Outros Sinais na pele

O que é o Lipoma

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 10 abril 2018
O que é o Lipoma

Um caroço de gordura é a definição simplificada de um lipoma, sendo que essa protuberância se desenvolve entre a pele e o músculo. Além de ser muito comum, não é um problema que costuma exigir preocupação, pois se não incomodar pode nem ser mesmo preciso remover. Para entender melhor o que é o Lipoma, além da sua causa, sintomas e demais informações, veja o que o umComo.com.br tem a dizer sobre o problema.

Também lhe pode interessar: Como remover um lipoma

O que é, causa e sintoma do lipoma

Estima-se que, no Brasil, surjam por ano, mais de dois milhões de casos de lipoma, porém, na maioria das situações esse caroço de gordura não gera preocupação. No geral, a protuberância não atrapalha, dessa forma, é até mesmo desnecessário remover a gordura localizada por meio de procedimento cirúrgico. No entanto, ela não costuma desaparecer, tornando-se crônica. Além de serem, normalmente, inofensivos, os lipomas crescem em um ritmo lento.

Embora qualquer pessoa possa desenvolver esse tecido gorduroso, os lipomas são mais vistos em pessoas a partir dos 40 anos e do sexo feminino. Por se tratar de um tumor benigno pode se tornar um câncer, mas isso tem acontecido raramente. Também costumam ser pequenos, mas se crescerem demais ou são em grande número pode ser preciso remover com cirurgia. Quando os lipomas são múltiplos e doem, o quadro recebe o nome de lipomatose, que é ainda mais comum quando existe histórico familiar.

A medicina ainda não identificou a causa dos lipomas. Pessoas com histórico familiar, entretanto, parecem mais propensas a desenvolver o caroço de gordura. Tem-se visto lipomas mais frequentemente em indivíduos magros que ganharam peso rapidamente, mas essa constatação não é uma regra. Observou-se ainda que a protuberância aparece em pacientes com doenças raras, como é o caso da síndrome de Cowden, síndrome de Gardner, doença de Madelung e doença de Dercum. Nesses casos, os lipomas são numerosos.

Como diagnosticar, prevenir e tratar lipoma

Apenas um médico pode diagnosticar um lipoma, no entanto, conhecer as suas características ajuda a identificar o problema. O tecido adiposo em alto relevo fica logo debaixo da pele, sendo que se movem quando são pressionados. Os locais mais comuns em que aparecem são coxas, braços, abdômen, pescoço, ombros e costas. Porém, a protuberância pode aparecer em qualquer lugar do corpo e mesmo nos órgãos internos.

Mesmo que você encontre um caroço que se assemelha a um lipoma é importante consultar um médico para se certificar que se trata de um lipoma. Assim, o crescimento da protuberância pode ser acompanhado, se houver, além disso, descartam-se outros problemas. Quanto ao tratamento, ele consiste em uma cirurgia relativamente simples, sendo que não existem outros cuidados que se deve ter.

O procedimento cirúrgico é indicado apenas se o crescimento do caroço estiver atrapalhando o paciente ou mesmo algum órgão e se ele doer, o que também não é comum. Como não se conhece a causa dos lipomas, não há forma de prevenir o problema. No entanto, ao saber o que é o lipoma é mais fácil de perceber anomalias que podem surgir pelo corpo, ainda mais se na sua família já houve casos de lipoma.

Leia também: Caroço na região pubiana masculina, o que pode ser?

O que é o Lipoma - Como diagnosticar, prevenir e tratar lipoma

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é o Lipoma, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
O que é o Lipoma