Partilhar
Partilhar em:

Orelha inflamada, o que fazer?

Orelha inflamada, o que fazer?

As inflamações na orelha são um mal comum a muitas pessoas que têm o lóbulo ou cartilagem furados para brincos ou piercings. Na maioria dos casos, trata-se de uma reação alérgica ao material da joia. Esse é um tipo de reação que pode aparecer em qualquer pessoa e em qualquer momento da vida. É muito provável que uma vez que ela se manifeste, apareça outras vezes. Mas, se você está com a orelha inflamada, não precisa se desesperar. O umCOMO se informou e te ajuda a acabar com o dilema: orelha inflamada, o que fazer?

Também lhe pode interessar: Por que tenho um caroço atrás da orelha?
Vai precisar de:

Como saber se a orelha está inflamda

Os sintomas mais comuns de quem tem a orelha inflamada, principalmente no lóbulo, são coceira, ardência, inchaço, vermelhidão, dor e até pus em alguns casos. O primeiro cuidado a se tomar quando se está com a orelha inflamada é evitar coçar muito, ou você pode piorar a situação. É muito importante diferenciar uma orelha inflamada, de uma orelha infeccionada, que são casos mais graves.

Reações alérgicas desse tipo costumam não ser graves. Mas, se você perceber que a situação está fora do controle, pode ser preciso usar algum medicamento antialérgico. Para isso, é preciso consultar um médico para que ele avalie a gravidade da situação e o remédio mais indicado.

Se o caso da sua orelha for infecção, é imprescindível procurar um médico. Em casos que você sente que é apenas uma inflamação alérgica moderada, pode fazer o seguinte:

Como tratar orelha inflamada

  1. Assim que você sentir a crise de alergia, retire o brinco que está usando;
  2. Aproveite para observar o material do brinco, assim você já sabe o que te dá alergia;
  3. Lave os brincos com água corrente e sabonete antisséptico (opcional);
  4. Seque-os com uma toalha limpa ou papel toalha;
  5. Molhe as hastes do brinco em Pomada Minâncora ou alguma pomada cicatrizante de sua preferência;
  6. Coloque os brincos novamente;
  7. Molhe a tarraxinha do brinco na mesma pomada e enrosque os brincos;

Essa solução é ideal para tratar a alergia sem deixar de usar os brincos.

Como prevenir orelha inflamada por brincos

A maneira mais conhecida para evitar esse tipo de problema é deixar de usar bijuterias e utilizar somente brincos de prata, ouro ou aço cirúrgico. Porém, se você não abre mão dos seus brincos que não são joias, esmalte incolor pode ser tudo o que você precisa para evitar outras crises alérgicas.

Basta fazer assim:

  1. Dias ou horas antes de usar o brinco em questão, passe álcool 70% por toda a joia;
  2. Pinte com esmalte incolor a haste do brinco que entrará em contato direto com a sua orelha;
  3. Espere secar e o brinco estará pronto para ser utilizado;

Essa alternativa deve te deixar livre de inflamações na orelha.

O que fazer com orelha inflamada na cartilagem ou tragus

Piercings na cartilagem ou no tragus podem desenvolver infecções que não devem ser tratadas como os brincos nos lóbulos. Se são furos recentes, é importante que você siga todas as recomendações do profissional que furou para que eles cicatrizem bem e não fiquem com queloide. O piercing no tragus também merece uma atenção especial com cuidados específicos.

Essas regiões da orelha têm uma tendência maior a ter infecções do que o lóbulo. Portanto, a qualquer suspeita, procure um médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Orelha inflamada, o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Orelha inflamada, o que fazer?

O que lhe pareceu o artigo?

Orelha inflamada, o que fazer?
1 de 3
Orelha inflamada, o que fazer?