PARTILHAR

Como se pega HPV

Samuel Ferraro
Por Samuel Ferraro. Atualizado: 18 setembro 2018
Como se pega HPV
Imagem: saude.consultaclick.com.br

O HPV é abreviatura do papiloma humano, um vírus que afeta tanto homens quanto mulheres. Ele pode ser transmitido através contato com pele, principalmente, através de relações sexuais. As zonas mais atingidas pelo HPV são ânus, vulva, pênis e laringe. A manifestação de infecção mais ocorrente em homens é a aparição de verrugas na região genital. Mas, apesar de o principal meio de transmissão ser o sexo, também pode haver infecção por fômites, que é qualquer objeto contaminado capaz de transmitir doença, como por exemplo, vaso sanitário, biquínis e duchas de banheiro. A contaminação pode ocorrer, também, através do uso de talheres, toalhas e até assento de coletivos, como ônibus, metrô e trem. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra como se pega o HPV.

Também lhe pode interessar: Como se pega HPV na boca

Sobre o vírus

O HPV é um vírus diretamente ligado ao câncer de útero, que por sua vez é a segunda maior causa de morte de mulheres por tumor em todo mundo. O HPV fica atrás apenas do câncer de mama.

O vírus pode provocar tumores (benignos e malignos) na parte interna da boca e garganta, porém, existem mais de trinta tipos de HPV que podem afetar áreas genitais, tanto de homens, como de mulheres. No homens, 40% dos casos registrados de câncer de pênis são decorrentes de infecção do vírus Papiloma Humano.

Formas de contágio

O vírus HPV é altamente contagioso e pode ser transmitido com uma só exposição. Você pode pegar o HPV através da relação sexual (incluindo o sexo oral). De acordo com a OMS, Organização Mundial da Saúde, quase metade das pessoas que tiveram relações sexuais com um parceiro infectado pelo vírus desenvolveram os sintomas do vírus no período de 90 dias. Em todo o planeta, existem cerca 600 milhões de pessoas infectadas pelo papiloma vírus humano. Já no Brasil, estima-se que cerca de 10 milhões de pessoas estejam infectadas pelo vírus.

Leitura complementar: Como se pega HPV na boca

Através de exames, é possível saber se existe a infecção do HPV. Esses exames são de suma importância já que a maioria das pessoas não apresenta qualquer sintoma do vírus, o que o torna ainda mais perigoso, pois assim, a transmissão aumenta de forma assustadora e inconsciente, fazendo o alastre da infecção de forma sorrateira. Por isso, é tão necessária a realização de exames periódicos, feitos por ginecologistas, proctologistas e urologistas. Fique atento, também, a aparição de verrugas e coceira nos órgão genitais.

Prevenção

O HPV pode desaparecer de forma espontânea, mas, uma vez feito o diagnóstico positivo o tratamento pode ser feito com medicamentos ou procedimento cirúrgico.

Para se prevenir, o procedimento é o mesmo para a proteção de doenças sexualmente transmissíveis, ou seja, usando o preservativo.

No caso das mulheres, o exame de Papanicolau ou a prevenção ginecológica é o mais indicado, já que detecta as alterações que o papiloma vírus pode causar nas células.

Outra forma de prevenção é a vacinação contra HPV. Duas vacinas estão registradas no Brasil, ambas prevenindo contra a infecção pelos dois subtipos de câncer mais prevalentes no Brasil e no mundo, os tipos 16 e 18.

Então, segue a máxima da prevenção na relação sexual, sempre. O prazer e a responsabilidade andam assim, sempre juntos.

Dica: Acesse também esse artigo e descubra: papiloma humano em homens, como detectar?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se pega HPV, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como se pega HPV
Imagem: saude.consultaclick.com.br
Como se pega HPV

Voltar ao topo da página ↑