Outros Infecções

Triângulo perigoso da face: qual é e por que deve-se ter cuidado ao espremer uma espinha

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 17 setembro 2024
Triângulo perigoso da face: qual é e por que deve-se ter cuidado ao espremer uma espinha

O triângulo perigoso da face é uma área por onde passa a veia angular, portanto qualquer lesão nessa área pode causar complicações graves. No umCOMO explicaremos sobre o triângulo perigoso da face: qual é e por que deve-se ter cuidado ao espremer uma espinha nesta parte sensível do rosto que fica próximo a uma região delicada do cérebro.

Também lhe pode interessar: Giardia - sintomas e tratamento
Índice
  1. O que é o triângulo perigoso da face
  2. Por que o triângulo perigoso da face representa um risco
  3. Como tratar espinhas que aparecem no triângulo perigoso da face

O que é o triângulo perigoso da face

O triângulo perigoso da face é uma área, em forma de triângulo, que começa entre as sobrancelhas e vai até os cantos dos lábios. É uma região conhecida por esse nome porque ali se localiza a veia angular, que atravessa a asa nasal e chega ao crânio, passando pela cavidade ocular.

Essa veia deságua no seio cavernoso, localizado no centro da cabeça, por onde o sangue retorna. Portanto, qualquer tipo de ferida ou espinha que infeccione e não seja bem tratada pode causar consequências graves como paralisia facial, visão turva, derrame ou envolver risco fatal, por isso recebe o nome apropriado de 'triângulo perigoso da face'.

Triângulo perigoso da face: qual é e por que deve-se ter cuidado ao espremer uma espinha - O que é o triângulo perigoso da face

Por que o triângulo perigoso da face representa um risco

As veias encontradas ao redor do triângulo perigoso da face não possuem válvulas, portanto qualquer tipo de infecção ou lesão nesta área pode atingir a região do seio cavernoso, depositar-se e infectar outras estruturas próximas.

Perto do seio cavernoso existem veias, nervos e artérias que vão em direção aos olhos e se comunicam com as meninges e a glândula pituitária. Por esse motivo, se ocorrer uma infecção na mucosa ou na pele dessa área, pode causar abscessos cerebrais ou encefalite.

O triângulo perigoso da face é um risco porque as infecções podem se espalhar rapidamente, passando pelas veias faciais e atingindo o cérebro. Entre os riscos estão os seguintes:

  • Infecções generalizadas. Se você espremer uma espinha ou tocar uma ferida de maneira inadequada, as bactérias podem passar pela pele.
  • Cicatrizes permanentes.
  • Abscessos cerebrais ou pus no tecido cerebral.
  • Meningite, uma inflamação das membranas que cobrem a medula espinhal e o cérebro.
  • Trombose no seio cavernoso, ou seja, formação de coágulo sanguíneo nessa área.
  • Morte.

Se uma pessoa sentir que pode estar afetando esta área, devido a uma espinha ou ferida, deve ir ao médico. Os sintomas que você pode sentir incluem:

  • Forte dor de cabeça.
  • Inflamação nos olhos ou perto deles.
  • Dificuldade em mover os olhos.
  • Visão turva.
  • Visão dupla.
  • Perda total de visão.
  • Convulsões.
  • Febre.
  • Confusão.

Portanto, embora possa não parecer perigoso estourar uma espinha, é preciso ter cuidado para evitar que as bactérias se desloquem para aquela área cavernosa no centro da cabeça e causem complicações fatais.

Triângulo perigoso da face: qual é e por que deve-se ter cuidado ao espremer uma espinha - Por que o triângulo perigoso da face representa um risco

Como tratar espinhas que aparecem no triângulo perigoso da face

Agora, como tratar as espinhas que aparecem no triângulo perigoso da face? Conforme indicado, é uma área perigosa, por isso é recomendável aplicar as seguintes orientações:

  • Mantenha a área limpa: lave o rosto pelo menos duas vezes ao dia, com água morna e um limpador não agressivo. Produtos que contenham álcool ou que sejam abrasivos e possam causar irritações na pele devem ser evitados, principalmente se você tiver pele sensível.
  • Não toque no rosto se vir uma espinha: evite pressionar a espinha, pois você pode levar as bactérias das mãos para a pele e de lá chegar ao cérebro.
  • Use compressas quentes: que podem ajudar a drenar o pus espontaneamente e reduzir a inflamação.
  • Aplique produtos específicos: se sua pele for oleosa, você pode considerar a aplicação de produtos que contenham ácido salicílico ou peróxido de benzoíla, que ajudam a secar as espinhas.
  • Consulte um dermatologista: se você não conseguir controlar a espinha ou ela ficar dolorida, vá ao médico para que ele prescreva um tratamento mais eficaz.
  • Use antibióticos tópicos: por precaução ou porque já existe uma infecção visível, o médico provavelmente irá prescrever o uso de pomada antibiótica, desta forma uma infecção bacteriana pode ser evitada ou controlada e eliminada.

Da mesma forma, você deve observar se há presença de pus, inflamação ou vermelhidão no local, dor intensa na espinha ou se tem dor de cabeça, febre ou algum sintoma que faça suspeitar que se trata de uma espinha que pode causar complicações para você, vá imediatamente a uma consulta médica. Reconhecer quando uma espinha é perigosa pode prevenir consequências indesejadas ou riscos maiores.

Agora que você sabe sobre o triângulo perigoso da face: qual é e por que deve-se ter cuidado ao espremer uma espinha, recomendamos que você leia sobre Como desinchar uma espinha interna e Como desinflamar uma espinha.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Triângulo perigoso da face: qual é e por que deve-se ter cuidado ao espremer uma espinha, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Triângulo perigoso da face: qual é e por que deve-se ter cuidado ao espremer uma espinha