Como tratar uma íngua no pescoço - Possíveis causas
Sabe aqueles carocinhos que às vezes aparecem e depois desaparecem? A esses caroços damos o nome de íngua e podem aparecer em determinadas partes do corpo, como é o caso do pescoço. O aparecimento deste caroço no pescoço está normalmente relacionado a uma infecção e, representa uma resposta de defesa do nosso próprio organismo, ou seja, este é o primeiro sinal que o corpo envia para alertar a presença de uma infecção. Este caroço aparece normalmente na lateral do pescoço, na nuca ou atrás da orelha. Continue lendo este artigo de umComo e saiba como tratar uma íngua no pescoço.
Causas da íngua no pescoço - Doenças que podem causar essa inflamação
A íngua é uma inflamação dos gânglios linfáticos, que ocorre devido a alguma infecção. Estes gânglios são formados por glóbulos brancos que têm como função proteger o organismo de qualquer agente prejudicial para nós, daí a íngua no pescoço ser um sinal de defesa do próprio organismo, pois assim que o agente infeccioso entra no corpo o organismo começa a reagir. Normalmente o caroço aparece em um local próximo da infecção. Assim, a íngua no pescoço pode dever-se às seguintes situações:
- Gripe;
- Inflamação da garganta;
- Cirurgias;
- Inflamação de ouvido
- Picadas ou feridas na pele
- Abcesso dentário;
- Problemas dentários;
- Infecção causada por algum vírus ou bactéria;
- Tumor no rosto, cabeça ou pescoço.
A localização da íngua no pescoço contribui bastante para a determinação do tipo e local da infecção. Para que a íngua desapareça deverá ser determinada e tratada a causa, caso contrário ela tenderá a aumentar de tamanho. Caso a íngua fique maior e dolorida, é recomendável consultar um médico e pode ser necessário fazer alguns exames médicos como um exame ao sangue, uma tomografia e uma radiografia.
Tratamento da íngua no pescoço
O tratamento da íngua no pescoço consiste na eliminação dos agentes que estão causando a infecção. Por isso, dependendo do agente causador o tratamento pode passar por antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos. Estes medicamentos deverão ser prescritos pelo seu médico e deverá seguir as suas indicações quanto à dosagem e duração do tratamento. Caso a íngua no pescoço seja causada por um linfoma, o tratamento passa pela quimioterapia e radioterapia.
Como complemento ao tratamento prescrito pelo seu médico, poderá fazer um remédio caseiro para tratar a íngua no pescoço. Este remédio consiste em um cataplasma de argila com cebola ralada. Para o preparar, deverá misturar compressas de argila com cebola ralada e aplicar a compressa morna no caroço. Pode fazer este tratamento várias vezes ao dia.
Além disso, tomar chá de eucalipto também pode ser benéfico para tratar a íngua no pescoço. Para melhores resultados, é recomendável tomar 3 xícaras de chá de eucalipto por dia.
Uma vez que, as suas defesas estão em baixa também é recomendável tomar vitamina C e beber bastante água, de maneira a fortalecer o sistema imunológico.
Ingua na nuca
Apesar de ser no pescoço, o caroço pode ser notado por algumas pessoas na região da nuca ou ser descrito como ingua no maxilar, quando fica mais para frente e para baixo, ou ingua no queixo. No entanto, é muito importante ter certeza de que é 'apenas' uma ingua e nada pior, por exemplo. Se você não nota melhora nos sintomas e percebe que o inchaço está aumentando, é preciso consultar um médico para refazer o diagnóstico e considerar outras possibilidades.
Inguas no pescoço que não doem
A ingua Tanto na nuca quanto no maxilar pode ser sinal de inflamações ou infecções na garganta, gripe, resfriado, inflamação dentária ou virose. Quando esse caroço não dói isso pode ser um sinal mais preocupante e a possibilidade de um tumor não é descartada.
Ingua ou caxumba?
A confusão entre ingua ou caxumba é bem comum, já que o sintoma mais conhecida de ambas é o inchaço na região do pescoço. A maneira mais fácil de tentar diferenciar ambos os casos é tentar prestar atenção se os sintomas correspondem aos da caxumba ou se é possível descartá-la. Para saber se você está com caxumba, você deve prestar atenção aos seguintes sinais:
- Rosto pode ficar levemente deformado
- Sensação de dor de garganta
- Febre
- Dor muscular
- Falta de apetite
- Olhos vermelhos
- Vômito
- Dor abdominal
- Dor de cabeça forte
- Sono constante
Para um diagnóstico correto, procure um médico e faça os exames necessários.
Extra: Ingua na virilha
A ingua na virilha surge da mesma maneira que em outras partes do corpo: um caroço sob a pele. Na região da virilha isso também significa uma resposta a alguma infecção ou inflamação no corpo. É preciso reparar em outros sintomas para descobrir a causa exata desse inchaço e então chegar ao tratamento correto, que sempre pedirá repouso e outros procedimentos necessários para cada possível causa da doença.
Saiba mais: Como tratar uma ingua na virilha
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar uma íngua no pescoço - Possíveis causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.