A infeção bacteriana

Como tratar a Gardnerella

Como tratar a Gardnerella
Imagem: dartmouth.edu

A Gardnerella vaginalis é a bactéria mais comum nas mulheres sexualmente ativas (entre 20 a 80% da população feminina). Esta bactéria vive normalmente na flora vaginal das mulheres em fase reprodutiva. Quando há um desequilíbrio dessa flora, ocorre um predomínio desta bactéria, resultando numa infeção vaginal denominada de vaginose bacteriana. O desequilíbrio da flora vaginal pode ocorrer devido a diversos fatores como estresse, depressão, gravidez, utilização de dispositivo intra-uterino, infeções, fazer ducha vaginal com frequência, entre outros. De seguida, em umComo.com.br, mostramos-lhe como tratar a Gardnerella.

Também lhe pode interessar: Como prevenir a Gardnerella

Passos a seguir:

1

Tanto o homem como a mulher podem ter Gardnerella, no entanto o homem apenas contrai a infeção se tiver uma relação sexual desprotegida com uma parceira infetada. Enquanto que, a mulher mesmo sem ter uma relação sexual pode ter ter Gardnerella, uma vez que esta bactéria vive na sua flora vaginal.

2

Algumas mulheres com vaginose bacteriana não apresentam qualquer tipo de sintomas ou sinais, mas os mais comuns são:

  • Corrimento amarelado com um odor forte e desagradável;
  • Coceira intensa;
  • Bolhas na vagina;
  • Dor durante o contato íntimo.

Quanto aos homens, os sintomas podem ser os seguintes:

  • Coceira;
  • Dor ao urinar;
  • Inflamações na glande, prepúcio e uretra;
  • Secreção amarelada.
3

