu cardápio. Também não seja negligente com o consumo de água: lembre-se de beber ao menos dois litros de água todos os dias.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Beatriz
Eu estou com cheiro muito forte de corrimento meio marrom fui no ginicologista ela falou que não tem cheiro é não tem corrimento eu sinto o cheiro é o meu namorado também sentiu e ainda mais quando fui transar eu estava seca parecia é meu namorado ficou com o pênis tudo esfolado...
Rosemary Jesus
Posso introduzir tipicamente o iogurte de emergir na vagina a noite, ou só o natural comprado?
Imagem: gazetaonline.com.br
Como usar kefir para tratar candidíase - tratamento natural