Transpiración

Por que suamos quando sentimos calor

 
Letícia Lima
Por Letícia Lima. Atualizado: 28 junho 2023
Por que suamos quando sentimos calor

Seja praticando esporte, seja num dia muito calor, é certo que o suor estará lá. Composto basicamente por água e sais minerais, o suor cumpre importantes funções no corpo, apesar de ser, para algumas pessoas, uma sensação bastante desagradável. Mas afinal, qual é a função do suor no corpo? Por que suamos? Todas essas perguntas serão respondidas em neste artigo do umCOMO sobre por que suamos quando sentimos calor.

Também lhe pode interessar: Por que suamos quando dormimos

Índice

  1. Qual a função do suor?
  2. Por que suamos quando estamos com febre
  3. Suor excessivo na cabeça
  4. Por que suamos quando estamos nervosos

Qual a função do suor?

O suor humano é o mecanismo natural de arrefecimento ou esfriamento do corpo. A água excretada na pele é aquecida pelo calor corporal, pelo que a evaporação remove a energia térmica e baixa a temperatura corporal. Assim, o corpo busca reencontrar seu equilíbrio térmico, que gira em torno de 36ºC.

Composição do suor

Cerca de dois milhões de glândulas sudoríparas estão distribuídas por todo o corpo. Assim, pernas, braços, estômago, testa, axilas... Todos os poros estão suando. Quando faz calor, suam excessivamente para libertar o calor sobressalente do corpo. E aqui fica um lembrete: o suor consiste em água e sais minerais, assim quando transpirar demais, você deve beber muita água e prestar dupla atenção à sua dieta para repor as perdas do corpo e evitar a desidratação.

De onde vem o suor

A situação mais comum para o suor é quando o corpo se move e o suor é secretado em resposta ao movimento. Outras causas podem também desencadear o mecanismo da transpiração, sendo uma delas o consumo de alimentos picantes (pimenta, gengibre, etc.) que ativa os mesmos receptores que respondem ao aumento de temperatura e desencadeia o processo de transpirar. Situações estressantes também podem ser um gatilho.

Há também lugares em que suamos mais do que os outros. São eles:

  • Axilas;
  • Virilha;
  • Pés;
  • Mãos;
  • Rosto.

Suar é normal, mas existem dois tipos de sudorese: a hiperidrose, em que a sudorese excessiva ocorre mesmo quando não está quente ou em repouso, e a hipoidrose ou a anidrose, em que o corpo não transpira parcial ou completamente. Esta condição pode ser perigosa por o corpo ser incapaz de regular a sua temperatura. Confira nosso artigo sobre causas da hiperidrose.

Caso o suor excessivo esteja lhe causando problemas, confira nosso artigo sobre por que transpiro tanto.

Por que suamos quando estamos com febre

Além de saber por que suamos quando sentimos calor, também é útil sabê-lo nos quadros de febre. Em caso de inflamação ou infecção, a febre pode ter efeitos negativos, como desidratação. A sudorese é causada por uma região do cérebro chamada de hipotálamo, a parte responsável pela regulação da temperatura corporal e pela manutenção do equilíbrio corporal. Durante a febre, o mecanismo de sudação funciona para baixar a temperatura corporal por evaporação.

Por isso, é muito importante que a pessoa febril beba muito líquido para repor a quantidade perdida durante a febre. Deve-se evitar o uso de cobertores ou mesmo de roupas em excesso. Uma toalha molhada na testa e um local ventilado, associado a um medicamento antitérmico, pode ajudar a abaixar a febre.

Suor excessivo na cabeça

Hiperidrose crânio-facial é o nome da condição médica que provoca excessivo suor na cabeça, podendo também atingir a sola dos pés, peitoral e axilas. Esse suor excessivo na cabeça não tem um motivo específico, mas usualmente tem um cheiro diferente do suor normal, atrapalha nas atividades diárias, ocorre pelo menos uma vez por semana e pode ocorrer só na cabeça, enquanto as demais regiões do corpo não estão passando pelo processo de transpiração.

Como dito anteriormente, a causa não tem um motivo em específico, mas pode ser provocada por comidas picantes, calor, ansiedade e consumo de cafeína. Tente evitar esses gatilhos se possível. Manter-se hidratado e com o cabelo preso pode ajudar.

No mais, procure o seu dermatologista de confiança: ele é a pessoa certa para ajudar nesse tipo de problema.

Por que suamos quando estamos nervosos

Suamos quando estamos estressados porque nossas glândulas sudoríparas são sensíveis ao estresse. Ao sinal de preocupação, a nossa temperatura corporal aumenta e o suor começa a ser produzido para regulá-la. Além disso, as glândulas apócrinas são ativadas na produção de suor por estresse, e, portanto, este costuma ter um cheiro diferente do suor normal, além de ser mais espesso, produzido nas axilas e na virilha.

Mas se o suor quando se está nervoso está atrapalhando, não se preocupe, pois temos algumas sugestões de soluções! Veja só:

  • Use um desodorante com propriedades antitranspirantes. Como a maior parte das glândulas apócrinas está nas axilas, o antitranspirante irá bloquear a sudorese.
  • Capriche no banho. Ao tomar banho, lave bem a virilha e as axilas, além de outras regiões que produzem bastante suor, como a sola dos pés. Lembre-se de também secar bem essas regiões para evitar proliferação de fungos.

Para lidar com o nervosismo, você pode mascar chicletes, praticar meditação, ouvir música ou simplesmente conversar com um amigo. Isso tende a relaxá-lo e fazer com que a sudorese excessiva passe como mágica.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que suamos quando sentimos calor, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Referências
  1. AULETE DIGITAL. Suor. Disponível em: <https://www.aulete.com.br/suor>. Acesso em 10 de agosto de 2022.
Bibliografia
  • CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS. Por que suamos. Disponível em: <http://chc.org.br/acervo/por-que-suamos>. Publicado em 26 de janeiro de 2015. Acesso em 10 de agosto de 2022.
  • GALILEU. Por que nós suamos. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2019/10/por-que-nos-suamos.html>. Publicado em 6 de outubro de 2019. Acesso em 10 de agosto de 2022.
  • REXONA. De onde vem o suor e porque suamos. Disponível em: <https://www.rexona.com/br/voce-sabia/o-mapa-do-suor-no-corpo-de-onde-vem-e-porque-suamos/#:~:text=Quando%20fazemos%20algum%20esfor%C3%A7o%20f%C3%ADsico,resfriar%20e%20reduzir%20sua%20temperatura>. Acesso em 10 de agosto de 2022.
  • HUIZEN, Jennifer. What to know about excessive face and head sweating. Medical News Today. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/excessive-face-and-head-sweating>. Acesso em 11 de agosto de 2022.
  • TIDY, Colin. Fever and Night Sweats. Patient. Disponível em: <https://patient.info/doctor/fever-and-night-sweats-pro>. Publicado em 19 de maio de 2022. Acesso em 11 de agosto de 2022.
  • HEALTHLINE. Stress Sweat Is Real, Here’s How to Manage It. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/stress-sweat>. Acesso em 11 de agosto de 2022.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Por que suamos quando sentimos calor