PARTILHAR

Por que transpiro tanto?

Por que transpiro tanto?

Transpirar é um processo natural do nosso corpo, mas algumas pessoas libertam suor em excesso. A hiperidrose é a transpiração excessiva sem que haja alterações de temperatura ou do sistema nervoso. A pessoa transpira de forma espontânea, sem motivos aparentes. As roupas ficam molhadas, a pele a pingar e a pessoa ganha um ar de fadiga. Além do constrangimento que este problema pode causar, ele pode afetar na atividade laboral. Pessoas que sobrem de transpiração excessiva têm, por exemplo, dificuldade em segurar objetos pequenos e manosear papel. Se sente que transpira em demasia, já se deve ter questionado porque é que isso acontece. Em umComo vamos explicar-lhe por que transpira tanto.

Também lhe pode interessar: Por que suamos quando sentimos calor

Transpiração excessiva

É natural transpirarmos quado fazemos exercício físico ou quando as temperaturas estão elevadas. Roupas sintéticas, alimentos picantes e peso excessivo são alguns fatores que contribuem para transpirar mais do que é suposto. A transpiração excessiva pode ter várias causas, sejam elas hormonais, alimentares, glandulares ou do sistema nervoso.

Mas algumas pessoas suam sem motivos aparentes e isso pode ser sinal que algo não está bem. A hiperidrose é um distúrbio que afeta a atividade do sistema nervoso e que faz as pessoas suarem em excesso. Normalmente afeta zonas do corpo como as mãos, os pés e as axilas, mas também se pode manisfestar no couro cabeludo e na face. Estas são as zonas do corpo onde suamos mais devido à presença das glândulas sudoríparas, que expulsam os líquidos que estão em excesso no nosso organismo. A hiperidrose afeta cerca de 1% da população mundial e pode ser resultado de alguma doença ou ser simplesmente uma condição genérica.

O suor é normal e importante para o nosso organismo, na medida em que é ele que ajuda a equilibrar a temperatura do nosso corpo.

Por que transpiro tanto? - Transpiração excessiva

Como fazer para suar menos

Alguns casos de hiperidrose são mais fáceis de contornar do que outros. É importante que tenha alguns cuidados que ajudem a suar menos e a não cheirar mal. Para pessoas que suam muito a higiene é muito importante. Tome dois banhos por dia se necessário, usando sabão e água. A espuma do sabão é um composto que estimula o mau cheiro, por isso é fundamental que passe bastante água para enxaguar.

O linho, o algodão e as fibras naturais são tecidos que permitem a pele respirar e, por isso, são os mais aconselhados nestes casos. Você vai estar fresco e a sua pele conseguirá respirar, não produzindo tanto suor. As fibras sintéticas, por outro lado, não deixam que a sua pele respire, o que faz com que você acabe por transpirar ainda mais.

O vinagre tem um cheiro forte e para muitas pessoas pode ser desagradável. Mas sabia que pode fazer um remédio caseiro com vinagre e álcool, que ajuda a suar menos das axilas. Pode até ser difícil de acreditar, mas a verdade é que ele resulta para muitas pessoas. Faça uma mistura de álcool, com duas partes de vinagre e aplique nas axilas antes de dormir. Outra técnica natural que pode experimentar consiste em esfregar o bicarbonato de sódio nas zonas onde transpira de forma excessiva. As soluções naturais são muitas vezes as mais indicadas. Em umComo ensinamos-lhe como tratar a hiperidrose com remédios caseiros.

Por que transpiro tanto? - Como fazer para suar menos

Cirurgia para parar de suar

Existem medicamentos, cremes anti-transpirantes e mesmo técnicas de aplicação de botox que ajudam a reduzir a quantidade de suor libertada pelo corpo. Mas em alguns casos estes tratamentos não são suficientemente eficientes e é necessário recorrer a uma cirurgia.

A Simpatectomia é utilizada sobretudo em casos onde o suor excessivo se localiza nas mãos e nas axilas, sendo ela mais eficaz nestes zonas. Na cirurgia para a transpiração excessiva são feitos pequenos cortes junto à axila. Estas aberturas tornam possível a retirada de uma pequena porção de um nervo integrante do sistema nervoso, responsável pelo controlo da produção de suor. A cirurgia para hiperidrose não é muito complicada e ela não acarreta grandes riscos para a saúde do paciente.

Os riscos mais comuns desta cirurgia são semelhantes a outro tipo de intervenções cirúrgicas. Estamos a falar, por exemplo, de infecções ou sangramento no local da cirurgia e sintomas como vermelhidão, dor e inchaço. Esta cirurgia pode ser feita a qualquer altura, mas ela é recomendada para maiores de 14, evitando que o problema volte com o desenvolvimento.

Por que transpiro tanto? - Cirurgia para parar de suar

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que transpiro tanto?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Wanda Alves
Vejo nas postagens sobre o suor excessivo, e a maioria das postagens falam de suor nas mãos. Eu transpiro demais na cabeça, descendo pelo rosto,nas costas onde minha roupa fica molhada principalmente a calça ou a bermuda, causando um constrangimento muito grande quando as pessoas olham e comentam, e quanto mais eu fico nervosa por causa do suor,mais ainda eu transpiro. Será a menopausa? fiz histerectomia total com 38 anos,hoje estou com 53 anos, tenho hipertensão onde controlo com remédios todos os dias. Por acaso hoje medi a glicose e estava 190,será este o motivo?
Por que transpiro tanto?
1 de 4
Por que transpiro tanto?

Voltar ao topo da página ↑