Remédios caseiros para frieira nos pés - acabe com o desconforto!
Frieira, ou pé-de-atleta, é uma infecção de origem micótica causada por fungos que se propagam, principalmente, em ambientes úmidos e frios ou abafados. Elas podem aparecer em uma parte do corpo e serem transmitida para outras. O sintoma mais conhecido é a coceira insuportável e manchas com uma aparência branca e ressecada. Graus mais avançados da infecção pedem intervenção médica e o uso de pomadas específicas, já os casos mais leves podem ser solucionados com tratamentos caseiros. Para te ajudar, o umCOMO reuniu informações sobre remédios caseiros para frieira nos pés.
Frieiras nos pés
A frieira nos pés é tão incidente que é conhecida como pé-de-atleta, nome que vem da alta incidência de fungos nos pés de pessoas que praticam esportes. Nesses casos, isso acontece principalmente pelo uso de sapatos fechados com os pés suados e o compartilhamento de chuveiros e piscinas públicas. Não secar os pés corretamente também é um dos motivos entre atletas ou não atletas.
Os sintomas de frieira nos pés podem ser tão incômodos que chegam a impedir o uso de calçados fechados. Se você suspeita que tem frieira nos pés, preste atenção nos seguintes sintomas:
- Coceira intensa nos pés;
- Manchas brancas ou vermelhas;
- Descamação da pele;
- Mau cheiro;
- Ardência nas partes que coçam;
- Bolhas.
Frieiras nos dedos dos pés
É comum o aparecimento de frieira entre os dedos dos pés, região que nem sempre reparamos e secamos. Muitas vezes só se nota a frieira quando a coceira está insuportável. Os sintomas de frieiras nos dedos dos pés são os mesmos de frieiras nos pés, o que muda é a área afetada que nem sempre está visível.
Para identificar frieira nos dedos dos pés, olhe entre os dedos e repare em manchas brancas ou vermelhas. Leve em conta que a frieira pode aparecer no pé e entre os dedos ao mesmo tempo.
Bicarbonato para frieira
Dentre as mil e uma utilidades do bicarbonato de sódio, também está a de ajudar a combater frieiras e fungos nos pés. Se você suspeita que está com frieira e tem bicarbonato e vinagre de maçã em casa, você pode tentar a seguinte solução:
- Em uma bacia, misture: 2 colheres (sopa) de bicarbonato + 1/2 xícaras de vinagre de maçã e 2 xícaras de água morna;
- Deixe os seus pés na água por 15 minutos;
- Passado o tempo, seque, enxague e, novamente, seque bem.
Vinagre de maçã para frieira nos pés
Na falta do bicarbonato, você pode preparar uma solução apenas com vinagre de maçã e água. O vinagre ajuda a alterar o pH da pele e impedir que os fungos continuem a se desenvolver. Você pode preparar a mistura nas seguintes proporções:
- A cada 2 litros de água morna, use 1 copo de vinagre de maçã;
- Coloque os pés em uma bacia e complete com essa solução até que a parte do pé afetada esteja submersa;
- Deixe os pés em repouso nesse água até que ela esfrie (20 a 30 minutos);
- Seque bem os pés e realize esse procedimento até 2 vezes por dia.
Alho para frieira
Consumir alho diariamente já ajuda na prevenção contra a frieira pelas suas propriedades depurativas, aquelas que ajudam a eliminar as toxinas do corpo e também por conter agentes antimicrobianos.
Para potencializar as propriedades do alho contra frieiras, você pode usar uma solução simples de água com alho da seguinte maneira:
- Ferva 5 dentes de alho em 2 litros de água;
- Mergulhe os pés na água quando ela já estiver morna;
- Deixe em repouso por 15 a 30 minutos.
- Seque bem.
Canela para fungos nos pés
A canela é outro ingrediente caseiro que é conhecido para tratar fungo nas unhas mas também pode ser usado para frieira nos pés se for aplicada da seguinte maneira:
- Prepare uma infusão de canela com 6 paus de canela e 6 xícaras de água;
- Quando a temperatura já estiver morna, deixe os pés de molho por cerca de 20 minutos;
- Seque bem e repita o procedimento quando achar necessário.
Bepantol para frieira
Apesar de não ser natural, Bepantol é uma pomada que muita gente tem em casa já que serve para tanta coisa (saiba tudo sobre Bepantol). No geral, a pomada rica em Pantenol, um elemento da vitamina B5, trata de hidratar a pele ressecada ou queimada por diferentes motivos.
Não existe nenhum indicação oficial do Bepantol com uma ação exata contra a frieira. Ainda assim, seu uso é indicado para melhorar o ressecamento causado pelo fungo. O ideal é utilizar a pomada nas áreas afetadas na hora de dormir. Você pode usá-la misturada com algum creme hidratante ou "pura".
Vodol para frieira
Uma das soluções de farmácia mais conhecidas para tratar frieira que pode ser comprada sem receita médica é o nitrato de miconazol, popularmente e comercialmente conhecido como Vodol. O ideal é que o tempo de tratamento seja indicado por um médico. Geralmente, o requisito é que seja aplicado uma vez por dia.
Tão importante quanto realizar o tratamento adequado é manter a região sempre seca, livre de qualquer ambiente propício para a propagação dos fungos.
Em outras partes do corpo: frieira nas mãos
Frio em excesso sem proteção, problemas de circulação exposição ao ar e umidade também deixam as mãos suscetíveis ao desenvolvimento de frieira. Secar bem as mão mantê-las hidratadas são mais do que importantes para prevenir esse tipo de micose. Um remédio caseiro conhecido para tratar frieira nas mãos é a água de batata
Remédio caseiro para freira nas mãos
- Cozinhe 2 batatas em 1 litro de água;
- Quando a água estiver morna, deixe as mãos de molho até que a água esfrie;
- Faça isso duas vezes por dia.
Frieira na virilha
A virilha também é uma região suscetível ao aparecimento de fungos pela sua temperatura, suor e as roupas apertadas. Os sintomas mais característicos são bem parecidos com o de frieira em outras partes do corpo: coceira, ardência, vermelhidão e descamação da pele.
O tratamento convencional é feito com pomadas antifúngicas e cuidados de limpeza com a região. Quem é adepto dos remédios caseiros pode tentar usar o vinagre branco da seguinte maneira:
- Prepare uma solução com 1 parte de vinagre branco para 4 partes de água;
- Com um pano limpo, aplique a solução sobre a região afetada;
- Deixe secar naturalmente;
- Repita o procedimento até 2 vezes por dia.
Sugestão: Coceira na sola do pé, o que pode ser?
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para frieira nos pés - acabe com o desconforto!, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.
Conselhos
- Nunca substitua um tratamento caseiro por uma visita ao médico.