Outros Sinais na pele

O que significa o lábio roxo?

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 10 abril 2024
O que significa o lábio roxo?

Se você já se perguntou por que os lábios ficam roxos, a resposta é que, na maioria dos casos, é devido ao frio e ao mal da altitude, mas também pode acontecer na presença de algumas doenças mais graves, como asma, hipertensão pulmonar e doença de Raynaud, entre outras.

Os lábios roxos também são conhecidos como cianose labial e geralmente não implicam problemas graves de saúde, mas é aconselhável saber mais sobre as situações que causam lábios roxos em adultos. A seguir, no umCOMO explicaremos o que significa o lábio roxo?, assim como informaremos qual doença deixa seus lábios roxos.

Também lhe pode interessar: O que é o Herpes
Índice
  1. Frio
  2. Asma
  3. Mal da altitude
  4. Hipertensão pulmonar
  5. Doença de Raynaud
  6. Embolia pulmonar
  7. Laringotraqueobronquite o crupe
  8. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

Frio

Quando o corpo percebe o frio, ocorre todo um processo, pois o cérebro recebe o sinal e deve distribuir mais sangue aos órgãos para manter a temperatura corporal e continuar funcionando. Porém, essa distribuição é para os órgãos mais importantes, por isso há algumas áreas que recebem menos oxigênio, como os lábios, onde o sangue é menos oxigenado e fica roxo.

Os lábios cianóticos não é algo que acontece com todos, pois há pessoas que têm melhor tolerância a baixas temperaturas e o sangue circula normalmente. No caso de quem fica com os lábios cianóticos quando exposto ao frio, o que acontece é que o corpo, à medida que a temperatura sobe e o sangue circula normalmente, a coloração normal dos lábios volta. Além dos lábios roxos, o frio também pode fazer a pessoa tremer e isso é normal, já que é um mecanismo de defesa por parte do corpo.

Você pode estar interessado neste artigo sobre Por que ficamos com os pés frios.

O que significa o lábio roxo? - Frio

Asma

A asma desencadeia uma resposta de contratura e inflamação nas vias aéreas, por isso a pessoa pode apresentar chiado no peito, principalmente se estiver na presença de alérgenos, fumaça de cigarro, pelos de animais, entre outros.

Quando ocorre uma crise de asma, podem aparecer lábios cianóticos e a pele também pode mudar de aparência e ficar azulada. Isto é devido à falta de oxigênio no corpo. Embora a asma possa ser controlada com broncodilatadores, as crises de asma requerem tratamento em centros de saúde.

Mal da altitude

Os lábios azuis também podem ser consequência do mal da altitude, ou seja, quando a pessoa está em altitudes significativas ou está subindo uma montanha, por exemplo. Encontrar-se nesta situação pode fazer com que quem tem pouco condicionamento físico ou não toma os cuidados necessários fique com falta de oxigênio e sinta cianose. O mal da altitude pode ser fatal, por isso a pessoa deve descer o mais baixo possível como primeiro passo para receber atendimento médico urgente.

Hipertensão pulmonar

A hipertensão pulmonar é uma das doenças que ocorre com mais frequência em idosos e acontece quando as artérias ficam mais espessas e rígidas, dificultando a circulação sanguínea e a respiração normal. Portanto, além dos lábios roxos, outros sintomas podem ocorrer como dor de cabeça persistente, expectoração de muco escuro, febre, dores na região torácica, dificuldade para respirar, entre outros.

O que significa o lábio roxo? - Hipertensão pulmonar

Doença de Raynaud

Esta doença também é conhecida como síndrome de Raynaud e impede que o fluxo sanguíneo seja distribuído normalmente para as extremidades. No entanto, a má circulação sanguínea pode ser uma causa que altera o tom dos lábios e os faz parecer roxos ou azuis.

Embolia pulmonar

Ocorre quando a artéria fica bloqueada devido à presença de um tumor ou coágulo sanguíneo. Isso faz com que, entre outros sintomas, os lábios fiquem roxos, assim como outras áreas da pele e do rosto, porque o fluxo sanguíneo não está circulando normalmente. Você precisa de atenção médica urgente.

Laringotraqueobronquite o crupe

Esta é outra das doenças que afeta o trato respiratório superior e é causada por vírus ou bactérias. Geralmente é mais comum em crianças. Os sintomas, pode acontecer um som estranho ou áspero ao respirar.

Também pode ocorrer com maior frequência à noite, por isso é recomendado manter um umidificador no ambiente, uma boa hidratação, respirar ar puro, entre outros. Quando os casos são graves, a pele pode ficar descolorida. Em casos graves, pode ser necessária epinefrina.

O que significa o lábio roxo? - Laringotraqueobronquite o crupe

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

Esta doença afeta os pulmões, impedindo o fluxo normal de ar. A respiração é difícil e o oxigênio no corpo é reduzido, portanto, pode ocorrer cianose em alguns pacientes. Alguns médicos podem prescrever corticoides ou indicar reabilitação pulmonar, oxigenoterapia e, em certos casos, cirurgia.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa o lábio roxo?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
O que significa o lábio roxo?