Outros Sinais na pele

Orelha inflamada, o que fazer?

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 3 maio 2021
Orelha inflamada, o que fazer?

As inflamações na orelha são um mal comum a muitas pessoas que têm o lóbulo ou cartilagem furados para brincos ou piercings. Na maioria dos casos, trata-se de uma reação alérgica ao material da joia. Esse é um tipo de reação que pode aparecer em qualquer pessoa e em qualquer momento da vida. É muito provável que uma vez que ela se manifeste, apareça outras vezes. Mas, se você está com a orelha inflamada, não precisa se desesperar. O umCOMO se informou e te ajuda a acabar com o dilema: orelha inflamada, o que fazer?

Vai precisar de:

  • Pomada Minâncora ou alguma pomada cicatrizante
Também lhe pode interessar: Por que tenho um caroço atrás da orelha?

Índice

  1. Como saber se a orelha está inflamda
  2. Como prevenir orelha inflamada por brincos
  3. O que fazer com orelha inflamada na cartilagem ou tragus

Como saber se a orelha está inflamda

Os sintomas mais comuns de quem tem a orelha inflamada, principalmente no lóbulo, são coceira, ardência, inchaço, vermelhidão, dor e até pus em alguns casos. O primeiro cuidado a se tomar quando se está com a orelha inflamada é evitar coçar muito, ou você pode piorar a situação. É muito importante diferenciar uma orelha inflamada, de uma orelha infeccionada, que são casos mais graves.

Reações alérgicas desse tipo costumam não ser graves. Mas, se você perceber que a situação está fora do controle, pode ser preciso usar algum medicamento antialérgico. Para isso, é preciso consultar um médico para que ele avalie a gravidade da situação e o remédio mais indicado.

Se o caso da sua orelha for infecção, é imprescindível procurar um médico. Em casos que você sente que é apenas uma inflamação alérgica moderada, pode fazer o seguinte:

Como tratar orelha inflamada

  1. Assim que você sentir a crise de alergia, retire o brinco que está usando;
  2. Aproveite para observar o material do brinco, assim você já sabe o que te dá alergia;
  3. Lave os brincos com água corrente e sabonete antisséptico (opcional);
  4. Seque-os com uma toalha limpa ou papel toalha;
  5. Molhe as hastes do brinco em Pomada Minâncora ou alguma pomada cicatrizante de sua preferência;
  6. Coloque os brincos novamente;
  7. Molhe a tarraxinha do brinco na mesma pomada e enrosque os brincos;

Essa solução é ideal para tratar a alergia sem deixar de usar os brincos.

Como prevenir orelha inflamada por brincos

A maneira mais conhecida para evitar esse tipo de problema é deixar de usar bijuterias e utilizar somente brincos de prata, ouro ou aço cirúrgico. Porém, se você não abre mão dos seus brincos que não são joias, esmalte incolor pode ser tudo o que você precisa para evitar outras crises alérgicas.

Basta fazer assim:

  1. Dias ou horas antes de usar o brinco em questão, passe álcool 70% por toda a joia;
  2. Pinte com esmalte incolor a haste do brinco que entrará em contato direto com a sua orelha;
  3. Espere secar e o brinco estará pronto para ser utilizado;

Essa alternativa deve te deixar livre de inflamações na orelha.

Leia também: O que não pode comer quando fura a orelha?

Orelha inflamada, o que fazer? - Como prevenir orelha inflamada por brincos

O que fazer com orelha inflamada na cartilagem ou tragus

Piercings na cartilagem ou no tragus podem desenvolver infecções que não devem ser tratadas como os brincos nos lóbulos. Se são furos recentes, é importante que você siga todas as recomendações do profissional que furou para que eles cicatrizem bem e não fiquem com queloide. O piercing no tragus também merece uma atenção especial com cuidados específicos.

Essas regiões da orelha têm uma tendência maior a ter infecções do que o lóbulo. Portanto, a qualquer suspeita, procure um médico.

Sugestão: Orelha esquerda queimando, o que pode ser?

Orelha inflamada, o que fazer? - O que fazer com orelha inflamada na cartilagem ou tragus

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Orelha inflamada, o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
simone
meu nome é Simone tenho 37 e a minha orelha vive inflamada cosa muito e muitas vez si ate sangue não sei mais o que fazer já passei esmalte,lavei em fim o que vcs pode me ajudar ... obrigada pela atenção . FICO NO SEU AGUARDO....
aminata
A todos, meu nome é Aminata Adama, eu trabalho
na empresa de comunicação sonatel no nº 6 Rue wagane Diouf, Dakar senegal, África Ocidental costeira.Estou tão impressionada com uma grande alegria em meu coração devido ao que DR UDO fez por mim.estive sofrendo de verrugas genitais {HPV}
doença por um par de anos sem encontrar uma solução, eu usei todos os tipos
medicação sem encontrar curas, então um dia meu colega em meu consultório me falou sobre o remédio de cura à base de ervas do Dr. UDO, inicialmente eu não estava convencido, mas meu colega continuou dizendo isso, ela disse que DR UDO curou muitas pessoas de várias doenças e doenças , foi quando eu me convenci. então meu colega me deu o endereço de e-mail do Dr. UDO e o número do whatsapp dele e eu o contatei e expliquei todos os meus problemas de saúde para ele, ele disse que pode me curar permanentemente da doença pagamento para que ele compre todos os itens necessários para a preparação do medicamento. Eu fiz o pagamento com medo, no terceiro dia, ele me escreveu que ele terminou a preparação
do medicamento, então eu enviei-lhe o meu endereço de casa e os meus números de telefone, ele
enviou os medicamentos junto com as prescrições, é totalmente inexplicável como eu cheguei
curado depois de usar o medicamento por apenas 15 dias fora de 21 dias do tratamento.São irmãos e irmãs lá fora DR UDO está realmente fazendo um ótimo trabalho que muitas pessoas não sabem.DR .DR UDO tem uma solução para vários conjuntos de doença, por exemplo, Hpv, Hiv Hepatite B, Tubercoluses, Hipertensão, Pneumonia ,, Pelve, Bronquite, Bactéria Vaginose, candidíase, Infecções Virais, diabetes, gastrite, Câncer, etc. Aqui está o endereço de e-mail DR UDO e número do whatsapp.DRUDOAZIBAHIVHEALINGCENTRE@GMAIL.COM .
WHATSAPP ... + 2348051075165.Você pode me escrever através do meu endereço de e-mail ....
Aminataadama72@gmail.com.
1 de 3
Orelha inflamada, o que fazer?