Partilhar

Como tratar íngua nas axilas

Por Samanta Fluture. Atualizado: 23 maio 2018
Como tratar íngua nas axilas
Imagem: revistavivasaude.uol.com.br

Conhecidas também pelo nome científico Adenite, as ínguas nas axilas são gânglios linfáticos que, devido a alguma infecção ou inflamação, aumentam de tamanho e se manifestam como um carocinho sob a pele.

A Adenite pode surgir em outras partes do corpo também, como virilha e nuca. É algo de fácil percepção pois a presença do carocinho causa uma dor incômoda ao ser apalpado.

Neste artigo, o umComo.com.br traz informações sobre o que são estes tipos de inflamação ou infecção, e como tratar íngua nas axilas.

Também lhe pode interessar: Como tratar uma íngua na virilha

O que é íngua?

O termo popular carocinho, como mostrado acima, é o mais usado para falar a respeito dos gânglios linfáticos. Sua presença fica perceptível e também incômoda em defesa do próprio organismo, em combate contra infecções ou inflamações. Por isso, quando o organismo se recupera, a íngua desaparece. A íngua pode se manifestar como um carocinho tanto sensível como indolor, mole ou consistente. Outra característica comum é a área ficar avermelhada e quente. Como já referi, a íngua pode aparecer em outros locais como a virilha, nuca ou pescoço.

Causas da íngua

Doenças crônicas ou coisas mais simples como qualquer infecção ou inflamação podem ativar a defesa do organismo e, então, manifestar a presença das ínguas. Caso o tamanho do carocinho não diminua conforme o tempo e a recuperação do organismo, recomenda-se ir ao médico e fazer exames, em caso de suspeita de outras doenças mais sérias.

Como tratar a íngua nas axilas

Para tratar íngua na axilas, os médicos recomendam fazer repouso e manter o corpo hidratado. Não há necessidade de tomar remédios específicos para tratá-las, visto que o importante é cuidar da inflamação ou infecção que afetou o organismo. Normalmente, a íngua pode aparecer no lugar onde se encontra determinado problema que a está afetando. Por exemplo, se aparecer no pescoço, pode estar relacionado a uma dor de dente. Assim, tratar a dor de dente irá, consequentemente, fazer a íngua desaparecer. Afinal, ela é apenas uma reação de defesa do seu organismo em combate com seu agressor.

Uma dica contra as dores do carocinho é, se a dor for grande no local, fazer compressas com gelo pode ser uma forma de ajudar a passar o incômodo.

É possível confundir a íngua com algo mais grave?

Algumas pessoas costumam achar que a íngua são nódulos ou tumores de câncer, fazendo confusão com os sintomas do câncer de mama - que, na verdade, não são os mesmos que citamos acima. Essa confusão gerada é grande, principalmente quando o caroço se torna grande, visível e dolorido demais. Para tais casos, é importante buscar apoio médico e exames específicos, onde podem ser detectados problemas mais graves.

Imagem: pixgood.com

Leia também: Dor na axila: 9 causas para se preocupar ou ficar tranquilo

Como tratar íngua nas axilas - É possível confundir a íngua com algo mais grave?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar íngua nas axilas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como tratar íngua nas axilas

O que lhe pareceu o artigo?

Como tratar íngua nas axilas
Imagem: revistavivasaude.uol.com.br
1 de 2
Como tratar íngua nas axilas

Voltar ao topo da página