Alergias da pele

O que fazer quando a parte íntima está coçando

O que fazer quando a parte íntima está coçando

Sentir coceira é algo que é mais que o normal para o ser humano, mostra que nosso corpo, mais precisamente nossa pele, está tendo contato com algo ou requisita nossa atenção para aquela área, por alguma razão.

Entretanto, dependendo da localização da coceira e o quanto ela é forte, pode ser até um problema de pele ou algo relacionado a saúde. Aqui no umCOMO, vamos te explicar o que fazer quando a parte íntima está coçando, desde se for uma simples comichão até um verdadeiro problema de saúde, como candidíase, que deve ser visto e tratado por um profissional da área médica. Vem com a gente e sabia mais!

Índice

  1. Mas antes, o que é a coceira e porque nos coçamos?
  2. Como tratar coceira nas partes íntimas
  3. Como acabar com coceira nas partes íntimas com chá verde
  4. Solução de uva-ursina para coceira nas partes íntimas
  5. Como parar a coceira nas partes íntimas com óleo de coco

Mas antes, o que é a coceira e porque nos coçamos?

A coceira, de forma geral, é uma reação do nosso corpo para sinalizar que existe algum desiquilíbrio ou problema na área afetada. Funciona assim: quando alguma área necessita de noção atenção, são enviados sinais ao cérebro para que identifiquemos e tenhamos noção daquela área.

São diversos os fatores que podem desencadear uma reação de coceira, sendo os mais conhecidos:

  • Estar com a pele desidratada, seca e se soltando do corpo;
  • Mudanças rápidas e até bruscas na temperatura, que causam até vermelhidão em certos locais do corpo humano;
  • Doenças na pele que por sua vez acabam inflamando;
  • Problemas no sangue, ou seja, hematológicos;
  • Doenças e problemas renais e na região do fígado;
  • Menopausa;
  • Doenças neurológicas;
  • Desiquilíbrio hormonal;
  • Doenças sexualmente transmissíveis.

Todos esses casos podem levar a pessoa com coceira a soltar uma certa substância direto na corrente sanguínea: a histamina, que é responsável por originar a coceira no nosso corpo. Fora isso, a comichão também pode ser oriunda do acúmulo de substâncias no sangue, e que deveriam ser expelidas o mais breve possível, mas que por alguma razão, como problemas renais ou do fígado, não conseguiram sair.

No começo, coçar a região vai de fato trazer um prazer momentâneo, já que o sinal emitido no nosso cérebro é próximo da área de prazer, o que nos faz tal sensação. Porém, de modo geral, sempre evite tentar coçar a região, afinal de contas, a coceira pode levar a aumentar o problema que pode estar no seu corpo, como até criar feridas e machucados.

Como tratar coceira nas partes íntimas

Agora que já explicamos o que é de fato uma coceira e como ela é importante para nos informar dos problemas no nosso corpo, vamos contar mais sobre como tratar isso em áreas sensíveis e até íntimas, que é o foco do nosso artigo.

Em primeiro lugar, é recomendado nunca coçar, principalmente em partes íntimas, pois pode causar feridas sérias. Em seguida, nunca deixe procurar um profissional da área de saúde para ver o que de fato está acontecendo no local afetado, pois pode parecer apenas uma coceira forte, mas como já dissemos, isso é um indicativo que algo mais sério pode estar acontecendo agora mesmo no seu corpo.

Por último, precisamos dizer que as dicas aqui focadas são principalmente para quem está com ou tem suspeita de problemas como candidíase, por exemplo, e devemos lembrar que você não pode encostar nas área com as unhas de jeito nenhum.

Dito tudo isso, existem algumas boas opções e úteis quando falamos sobre como acabar com a coceira nas partes íntimas que vamos mostrar a seguir, porém, nunca as utilize sem antes descartar a possibilidade que você esteja com um problema mais sério que precise da ajuda de um profissional especializado.

Como acabar com coceira nas partes íntimas com chá verde

A primeira que vamos citar aqui é usando chá verde. Para você ter uma noção completa, o chá verde tem propriedades antioxidantes, como também anti-inflamatórias, que ajudam no trabalho do seu sistema imunológico. Fora isso, ajudam no desenvolvimento de bactérias boas, que auxiliam no combate de doenças nas partes intimas, como candidíase.

