Vírus, sinais e Sintomas

Como se pega HPV na boca

Como se pega HPV na boca

A HPV é uma doença causada por um vírus transmitido através do contato físico, o que envolve sexo (inclusive o sexo oral). Por ser uma doença majoritariamente assintomática, ou seja, por não apresentar sintomas na maior parte das vezes e também por poder demorar meses, a HPV é uma doença extremamente comum e estima-se que atinge mais da metade dos jovens[1], dentre os quais muitos mesmos não sabem serem portadores do vírus. Outro problema que envolve não apenas a HPV mas outras doenças sexualmente transmissíveis é a falta de informação acerca do assunto[2], o que aumenta as chances de contágio, já que poucos sabem como efetivamente se proteger contra o vírus. Para esclarecer o tema, neste artigo do umCOMO você vai entender como se pega HPV na boca e as principais dúvidas relacionadas ao tema.

Também lhe pode interessar: Como se pega HPV

Índice

  1. Sintomas de HPV na boca
  2. Como se pega HPV
  3. 'HPV pega com beijo na boca?'
  4. Tratamento para HPV
  5. Qual exame detecta HPV na boca e qual médico procurar
  6. Vacina do HPV

Sintomas de HPV na boca

O mais reconhecível entre os sintomas da HPV são as verrugas, que podem aparecer em diversos lugares do corpo e surgem na boca em caso de contato direto com uma região contaminada por meio do sexo oral ou do beijo em casos raros em que há o contato com a ferida localizada na boca do contaminador. As verrugas ocasionadas em razão da HPV são:

  • Esbranquiçadas;
  • Indolores;
  • Possivelmente visíveis a olho nu;
  • Semelhantes às aftas;
  • Mais frequentes na região interna do lábio.

Os sintomas de HPV na boca visíveis são apenas as verrugas labiais, entretanto, existem outros sinais que podem ajudar a fortalecer a hipótese de contágio, como a já confirmada contaminação por alguma outra doença sexualmente transmissível e distúrbios que envolvam baixa imunidade e, por consequência, aumentam as chances de contágio não apenas pelo vírus da HPV como por qualquer outro hospedeiro.

Como se pega HPV

Ainda que a HPV seja uma doença sexualmente transmissível, existem outras formas de contágio que envolvem o contato direto com objetos e superfícies contaminadas como toalhas de banho, assentos em transportes públicos e bancos, além disso, vale dizer que HPV na boca é contagioso, sendo assim, utilizar talheres e copos com os quais pessoas infectadas tiveram contato oral é colocar-se em risco.

Veja mais em: Como se pega HPV

'HPV pega com beijo na boca?'

O HPV só pode ser transmitido por meio do beijo em casos nos quais a pessoa contaminadora tiver verrugas orais, caso a doença for assintomáticas os riscos de contaminação são baixíssimos e podem ser ignorados. HPV na boca não é raro e a doença atinge grande parte da população, ainda que as verrugas na boca não tenham aparecido, podendo aparecer a qualquer instante.

Leitura complementar: posso pegar HPV pelo beijo?

Como se pega HPV na boca - 'HPV pega com beijo na boca?'

Tratamento para HPV

A HPV é uma doença que não tem cura mas tem tratamento, ou seja, não existe um remédio milagroso que possa fazer com que o corpo do paciente se livre de vez da contaminação mas há formas de atenuar os sintomas e também de remover as verrugas. Apesar disso, na maior parte dos casos o corpo do paciente acaba criando anti-corpus e eliminando o vírus quando faz-se o tratamento adequado eliminando as verrugas.

As formas de como tratar e tirar HPV na boca envolvem o uso de pomadas locais, remédio para HPV na boca a serem ingeridos ou queimadura química, entretanto, apenas um médico pode avaliar a situação específica e recomendar a melhor forma de remoção na situação específica. O tratamento caseiro para HPV envolve uma boa alimentação capaz de fortalecer o sistema imunológico do paciente de forma que torne mais fácil a criação de anti-corpus capazes de derrotar o vírus, o que pode levar até 2 anos.

Além do tratamento, também é possível tomar a vacina, que previne contra os tipos mais frequentes de HPV e diminuir as chances de novo contágio[3], ainda que a vacina não cure a infecção já adquirida e não proteja contra os outros tipos do vírus. A única forma de real prevenção contra o vírus da HPV é o uso de preservativos em qualquer relação sexual.

