Otros A saúde dos pés e a Podologia

Por que ficamos com pés frios

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. Atualizado: 10 outubro 2024
Por que ficamos com pés frios

É comum querer saber por que ficamos com pés frios. Essa é uma dúvida frequente entre grande parte da população, principalmente nos dias de inverno, embora possa ocorrer em outras estações. Ter sempre os pés frios pode ser um indício de algumas doença como diabetes, anemia ou outras condições que podem modificar a temperatura corporal.

O frio nos pés é sentido porque a temperatura corporal cai, principalmente quando estamos em ambientes frios, então em resposta ocorre uma contração de pequenos vasos sanguíneos, como os dos pés e das mãos. Isso acontece para que o sangue possa ser distribuído para os demais órgãos do corpo e tudo seja mantido em uma temperatura adequada. Mas, quando há pouca circulação sanguínea, os pés e as mãos ficam mais frios. Portanto, é importante descobrir se existe alguma condição anormal. A seguir, no umCOMO te contaremos o mais importante sobre por que ficamos com pés frios.

Índice
  1. Sudorese excessiva
  2. Sedentarismo
  3. Problemas circulatórios
  4. Anemia
  5. Tabagismo
  6. Doença arterial periférica
  7. Estresse
  8. Doença de Raynaud
  9. Diabetes
  10. Problemas neurológicos
  11. O que fazer quando seus pés estão frios
Ver mais >>

Sudorese excessiva

Quando não há uma boa evaporação no corpo, ocorre suor e a temperatura dos pés cai abruptamente, então isso é comum no inverno. Se for esse o caso, é aconselhável usar calçado de boa qualidade, mas também aquecer bem os pés e mantê-los limpos, para evitar o aparecimento de fungos.

Por que ficamos com pés frios - Sudorese excessiva

Sedentarismo

Quando não há movimento, a circulação sanguínea pode ser afetada. Isso ocorre porque as veias possuem válvulas essenciais para que o sangue suba a cada batimento cardíaco e respiração.

É por isso que, quando a pessoa faz pouca ou nenhuma atividade física, ocorre uma sensação de frio nos pés. Quando caminhamos ocorre uma atividade que facilita o processo de subida do sangue, o que é mais difícil se a pessoa estiver sempre em pé ou deitada.

Problemas circulatórios

O processo de circulação do sangue é complexo, pois os pés são as extremidades mais distantes do coração, portanto, a temperatura costuma ser mais baixa que a do resto das partes ou órgãos do corpo. O sangue pode demorar mais do que o normal para subir, por isso os pés podem ficar frios quando não há boa circulação, seja por sedentarismo ou outros fatores.

Por que ficamos com pés frios - Problemas circulatórios

Anemia

Se não houver ferro suficiente no corpo, um dos sintomas observados com essa deficiência são os pés frios. É um pouco mais comum em mulheres do que em homens, mas ainda é uma causa provável que deve ser examinada por um médico.

Tabagismo

Quem está sempre com os pés frios também deve examinar seus hábitos, principalmente os prejudiciais, já que fumar é um fator que tem sido associado ao frio nas extremidades, principalmente nos pés, devido à redução dos vasos sanguíneos que ocorre.

Doença arterial periférica

Quando a placa se acumula, as artérias se estreitam e endurecem, o que reduz a circulação sanguínea, principalmente nas pernas e pés, por isso um dos sintomas é o frio nessas extremidades. Esta condição é mais comum em pessoas com colesterol alto, doenças cardíacas ou hipertensão.

Por que ficamos com pés frios - Doença arterial periférica

Estresse

Se uma pessoa é submetida a altos níveis de estresse, a resposta do corpo é de fuga ou luta, ou seja, o cérebro secreta grandes quantidades de adrenalina para que a pessoa possa enfrentar a ameaça, seja ela real ou não. Isto faz com que os vasos sanguíneos reduzam o seu tamanho e menos sangue chegue aos pés, razão pela qual ficam frios.

Veja no site Psicologia-Online como controlar uma crise de ansiedade.

Doença de Raynaud

Esta doença também é conhecida como “Fenômeno de Raynaud” e é caracterizada por uma condição nos vasos sanguíneos que afeta os pés e também as mãos. Aqueles que sofrem dessa condição geralmente apresentam uma reação intensificada ao frio, bem como ao estresse.

Quem sofre da doença de Raynaud pode sentir por um momento que não aguenta o frio, a pele pode ficar azulada ou branca, pois os vasos sanguíneos ficam mais estreitos e o sangue não é distribuído corretamente. O fenômeno pode durar 10 ou até 15 minutos. Em alguns casos, pode demorar mais de uma hora. Assim que o fluxo sanguíneo volta ao normal, a pele fica vermelha e a pessoa sente formigamento, palpitações e dor.

A causa desta doença não foi estabelecida com precisão, mas tem sido associada a outras condições, como artrite reumatóide, lúpus, esclerodermia e fibromialgia.

Por que ficamos com pés frios - Doença de Raynaud

Diabetes

Se esta condição não for controlada corretamente, o paciente pode sofrer outras complicações, como neuropatia periférica diabética ou outras condições cardiovasculares que causam danos aos nervos, de modo que os sinais que eles enviam ao cérebro são afetados e a pessoa sente frio, formigamento, dormência e ardor nos pés.

Problemas neurológicos

Nos casos de neuropatia periférica, é comum que os pacientes sintam frio nos pés. No entanto, quando você os toca, eles ficam quentes. A origem é neurológica e é comum em pacientes que sofrem de diabetes.

Além dessas possíveis causas, também é necessário citar o hipotireoidismo, condição em que a glândula tireoide não tem atividade suficiente, muitas funções hormonais ficam reduzidas e não há um bom processo metabólico no organismo. Isso também pode fazer com que a pessoa fique com pés frios.

O que fazer quando seus pés estão frios

Quando os pés ficam frios, a pessoa pode recorrer a algumas das seguintes opções:

  • Usar meias feitas com fibras ou termos naturais.
  • Usar calçado adequado à estação, principalmente se for inverno.
  • Fazer alguma atividade física.
  • Evitar roupas ou sapatos muito apertados, para que a circulação seja mais eficiente.
  • A nicotina produz um efeito adverso nos músculos que circundam os vasos sanguíneos, por isso é uma boa opção evitar o cigarro.
  • Se o paciente sofrer de diabetes, é importante ter um acompanhamento minucioso.
  • Reduzir os níveis de estresse.
  • Fazer uma dieta balanceada, evitando o aumento do colesterol.
  • Reduzir o consumo de álcool, pois algumas pessoas bebem para esquentar o corpo, mas a sensação não dura muito, e produz vasoconstrição, fazendo com que o sangue não circule bem para o restante do corpo, principalmente para as extremidades.

É sempre recomendável fazer uma avaliação médica, pois as válvulas das veias também podem ser afetadas por diversos fatores, como idade, excesso de peso, ficar muito tempo sentado ou em pé, entre outros.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que ficamos com pés frios, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Por que ficamos com pés frios