Partilhar

HPV tem cura?

Por Nicolas Santos. Atualizado: 21 março 2018
HPV tem cura?
Imagem: fabianakac.com.br

Não pode se dizer que o HPV tem cura garantida pois nem sempre o vírus pode ser eliminado do organismo. Mesmo que as lesões desapareçam do indivíduo não é possível dizer que o indivíduo está curado pois o vírus não foi eliminado do seu organismo, apenas diz que a infecção tenha sido controlada.

Um dos sinais de que o HPV está curado é a completa eliminação das verrugas, o que é difícil saber uma vez que algumas são tão pequenas que não é possível vê-las a olho nu, desta forma os pacientes precisam estar sempre atentos e passar por frequentes consultas no médico. Neste artigo, umComo te diz se HPV tem ou não tem cura.

Também lhe pode interessar: Como identificar o HPV no homem

O HVP pode se curar sem usar medicamentos

Não, o HPV não pode desaparecer do organismo de forma natural, é necessária a interferência de medicamentos. Se o paciente apresenta as verrugas genitais características do HPV ele precisa visitar um médico para obter todas as orientações.

Em umComo temos um artigo explicado como se pega HPV e como prevenir o HPV.

Como funciona o tratamento do HPV

O tratamento desta doença pode ser feito em casa através do uso de pomadas, ou no hospital, neste caso são usados outros métodos, mais eficazes na eliminação dos sintomas do HPV como a cauterização.

Os remédios mais comuns são as pomadas para HPV, como imiquimode ou podofilex além dos remédios que naturalmente fortalecem o sistema imunitário. Existem pesquisas que dizem que a pomada Barbatimão tenha grande força contra o vírus do HPV embora esta pomada ainda não seja comercializada.

Enquanto o paciente passa pelo tratamento do HPV é extremamente recomendado o uso de preservativos durante todas as relações sexuais, ou até mesmo nem entrar em contato com isso. Uma boa alimentação também ajuda no processo do tratamento desta doença, seguindo as dicas acima você diminui a chance de contaminação ou até mesmo de uma reinfecção.

Lembre-se, o HPV tem cura e isso está cientificamente comprovado, o que determina o sucesso ou falha do tratamento é a força de vontade do paciente, portanto, assim que perceber que está com HPV ou até mesmo antes disso, se notar algo estranho no seu corpo depois de relações sexuais é essencial que você vá a um médico responsável, neste caso o urologista. Assim que receber o diagnóstico e os conselhos do seu médico, siga-os à risca, a disciplina é essencial no tratamento do HPV.

Veja também: Quem tem hpv pode doar sangue? - 6 dúvidas comuns

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a HPV tem cura?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se previna e use sempre camisinha nas suas relações sexuais!
  • Se previna e use sempre camisinha nas suas relações sexuais!

Escrever comentário sobre HPV tem cura?

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
janaina lopes de amorim
Gostaria de saber se o HPV uma porta de entrada para o HIV
thiago
Tenho uma dúvida... Bolinhas em baixo da glande quer dizer que é o estado inicial do hpv?

HPV tem cura?
Imagem: fabianakac.com.br
HPV tem cura?

Voltar ao topo da página