Problemas nos pés

Como aliviar coceira nos pés

Como aliviar coceira nos pés
Imagem: sasthoseba.com

Engana-se quem pensa que coçar a região do corpo onde coça é uma forma eficiente de reduzir a coceira. Ao contrário, isso pode apenas agravar o problema, além de causar irritações mais graves. Para saber como aliviar coceira nos pés de verdade, veja as dicas que o umComo.com.br separou sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Coceira na sola do pé, o que pode ser?

O que significa coceira nos pés

A melhor forma de aliviar coceira nos pés é identificando o motivo que faz a região coçar. São várias as razões, entre elas, alergias e irritações provocadas pelo contato com substâncias químicas, exposição excessiva ao sol e queimaduras, pele seca, deixar os pés em contato com a água por muito tempo, demasiado frio, picadas de insetos e frieira, entre outras causas.

Por outro lado, deve-se ao máximo evitar coçar a região irritada, uma vez que isso vai apenas aumentar a coceira. Conforme a sua causa, coçar a região pode resultar em vermelhidão, descascamento ou até mesmo surgimento de bolhas na superfície do pé. No caso das frieiras, mais comuns nos homens, podem aparecer rachaduras, inchaço e bolhas no local entre os dedos dos pés. Trata-se de uma infecção por fungos, sendo que a melhor forma de evitá-la é secando bem o local após o banho.

Para aliviar a coceira provocada pela frieira, existem algumas receitas caseiras, como deixar os pés imersos duas vezes ao dia, durante 20 minutos, em água morna onde foram cozidas duas batatas. Use um litro de água para o cozimento. Outra receita é lavar o local da frieira com três dentes de alho esmagados que tenham sido deixados de molho por cinco horas.

Como aliviar coceira nos pés - O que significa coceira nos pés
Imagem: breaktime.co.id

Como tratar coceira nos pés

Também é muito comum a coceira causada por picada de insetos, que se caracteriza principalmente pela marca esbranquiçada da picada na pele. Nesse caso, existem diferentes tratamentos caseiros, que consistem em aplicar uma substância na região afetada para reduzir a coceira. Alguns exemplos é passar uma pasta feita com fermento e água ou uma solução com duas gotas de limão e uma colher de chá de mel.

No caso de picada de abelhas, é importante remover o ferrão, depois, aplicar gelo no local para não inchar. É possível ainda colocar uma rodela de cebola ou de limão no local por alguns minutos, lembrando-se de lavar bem os pés após a aplicação para a pele não ficar manchada devido ao limão. Já quando se trata de uma irritação causada por algum agente, como ocorre no caso das dermatites e urticárias, a maneira ideal de aliviar coceira nos pés é buscando um tratamento específico.

Quando o surgimento de vermelhidão, inchaço e coceira nos pés não tem uma causa que se possa identificar, em um primeiro momento, pode significar alergia a produtos de higiene ou de limpeza, medicamentos, alimentos e produtos químicos. Não é aconselhável aplicar nada sobre a região até que se identifique a causa da coceira e o jeito mais indicado de fazer isso é buscando ajuda médica. Com o tratamento adequado a coceira será aliviada e a alergia controlada.

Como aliviar coceira nos pés - Como tratar coceira nos pés
Imagem: baudasideias.net

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar coceira nos pés, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Carmen Lucia Machado Pereira
Estou com sério problemas.de coceira nos pés e meus calcanhares estão escorecendo. Que posso fazer??
angelica vieira
Ola!experimente um remédio que se compra online e onycosolve este e ótimo!
Gislaine
Oi não mim foi ultil pq queria algo para aliviar a coceira por alergia..ja fui no medico 3 vezes mais não resolveu
Dirce Aiello Menegueci
Gostaria de saber da coceira no corpo ,perna.braços, se tem problemas com os rim ou sangue, pois já fiz exame de sangue não deu nada,tomei antialérgico, ainda não resolveu será o mosquito da dengue?
Imagem: sasthoseba.com
Imagem: breaktime.co.id
Imagem: baudasideias.net
1 de 3
Como aliviar coceira nos pés