Partilhar

Por que tenho um caroço atrás da orelha?

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 7 junho 2018
Por que tenho um caroço atrás da orelha?

Certamente estava tomando banho ou penteando seu cabelo e descobriu uma protuberância estranha atrás da sua orelha. Normalmente este tipo de nódulos não coçam, não doem, não incomodam, nem sequer se sentem, o que torna mais difícil se dar conta da sua existência. Mas agora que sabe que está ali quer fazer o possível para eliminá-lo.

A primeira coisa que deve saber é que, salvo casos muito excepcionais, essas formações não são perigosas, mas devem ser mantidas sob observação para vigiar seu desenvolvimento. Se você está se perguntando por que tem um caroço atrás da orelha, neste artigo de umCOMO vamos explicar algumas das causas mais comuns do seu aparecimento, o que fazer para desaparecer e quais são os sinais de alerta para procurar ajuda médica.

Também lhe pode interessar: Como tratar queloide na orelha

Inflamação dos gânglios linfáticos

Uma das razões que pode explicar a formação de um nódulo atrás da orelha é uma inflamação dos gânglios linfáticos, que são os responsáveis por defender o organismo perante a presença de micro-organismos ou substâncias prejudiciais. Quando há uma infecção bacteriana ou viral os gânglios incham, e como temos gânglios atrás das orelhas é normal que ao inchar se sintam como uma espécie de protuberância.

Além das infecções causadas por bactérias ou vírus, os gânglios que estão localizados atrás das orelhas também reagem perante o dano ocasionado por alguma lesão no pescoço, inflamando-se. Em qualquer caso, o melhor é evitar tocá-los constantemente, já que isso só prolongará o período de recuperação. Os gânglios se desincharão sozinhos após alguns dias ou semanas.

Cisto sebáceo

Quando um ou mais folículos da pele se inflamam ou infectam produz-se uma foliculite, e a expressão deste transtorno é a formação de um cisto sebáceo na área afetada. A massa forma-se pela acumulação de material proteico ou sebáceo no interior da pele, que não pode sair devido à obstrução do folículo piloso. Geralmente o cisto sebáceo é indolor, mas se for infectado, produzirá dor e inflamação ao redor da zona afetada.

Dependendo do tamanho do cisto e de se está infectado ou não, é provável que seja necessária uma cirurgia menor para remover o nódulo atrás da orelha, ou um tratamento com antibióticos e anti-inflamatórios.

Por que tenho um caroço atrás da orelha? - Cisto sebáceo

Um nódulo atrás da orelha por acne

A hiperatividade das glândulas sebáceas origina uma produção excessiva de gordura que se acumula nos poros da pele e que conhecemos como acne. A acne manifesta-se com protuberâncias de ponta negra, vermelha ou esbranquiçada no pescoço, rosto ou atrás das orelhas e nos casos mais graves, podem se infectar devido a ação de agentes bacterianos.

Existem múltiplos fatores que incidem no aparecimento da acne: desde problemas hormonais até ao estresse, passando pelo efeito de alguns medicamentos. Por isso, o recomendável é consultar um médico especializado para encontrar a causa do problema e encontrar o tratamento mais eficaz.

Outras doenças

Existem outros transtornos que poderiam se manifestar com a presença de um caroço atrás da orelha, como problemas da tiroide, tumor nos gânglios linfáticos, toxoplasmose, infecções no couro cabeludo, dermatite ou alergias.

Por isso é importante que uma vez descoberta a massa faça um rastreamento para determinar se há mudanças significativas que precisem da intervenção de um profissional de medicina, para descartar um transtorno maior.

Sintomas de alerta

Na maioria dos casos, os caroços atrás das orelhas desaparecem sozinhos. Em outros, requerem a aplicação de medicamentos ou cirurgias menores, mas ainda assim continuam sendo inofensivos. No entanto, há que prestar atenção se apresentam os seguintes sintomas:

  • Alteração na forma ou cor do nódulo.
  • Se segrega líquido.
  • Se segrega sangue.
  • Se aparecem outras protuberâncias similares.
  • Se o caroço começa a doer ou a coçar.

Em qualquer destes casos tem que consultar o médico de imediato.

Remédios caseiros para combater os caroços nas orelhas

Quando os caroços atrás das orelhas estão inflamados ou infectados, há remédios naturais que podem ser utilizados para eliminar os agentes bacterianos que aumentam o problema. Estas são apenas três maneiras de fazer:

  1. Vinagre de maçã: este vinagre contém ácido acético, um agente que ajuda a combater as bactérias. Pode aproveitar esta propriedade untando-o em uma gaze limpa e aplicando-o no caroço. Deixe-a por dois ou três dias e ao tirá-la verá que terá se formado uma crosta sobre a protuberância. Deixe que essa camada caia sozinha com o passar dos dias, e quando isso ocorrer, limpe com um sabão neutro e volte a colocar uma gaze, mas desta vez sem o vinagre de maçã. Em dois dias, a infecção terá desaparecido e é muito provável que o cisto também.
  2. Óleo de rícino: um dos compostos ativos presentes neste óleo é a ricina, que possui propriedades antibacterianas, por isso é ideal para combater os micro-organismos tóxicos causadores da infecção do cisto ou nódulo. Para o usar, molhe uma compressa em água quente, esprema e depois unte-a com o óleo. Segure a compressa atrás da sua orelha durante meia hora. Pode aplicar este remédio caseiro antes de se deitar durante uma semana.
  3. Aloe vera: a combinação de seus esteróis, que são compostos químicos de ação anti-inflamatória e suas propriedades antibacterianas fazem da aloe vera um dos remédios caseiros mais versáteis. Pode ser utilizada para eliminar os caroços atrás das orelhas cortando um talo para extrair o gel que contém no seu interior e aplicá-lo diretamente na protuberância até que penetre na pele. Pode usá-lo até que a infecção desapareça.

Sugestão: Orelha direita queimando, o que pode ser?

Por que tenho um caroço atrás da orelha? - Remédios caseiros para combater os caroços nas orelhas

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que tenho um caroço atrás da orelha?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Por que tenho um caroço atrás da orelha?

O que lhe pareceu o artigo?

Por que tenho um caroço atrás da orelha?
1 de 3
Por que tenho um caroço atrás da orelha?

Voltar ao topo da página