Qual exame detecta HPV na boca e qual médico procurar

Para se certificar ou anular a possibilidade do contágio pelo vírus da HPV na boca é necessário que se consulte um médico infectologista, visto que são estes os especialistas em todos os tipos de contaminação por vírus, bactérias etc. Os médicos como o ginecologista e o urologista também podem ser consultados por estarem habituados a detectar verrugas causadas pela HPV e outras doenças sexualmente transmissíveis, entretanto, quando a região afetada não for íntima, o melhor é que se consulte o infectologista. Ainda que doenças na região bucal sejam tratadas por otorrinolaringologistas, em caso de HPV na boca o otorrino não é a melhor opção visto que não costuma lidar com infecções do tipo.

Exame que detecta HPV

Caso o médico considere a possibilidade de HPV, será pedido um exame de biopsia que será realizado com um pedaço de verruga que será removido pelo próprio médico e enviado para análise ou então em um laboratório, caso seja emitido um pedido de exame. Indo mais profundamente na pesquisa é possível não apenas detectar o vírus mas também o tipo encontrado, visto que existem mais de 200 tipos de HPV, sendo a maior parte deles inofensivos no sentido de não apresentarem riscos maiores como o de câncer na garganta ou bucal.

Vacina do HPV

Um dos principais responsáveis pelo câncer de colo de útero e pelo câncer de pênis, o vírus HPV (Vírus Papiloma Humano, em tradução do inglês) requer cuidado e vacinação adequada - afim de evitá-lo. E existem duas vacinas capazes de inibir o surgimento do vírus, são elas: a quadrivalente, que previne contra 4 tipos do vírus (o 16 e 18, responsáveis pelo câncer de colo de útero e o 6 e 11, responsáveis pelas verrugas genitais). Existe também uma vacina específica apenas para prevenir contra os tipos 16 e 18 (a bivalente). Entenda quando tomar a vacina do HPV e as dúvidas mais comuns relacionadas ao tema.

Como funciona a vacina do HPV

A produção de anticorpos específicos para cada subtipo de HPV será estimulada pela vacina. Então, quanto mais anticorpos seu corpo produzir, mais protegido você ficará, além - claro - da quantidade de anticorpos que estiver presente no local infectado. No entanto, ainda assim, não se sabe ao certo por quanto tempo a vacina pode manter nosso corpo protegido.

É importante saber, também, que a vacina não é obrigatória. E que ela não substitui a ida ao ginecologista ou o uso do preservativo durante a relação sexual.

Quando tomar a vacina do HPV

  • Meninas - meninas com idade entre nove e treze anos (pois, busca-se um público que - em tese - ainda não iniciou a vida sexual, garantindo a eficácia da vacina).
  • Meninos - os meninos também podem tomá-la a partir dos nove anos de idade. Mas, estende-se até os vinte e seis anos (para também prevenir contra o câncer anal).

A aplicação da vacina é feita da seguinte maneira:

  • Bivalente - são três doses. Sendo que a segunda é aplicada um mês após a aplicação da primeira e a terceira cinco meses após a aplicação da segunda.
  • Quadrivalente - também em três doses. A segunda é aplicada dois meses após a primeira e a terceira, seis meses após a segunda.

Efeitos colaterais da vacina contra HPV

Ainda não foi percebido nenhum efeito colateral em pessoas que receberam a aplicação da vacina do HPV, além da esperada dor e edema no local aplicado. No entanto, existem contradições e polêmicas quanto a estes efeitos. Para mais informações, consulte o artigo Quais são os efeitos colaterais da vacina contra HPV.

Contraindicação da vacina do HPV

Pessoas alérgicas a algum componente da vacina e pessoas não incluídas na faixa etária citada acima. Ainda não existem estudos que tratem a respeito da aplicação da vacina contra o HPV em grávidas, por enquanto, a vacinação é liberada.

Como prevenir o HPV

Para prevenir a infecção com o vírus, é necessário a ida constante ao ginecologista, para exames rotineiros. Além do uso da camisinha em toda relação sexual, uma vez que esse é o principal e maior meio de contaminação com o vírus.

O consumo de tabaco e drogas também pode deixar o sistema imunológico mais fraco, abrindo brechas para a infecção.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se pega HPV na boca, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Referências
  1. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452018000200209&lang=pt
  2. https://www.msdmanuals.com/pt-pt/casa/infec%C3%A7%C3%B5es/imuniza%C3%A7%C3%A3o/vacina-contra-papilomav%C3%ADrus-humano
  3. https://saude.abril.com.br/medicina/hpv-atinge-mais-da-metade-dos-jovens-brasileiros/
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Negro
Será HPV tem cura?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá, o nosso artigo sobre HPV tem cura pode te ajudar: https://saude.umcomo.com.br/artigo/hpv-tem-cura-18127.html. Esperamos que continue nos acompanhando. Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
A sua avaliação:
Martim Lemos
Qual medico procurar em casos assim?
1 de 2
Como se pega HPV na boca