Para fazer uso do chá verde nas partes íntimas, você precisa seguir o passo a passo abaixo, que vai te ajudar a prepará-lo da melhor maneira possível:

  • Primeiro, compre folhas ou um sachês de chá verde para usar, além de separar uma xícara para beber o chá.
  • Coloque o chá verde na xícara, já com água em estado fervente e deixa que as folhas fiquem lá, em média, por 10 minutos, para que o chá a solução fique bem homogênea.
  • Depois, você só precisar coar e já beba o chá logo em seguida, para aproveitar todas as suas propriedades que citamos mais acima.
  • Você pode beber este chá até três vezes ao dia, de acordo com a orientação médica que recebeu previamente.

Vale lembrar também que esse chá não pode ser consumido por mulheres gestantes ou que estão na fase da amamentação, pessoas que tem insônia, gastrite, hipertensão nas artérias e hipertireoidismo. Por último, evite tomá-lo no final do dia, já que o chá verde pode conter cafeína e isso faz mal quando ingerimos acima da quantidade ideal diária.

Solução de uva-ursina para coceira nas partes íntimas

Outra solução caseira que pode ser usada para tratar da coceira nas partes íntimas é o banho com chá de uva-ursina. Para ele, você vai precisar de no mínimo quatro colheres de folhas secas de uva-ursina, além de uma bacia e água, em média um litro, que será despejada no recipiente após ser fervida

Essa técnica funciona, pois a uva-ursina tem propriedades antimicrobianas e diminui a proliferação da candidíase e outras doenças na região afetada.

Para preparar a solução de uva-ursina, coloque a erva dentro da água já em estado fervente e deixe a solução em espera durante 10 minutos, com a tampa da panela fechada.

Em seguida, logo depois que a solução de uva-ursina tiver já esfriado o suficiente para não te machucar, coloque-a na bacia e faça um banho de assento por em média 20 minutos.

Como parar a coceira nas partes íntimas com óleo de coco

Por último, vamos citar o óleo de côco como uma boa solução para usar contra a coceira nas partes íntimas. O ponto positivo aqui é que não é necessário nenhum preparo prévio ou outros ingredientes, além do óleo de coco, para aplicar na área com coceira.

O único cuidado prévio que precisa ter é o de lavar as mãos antes de tocar a área ou colocar óleo de coco nas palmas e dedos. O ideal é aplicar na área externa que está coçando uma vez ao dia, durante 5 dias corridos.

E aí, conseguiu entender bem como acabar com coceira nas partes íntimas? Lembrando que sempre é importante ter um diagnostico médico antes de usar qualquer solução caseira. E aqui no umCOMO, você aprende não só isso, mas como outras coisas que contribuem para o seu dia a dia. Use nossa barra de buscas e conheça outros de nossos conteúdos incríveis!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer quando a parte íntima está coçando, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Referências

 

§ Tua Saúde/Remédio caseiro para coceira vaginal/ Disponível em <https://www.tuasaude.com/remedio-caseiro-para-coceira-na-vagina/> Acesso em 27 de março de 2023

§ Simplyflow/Porque sentimos prazer quando nos coçamos/ Disponível em <https://www.simplyflow.pt/porque-sentimos-prazer-quando-nos-cocamos/Acesso em 27 de março de 2023

§ MinhaVida/Porque sentimos prazer quando nos coçamos/ Disponível em <https://www.minhavida.com.br/saude/temas/coceira-vaginal/Acesso em 27 de março de 2023

§ G1.globo/O que nos faz sentir coceira e porque queremos nos coçar/ Disponível em <https://g1.globo.com/bemestar/noticia/o-que-nos-faz-sentir-coceira-e-por-que-queremos-nos-cocar.ghtml/Acesso em 27 de março de 2023

 

 

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Eduardo Jinguilo
Tenho sofrido com fístulas anais que remedio caseiro podem orientar para o tratamento.Sou um cadeirante por motivos de acidente
A sua avaliação:
Sandra Namburete
Boa tarde, tenho queimacao no abdómen, por baixo das costelas do lado esquerdo e no peito. Por vezes tenho náuseas, gases e inchaço da barriga. Peço ajuda para saber o que pode ser. Obrigada
O que fazer quando a parte íntima está coçando