PARTILHAR

O que pode ser um nódulo na axila

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 23 maio 2018
O que pode ser um nódulo na axila

Um carocinho surgir embaixo do braço é relativamente comum, já que existem muitas razões para isso. No entanto, na grande maioria dos casos não é nada grave, mesmo assim, é importante saber o que pode ser um nódulo na axila e quais os demais sintomas de cada problema e o que pode ser feito. Para ficar a par disso tudo, confira as informações que o umComo.com.br tem sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Dor na axila: 9 causas comuns
Passos a seguir:
1

O nódulo na axila também é chamado de linfadenopatia axilar e se caracteriza pela dilatação de um ou mais gânglios linfáticos embaixo do braço. Vale lembrar que os gânglios são glândulas ovais e pequenas que estão em diversas partes do corpo, trabalhando a favor do sistema imunológico. Por isso, quando incham ganham o formato de um pequeno caroço, embora possa ser grande em alguns casos. A maioria das razões para aparecer um nódulo na axila é inofensiva, como é o caso da furunculose, que se trata de um folículo inflamado, a popularmente chamada íngua. É normal que doa e nesse caso a glândula que produz suor foi infeccionada por um pelo inflamado. O nódulo é pequeno e pode ser mais de um.

O que pode ser um nódulo na axila - Passo 1
2

Conforme o grau de inflamação do pelo, a íngua pode desaparecer sozinha depois de alguns dias, mas existem casos em que é preciso iniciar um tratamento, que consiste em antibióticos que devem ser exclusivamente prescritos por um médico. Quando não adiantar, pode ser preciso uma intervenção cirúrgica. Para evitar chegar a esse ponto, é possível ter alguns cuidados, como ao se depilar, ainda mais as pessoas que já tiveram o problema alguma vez. Uma dica é fazer uma esfoliação na axila antes de se depilar para evitar os pelos encravados, que podem dar início à inflamação. Outro cuidado é o de evitar antitranspirantes, que prejudicam a transpiração da região.

3

Outro motivo comum de nódulos na axila é a linfadenite, uma inflamação dos gânglios que, geralmente, aparece quando o sistema imunológico está debilitado por causa de uma infecção cutânea ou pelas causadas por bactérias que acometem os vasos linfáticos, prejudicando a limpeza da corrente sanguínea, mecanismo do organismo para evitar infecções. Mesmo não sendo grave, é importante buscar ajuda médica para que ele faça um exame que identifique a inflamação responsável e indique o melhor medicamento.

4

Além dessa infecção bacteriana, existem outras que podem causar o nódulo na axila, como infecção no braço ou na mama, doença da arranhadura do gato (provocada pelo arranhão de um gato que esteja infectado com a bactéria Bartonella henselae, que pode ser transmitida a ele pelas pulgas) a linfangite (lesão infecciosa dos vasos linfáticos que origina inchaço na região atingida). Já se o agente do caroço é um fungo, trata-se de esporotricose, sendo que nesse caso o nódulo é vermelho e pode virar uma ferida, aparecendo ainda nos braços, rosto e pernas.

O que pode ser um nódulo na axila - Passo 4
5

O gânglio inflamado também pode indicar um linfoma que, embora seja um tipo de câncer, o tratamento costuma ser sempre muito eficiente, geralmente, com quimioterapia. Outro tipo de câncer que pode ter como sintoma caroços nas axilas é a leucemia, sendo que entre tantos outros sintomas, conforme o tipo da doença, aparecem ainda nódulos indolores no pescoço, cotovelo e clavícula. Os caroços podem aparecer também como reação alérgica a várias vacinas, entre elas, sarampo, papeira, varíola, febre tifoide e rubéola, ou devido a medicamentos com penicilina, sulfamidas ou iodo.

Leia também: Dor na axila: 9 causas para se preocupar ou ficar tranquilo

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que pode ser um nódulo na axila, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
O que pode ser um nódulo na axila
1 de 3
O que pode ser um nódulo na axila

Voltar ao topo da página ↑