Como tratar uma intoxicação alimentar


A intoxicação alimentar acontece quando se comem alimentos contaminados. Isto é mais provável que aconteça depois de comer produtos de carne, ovos ou produtos láteos que contenham bactérias prejudiciais, tais como E. Coli. Se tem uma intoxicação alimentar por alimentos, é provável que tenha muitas vezes um dos seguintes sintomas: náuseas, mal-estar estomacal, diarreia, calafrios, vômitos e febre.
Os medicamentos contra as náuseas ou a diarreia, são praticamente inúteis contra a intoxicação alimentar, que é essencialmente uma infeção bacteriana. Leia o artigo que se segue para saber o que você pode fazer para ajudar a aliviar estes sintomas, mas não se esqueça que o mais importante é que se ponha em contato com um médico para que analise o seu caso.
Vai precisar de:
- Água
- Torradas
- Caldo de galinha ou legumes
- Suplementos probióticos ou iogurte com lactobacillus acidophilus ou Bifidus ativos.
Passos a seguir:
Mantenha-se hidratado. Os efeitos da intoxicação alimentar causam desidratação e fazem com que se sinta pior. Beba água e outros líquidos, mas evite a cafeína, que atua como um diurético que o fará urinar com mais frequência. Beba apenas líquidos claros, como o caldo de galinha ou caldo de legumes, quanto mais claro é o líquido mais água contém. O objetivo é repor os líquidos que perdeu através da diarreia ou vômitos.
Coma. Provavelmente não quer, porque não se sente bem, mas deve comer para manter a sua energia. Coma alimentos secos, como torradas ou biscoitos. Quanto mais mole a comida, mais provável é que seja capaz de a digerir. Não coma alimentos picantes ou frutas que sejam difícil de digerir enquanto estiver doente.
Tome alguns suplementos probióticos ou coma iogurte com culturas vivas. Os probióticos são microrganismos vivos que são benéficos para o corpo e podem ajudar a prevenir ou a tratar os sintomas causados pelas bactérias prejudiciais, incluindo o tipo que causa a dita intoxicação. Também são elogiados pela sua capacidade para estimular o seu sistema imunológico e prevenir infeções. Podem ser encontrados em forma de pílulas ou cápsulas, mas também se encontram no iogurte que contém culturas vivas.
Os iogurtes de marca que contêm culturas vivas, geralmente vêm especificados na embalagem, e as lojas de iogurte congelado tendem a mostrar essa informação nos sinais e publicidade. Trate de se manter afastado da gama de iogurtes que contêm uma grande quantidade de açúcar, uma vez que isso pode irrita ainda mais o seu estômago.
Deve ser paciente. Pode tardar alguns dias para limpar as toxinas da intoxicação alimentar. Descanse o máximo possível e abstenha-se de exercício vigoroso até estar bem novamente. Leia os avisos em baixo na secção de conselhos.
Para informações extras, confira o artigo sobre o que acontece quando ingerimos água e alimentos estragados.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar uma intoxicação alimentar, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.
Conselhos
- Dê eletrólitos orais a uma criança ou bebê que sofre de sintomas de intoxicação por alimentos. Estes encontram-se na maioria das farmácias.
- Procure atenção médica se qualquer das seguintes condições se aplicam a si.
- 1. Os seus sintomas duram há mais de cinco ou seis dias ou parecem estar piorando.
- 2. Tem sangue ou muco nas fezes. Pode ter uma hemorragia intestinal. Pode ser esclarecido por si mesmo, mas é melhor consultar um médico.
- 3. As suas fezes são de cor negra. Isto significa que está gravemente desidratado.
- 4. Tem uma febre que dura há mais de três dias.
- Também pode optar pelo seguro, e procurar atenção médica imediatamente se a sua criança ou bebê contraiu alguma intoxicação alimentar. As crianças e os idosos, cujos sistemas imunitários são mais fracos em geral, são mais propensos a desenvolverem anemia ou inclusivamente uma paralisia muscular como consequência de caos graves de intoxicação alimentar.