PARTILHAR

Como saber se estou com caxumba

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se estou com caxumba
Imagem: lookfordiagnosis.com

A caxumba, também chamada de papeira e mais tecnicamente de Parotidite Infecciosa, trata-se de uma doença contagiosa muito comum sobretudo entre crianças. Ela tende a se manisfestar com mais frequência nos meses de inverno e no começo da primavera, apresenta um período de incubação que varia entre 14 a 25 dias e, após uma pessoa ser infetada com caxumba, desenvolve imunidade e não volta a pegar a doença. Se você está procurando como saber se está com caxumba, continue lendo este artigo umComo.com.br e esclareça sua dúvida!

Também lhe pode interessar: Como se pega caxumba
Passos a seguir:
1

O sintoma mais característico da caxumba é a inflamação da parótida ou glândulas salivares (localizadas entre a orelha e a mandíbula), que ficam inchadas, deformando o rosto e originando dor facial e da garganta.

2

Outros sintomas da caxumba são as dores musculares, febre, dificuldade em engolir, mal-estar e falta de apetite. Estes sintomas costumam ser mais intensos em adultos do que em crianças.

Como saber se estou com caxumba - Passo 2
Imagem: lifestyle.sapo.pt
3

Se está suspeitando que você ou alguém que conhece está com caxumba, fique atenta aos sintomas mais graves tais como vermelhidão nos olhos, vômitos ou dor abdominal persistentes, dor de cabeça forte e sonolência constante e, no caso de os observar, procure um médico.

4

Quando a caxumba ataca depois da puberdade, os homens têm 30% de hipótese de sofrer também de dor ou inflamação dos testículos, e as mulheres 5% de hipótese de sofrer com dores nos ovários.

Como saber se estou com caxumba - Passo 4
Imagem: areah.com.br
5

Apesar de não ser considerada perigosa, a caxumba pode evoluir para quadros mais graves, originando surdez, pancreatite, meningite asséptica, pancreatite, neurite e esterilidade (no caso de adultos). Por essa razão aconselhamos que procure acompanhamento médico ao longo do desenvolvimento da doença.

6

Para ter a certeza se está sofrendo com caxumba, saiba que um simples teste de saliva ou de sangue realizado pelo seu médico pode diagnosticar a doença. Pode ainda recorrer à vacina tríplice viral (MMR) de forma a se prevenir de caxumba.

Como saber se estou com caxumba - Passo 6
Imagem: fotosefotos.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se estou com caxumba, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Estima-se que 20 a 30% dos casos não apresentem inflamação das glândulas salivares, pelo que é necessário estar atento aos restantes sintomas.
  • Aconselha-se que homens e mulheres adultos que nunca tenham tido caxumba tomem a vacina tríplice viral, de forma a se prevenirem de esterilidade e complicações na gravidez, respetivamente.
  • Não é aconselhado tomar aspirina quando estiver sofrendo de caxumba.
  • Um paciente sofrendo de caxumba deve repousar e se alimentar de alimentos líquidos e pastosos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
Arthur Alves
Estou com uma dor bem atraz da orelha, corre risco de ser caxumba?
Márlon
Eu estou com glândulas salivares bem inchadas mas não apresento os outros sentomas da caxumba. pode ser que seja outra coisa? ou provavelmente seja caxumba mesmo? ja fui no medico e ele disse pra mim repousar por cinco dias mas ja até o momento não apresentei nenhuma melhora continua inchadaço.
maria helena merces de souza
quando eu mastigo doi o lado esquerdo tenho dificuldade para engolir o alimento
josiane
minha filha teve caxumba,como saber se eu ou minha outra filha de 6 anos adquiriu ao viros.Ela nao tem mas inchacho no rosto ja pode voltar suas atividades normais.
Editor umComo.com.br
Oi Josiane! Basta ler as informações do texto.
ana carla fernandes pires ribeiro
Queria saber se tem como fazer um teste em casa para tirar uma duvida se ingua ou caxumba?9
Sara Silva
Olá Ana, conheça neste artigo um pouco mais acerca de íngua: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-uma-ingua-no-pescoco-17422.html
clayton
Só não respondeu como saber...
Sara Silva
Clayton, você saberá se está com caxumba se apresentar os sintomas descritos neste artigo.
Clayton
Eu estou com todos os sintomas e não é caxumba, apenas uma dor de garganta bacteriana forte, até os médicos disseram que era caxumba e só descobri por exame sanguíneo. Entrei em seu site pra saber se tinha alguma receita caseira, como comer açúcar ou algo do tipo.
Sara Silva
Olá Clayton, poderá encontrar sugestões de tratamento da caxumba neste artigo: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-a-caxumba-16810.html. Esperamos que ajude!
Como saber se estou com caxumba
Imagem: lookfordiagnosis.com
Imagem: lifestyle.sapo.pt
Imagem: areah.com.br
Imagem: fotosefotos.com
1 de 4
Como saber se estou com caxumba

Voltar ao topo da página ↑