Em cerca de 1/3 dos casos de Gardnerella, esta desaparece espontaneamente, devido à recuperação da população de lactobacilos. Por isso, só é indicado um tratamento caso o paciente apresente sintomas. O tratamento para esta infeção é fácil e é feito através do uso de antibióticos. Os mais indicados são o Metronidazol, Secnidazol ou Azitromicina, tomados por via oral. Outra opção, será o tratamento através da aplicação de pomadas no local. Normalmente, o tratamento é feito durante 7 dias e deve ser estendido ao parceiro, mesmo se não apresentar sintomas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a Gardnerella, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • Caso apresente algum dos sintomas acima mencionadas, consulte de imediato o seu médico para que este lhe faça um exame ginecológico e recolha amostras das secreções.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
83 comentários
Anônima
Após muito tempo tive relações sexuais e sempre com camisinha e nunca tinha feito preventivo então decidir fazer e achava que seria normal, no resultado a enfermeira conversou comigo, porém ela se espantou disse a verdade pra ela eu sempre mantive minhas relações sexuais de camisinha ela ficou sem o que dizer passou os medicamentos estou me tratando, eu estou no fim do tratamento e pode se dizer que vou melhorar até porque sinto os efeitos do remédios e gente não tenha medo e só uma fase ruim!
Larissa
A um ano tive três vezes Gardnerella e não aguento mais meu alto estima vai lá em baixo introduzi floro rosa pra ver se ajuda por q sempre passo no médico me grato e sempre volta 😢
Gleison
O secnidasol cura a infecção por gardenella no homen embora isso não vem descrito na bula?
Parpaulo faqueres
Minha parceira tem gardinerella agora estou sentindo dor na urina com secreçao.pode ser da gardinerella?
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Paulo! Sim, esses são sintomas de gardenerella. Vocês tiveram relação sem camisinha?
Fernanda
Boa tarde A mais de 10 anos tenho este problema e o único sintoma que sinto é o cheiro, geralmente após ter relações. Sou casada a 10 anos e meu marido sempre que eu tenho, apresenta sintomas. Já fiz todos os tratamentos possíveis e sempre cura e volta depois de um ou dois meses. Uso mirena será que é este o problema? Duas ginecologistas disseram que não. Se este for o problema, estou perdida porque não posso usar pílula é nem menstruar ( quando eu mestruava ela durava cerca de 10 dias com fluxo intenso, eu vivia com anemia!). Sexo com camisinha também não é uma opção ( quando tentamos, meu marido broxa na hora!) . Não sei mais o que fazer, isto está acabando com o meu casamento!
silvana de souza
oi estou fazendo o tratamento pra gardinerella ela pode voltar com o tempo o que devo fazer no dia a dia pra que ela nao volte
Dulce Helena Cavalacnti de Jesus
Foi muito importante essa matéria sobre a gardinerella, estou passando por um processo deste e estou com 50 anos,com pré menopausa,e também tomei Merticorten um corticóide muito severo,para um derrame pericárdico o qual apartir de ai estou com ataque de cãndida e por fim agora veio essa , como estou sem ter relações sexuais,porque meu marido sofreu câncer de próstata e operou se, agora me encontro no mato sem cachorro pois sempre irá pensar que fui buscar fora !!! estou desesperada, o médico passou uma pomada Gynopac 4 que contém 4 comprimidos, para tomar 2 comprimidos e usar a pomada por 7 dias, após 15 dias tomar os outros 2 comprimidos. Passou também outra pomada gel Albocrasil, que após 20 dias do término da primeira usarei todo o tubo, estou da vida,pois virei refém desses problemas, quando minha vida sexual estava ativa nunca tive isso, meu Deus o que faço ???
A sua avaliação:
Edna Aparecida Acacio Ferreira
Oi estou fazendo uso de um remedio para tratamento de ca de mama que e tamoxifeno notei que depois disso estou com corrimento amarelado com odor gostaria de saber se posso usar creme vaginal
A sua avaliação:
kaylane
olá eu fiz meu izame ginicologico e acusou gardnerella. Mas e de tempo que aparece em mim dai a medica passa remédio me trato e depois volta de novo . queria saber se meu parceiro tem que tomar remédio também ? porq a medica nunca passou. me ajudem por favor
A sua avaliação:
silvia
eu tenho os sintomas mas faço o exame mas não acusa gardnerella e o remedio que me passam nunca fico boa tenho dor na relação cheiro forte na vagina e a minha mestruação tem cheiro de bicho morto
A sua avaliação:
Vanessa A
Eu ja estou tratando essa bacteria. Se eu tive essa bacteria, consequentemente meu noivo tambem a tem? Ele tambem precisa fazer uso de antibioticos mesmo nao tendo sintomas?
A sua avaliação:
helenice oliveira
tomei cipro; piridium continuo c0m infecção urinaria e o meu preventivo deu gardnerella.não tenho corrimento.o que encomoda e a coceira.o que faço
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Helenice! Se você está sentindo coceira na vagina, confira estes remédios que podem ajudar: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-remedio-caseiro-para-coceira-na-vagina-14954.html
Erica Daiane
Oi sempre tomo remédio mais não some sempre que minha menstruação acaba sinto como estava com febre a noite inteira e no outro dia passo a mão na virilha chega doer até quando vou tomar banho quando a água toca meu corpo na parte debaixo dói o que eu faco
Claudia
Fui diagnosticada com gardnerella possivelmente não neoplasicas.. O que dizer isso ?
edvania
Entendi...todo mundo agendar consults medics.
Denise
Boa tarde , foi diagnosticado gardinerella em mim , mas a ginecologista não passou , nada para meu namorado , somente a pomada metronidazol para eu usar , e tb esqueci de perguntar a Dra se ele tinha q usar, ele tem usar algo ou tomar medicamento tb?
Marina
Boa tarde, Meu nome e Marina, estou com Gardnerella e meu médico passou Tinidazol 500mg e creme vaginal também, porém ele não disse atos comprimidos tenho que tomar, pode me ajudar por favor!!!
DEBORA PEREIRA ALVES GONDIM
Tenho gardnerella recorrente não aguento mais usar o metronidazol, já tratou parceiro mas ela volta o que eu faço?
deborah cardoso
Qual o remédio eu e meu esposo pode tomar, pra tratar a Gardnerella
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Deborah! Os medicamentos para tratar a Gardnerella deverão ser indicados pelo seu médico.
Juliana leal
Acho legal a pagina pois muitas mulheres como eu querem sempre mais informacoes e dicas
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Juliana! Que bom saber que a informação foi útil para você. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Imagem: dartmouth.edu
Como tratar a Gardnerella