A rosácea

O que comer se tenho rosácea

O que comer se tenho rosácea
Imagem: policiencianatural.net

A rosácea é uma condição crônica e cíclica que afeta a pele e que normalmente se manifesta através da presença de vermelhidão e irritação da derme do rosto e de algumas regiões do corpo como o pescoço e o peito. Além de um tratamento médico adequado, é imprescindível realizar algumas mudanças na dieta já que há certos alimentos que podem agravar os surtos de rosácea e favorecer seu aparecimento. Por isso em umComo preparamos este artigo para saber o que comer se você tem rosácea.

Também lhe pode interessar: O que devo comer se tenho candidíase

Índice

  1. O que comer se tenho rosácea
  2. O que NÃO é recomendável comer se tenho rosácea
  3. Recomendações

O que comer se tenho rosácea

A alimentação adequada para controlar os surtos de rosácea e favorecer sua cura baseia-se em seguir uma dieta rica em ingredientes alcalinos, já que estes melhoram o nível de pH do corpo o qual se encontra mais baixo do normal em pacientes com esta condição já que o organismo tem uma menor quantidade de oxigênio. Por isso, recomenda-se o consumo regular dos seguintes alimentos:

  • Vegetais alcalinos como os brócolis, o pepino, o espinafre, as cenouras e a couve. Além disso, são baixos em calorias e ideais para reduzir o risco de doenças cardíacas e a pressão arterial alta.
  • Tanto o alho como a cebola são alcalinos e favorecem a limpeza e a qualidade do sangue.
  • Frutas como o melão, as uvas, as nectarinas, as framboesas e a melancia. Todas contribuem com fibra e vitaminas essenciais para manter a pele em bom estado.
  • Cereais integrais.
  • Peixes ricos em ômega 3 como as sardinhas, o salmão, o bacalhau, as anchovas ou o arenque.
  • Leites vegetais como leite de soja, de arroz ou de aveia.
  • Água em abundância (2 l diários) para eliminar toxinas e manter a pele bem hidratada.

O que NÃO é recomendável comer se tenho rosácea

Quando se sofre de rosácea, o melhor é evitar o consumo daqueles alimentos com um elevado teor em ácido, pois estes fomentam a irritação e a inflamação da pele. É recomendável evitar os seguintes alimentos:

  • Alimentos picantes, muito temperados com especiarias ou condimentos como pimenta, chili, mostarda, gengibre, curry, etc.
  • Alimentos ricos em açúcares e gorduras como doces, chocolates, pão, bolos, frituras, embutidos, etc.
  • Carne bovina.
  • Frutas ácidas como as laranjas ou as toranjas, as frutas secas e os mirtilos.
  • Bebidas gasosas, alcoólicas e o café.
  • Alguns frutos secos como os pistaches, as nozes ou os cajus.

Recomendações

Além disso, é fundamental também evitar ingerir as refeições muito quentes, já que podem agravar a rosácea. Ainda assim, não basta apenas realizar mudanças na alimentação diária, mas também cuidar da pele de forma específica para reduzir os sintomas desta condição. Para isso, recomendamos a você consultar o artigo Como cuidar da pele com rosácea e Como fazer máscaras para a pele com rosácea.

O que comer se tenho rosácea - Recomendações
Imagem: guapaalinstante.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que comer se tenho rosácea, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
rosani maria prates
pergunta quais os alimento que nao posso comer por causa da rosacea
Editor umComo.com.br
Oi Rosani! Recomenda-se sobretudo evitar o consumo de álcool, cafeína, tomar bebidas e alimentos muito quentes, bem como moderar o consumo de embutidos, comidas picantes e chocolate.
A sua avaliação:
Aloir de Souza
Olá, gostaria de saber as fontes desta informação, obrigado
Andréia
Posso usar o sabonete da adcos que contem calêndula e aloe vera
Imagem: policiencianatural.net
Imagem: guapaalinstante.com
1 de 2
O que comer se tenho rosácea