Lavar frango é indicado?
A discussão sobre se deve ou não lavar o frango antes de cozinhá-lo é muito difundida, pois há pessoas que fazem isso como prática comum, mas especialistas e diversas instituições alimentares recomendam não fazê-lo, pois isso pode aumentar o risco da pessoa ser contaminada devido à disseminação da bactéria Campylobacter, tanto nas mãos quanto nos utensílios de cozinha. A intoxicação por esta bactéria pode causar graves problemas de saúde, como diarreia, vômito, febre e outras complicações.
A seguir, no umCOMO contaremos a forma correta de manusear o frango para evitar contaminações e se lavar frango é indicado?
Lavar frango é indicado ou não?
O frango não deve ser lavado antes de cozinhar. De fato, os órgãos responsáveis pelas normas alimentares têm alertado a população que isto aumenta o risco de proliferação da bactéria Campylobacter, tanto nas mãos de quem cozinha como no vestuário, nas zonas onde trabalham e nos utensílios de cozinha, pois ao colocá-lo sob a torneira respingam gotas de água.
Assim, se houver faca ou garfo próximo ao local onde o frango estiver sendo lavado, eles ficarão contaminados e poderão atingir o organismo da pessoa. Além disso, não é necessário lavar o frango antes de cozinhá-lo, pois antes de ser distribuído para venda ele passou por um tratamento de desinfecção, após sair das unidades de produção.
Ao longo desse processo são adicionados produtos químicos, como dióxido de cloro, para reduzir Salmonella e Campylobacter, o que deve ser suficiente para que o frango permaneça livre de bactérias até chegar às mãos do consumidor final. De toda forma, podem permanecer resíduos, ou se for um frango caipira e não passou por esses processos, é necessário evitar a propagação da bactéria. O que tudo isso significa é que você não precisa lavar o frango antes de cozinhá-lo, porque não se faz necessário.
Por que não é indicado lavar o frango
Quando a pessoa lava o frango antes de cozinhá-lo, pode se contaminar com a bactéria Campylobacter e outros microrganismos, conforme já observado. Geralmente, essa bactéria é encontrada no intestino de aves, incluindo galinhas e perus, e é responsável por causar sintomas que incluem diarreia, dor abdominal, vômito, febre e desidratação. Ao lavar o frango, todos os respingos de água contaminam as superfícies ao redor da pia, inclusive os próprios utensílios que estão sendo utilizados para cozinhá-lo.
Alguns especialistas apontam que é uma prática desnecessária, pois não elimina nenhum outro microrganismo patogênico. Muitas pessoas lavam o frango porque acham que isso elimina bactérias, bem como qualquer cheiro desagradável. Por outro lado, há consumidores que utilizam alguns produtos para aplicar durante o processo de lavagem, como suco de limão, vinagre ou qualquer outro produto aromático. E mesmo todos esses produtos são desnecessários, pois não eliminam nada completamente.
Uma vez que as pessoas adoecem após consumir frango com bactérias, o desconforto pode durar pouco tempo, mas às vezes pode se estender e é necessário atendimento médico urgente, pois uma infecção causada por essa bactéria pode causar a síndrome do intestino irritado, assim como a síndrome de Guillain-Barré, que compromete o sistema nervoso, além de outras complicações graves. A população em maior risco são os idosos e as crianças.
Como evitar a contaminação pela Campylobacter
Para evitar intoxicações no manuseio do frango, recomenda-se o seguinte:
- Lave as mãos imediatamente após manusear o frango. Isto deve ser feito o mais rápido possível, para evitar que toque em outras áreas da cozinha e espalhe a infecção.
- O frango não deve ficar exposto à temperatura ambiente, muito menos se estiver cru, pois as bactérias proliferariam. Portanto, é mais conveniente congelar ou refrigerar muito bem.
- O frango deve ser cozido a uma temperatura de pelo menos 70°C para eliminar bactérias. Porque, a uma temperatura de 45 °C, a Campylobacter pode sobreviver. Se necessário, você pode usar um termômetro para ter mais certeza da temperatura da fervura.
Por fim, vale ressaltar que, naturalmente, o frango já contém diversas bactérias, que podem ser eliminadas pelo cozimento, portanto já se sabe que não é necessário lavar o frango antes de cozinhá-lo ou colocá-lo sob a água da torneira, visto que é um prática que pode ser prejudicial e causar algumas doenças.
Agora que você sabe que lavar frango não é indicado, te convidamos a testar algumas ideias de receitas. Aqui te ensinamos Como cozinhar um peito de frango.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Lavar frango é indicado?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.