PARTILHAR

Quanto tempo dura uma virose? Informações e recomendações

Yasmin Fonseca
Por Yasmin Fonseca. 15 março 2018
Quanto tempo dura uma virose? Informações e recomendações

Todo mundo já passou pela situação de estar doente, ir ao médico e ouvir "você está com virose", entretanto, a virose não é uma doença específica, mas sim uma patologia gerada por qualquer vírus no nosso corpo, até mesmo o vírus da gripe pode ser chamada assim. Médicos costumam generalizar viroses pois geralmente elas causam sintomas muito parecidos e o tratamento costuma ser o mesmo, logo, é desnecessário especificar o tipo de vírus que gerou a doença. Se você está com esse problema e quer saber quanto tempo dura uma virose, a resposta é, em média, 2 ou 3 dias, mas não mais que uma semana. Continue lendo esse artigo do umCOMO e saiba mais sobre o tema!

Também lhe pode interessar: Como tratar uma virose

Quanto tempo dura uma virose?

Na virose o tempo de incubação é de 2 a 3 dias, após esse período desde o tempo de contágio os sintomas começam a aparecer. Assim que os sintomas aparecem, há um pico de mal estar que dura mais dois ou três dias e após isso há melhoras - os sintomas desaparecem por completo após uma semana. Se você está tentando saber quanto tempo dura uma virose intestinal, ou seja, uma virose com diarreia ou o quanto tempo dura uma virose estomacal, a resposta é a mesma, já que são causadas por vírus similares, mas vai do paciente se cuidar pra que esse período não se estenda nem vire uma severa desidratação ou desnutrição.

Quanto tempo dura uma virose em bebê?

Em bebês e crianças o quanto de tempo dura uma virose é o mesmo, entretanto, como eles não são capazes de se cuidar sozinhos, é necessário que os pais deem bastante água e mantenham a criança em lugar limpo e arejado, longe do calor, que pode piorar os sintomas de mal estar.

Sintomas de virose

Como viroses são causadas por diversos tipos de vírus, pode haver pequenas variações nos sintomas, entretanto, de forma geral as viroses geram sintomas bastante parecidos que são:

  • Febre
  • Diarreia
  • Dores de cabeça
  • Dores no corpo
  • Falta de apetite
  • Dores estomacais

Por terem sintomas muito parecidos como a falta de apetite e dores estomacais, muitas vezes as viroses são confundidas com uma intoxicação alimentar. Para saber o que você tem veja como saber se é virose ou intoxicação alimentar nesse artigo e esclareça a dúvida!

Qual o remédio para virose?

Não existem remédios para virose, esse tipo de doença é combatido pelo próprio corpo, mas para isso é importante que a pessoa doente faça esforços para fortalecer seu sistema imunológico. Algumas dicas podem ajudar a erradicar os sintomas da virose com mais rapidez:

  1. Tome bastante água: Viroses costumam gerar vômitos e diarreia, que acabam resultando muito facilmente em uma desidratação, por isso é muito importante que pessoas com virose tomem bastante água, em média 2 litros por dia.
  2. Descanse: Pegar viroses deixa qualquer um fraco e sem energia, por isso é importante que você descanse bastante para reservar energias visando que seu corpo lute contra o vírus, facilitando inclusive o processo de cura.
  3. Se alimente bem: Comer enquanto doente é bastante difícil, mas o corpo precisa de forças para lutar contra o vírus, por isso é importante que a pessoa contaminada por vírus se alimente bem com alimentos variados e ricos em vitaminas, evite alimentos gordurosos pois além de não te ajudarem a se recuperar eles ainda são de difícil digestão, o que pode piorar o mal estar e provocar vômitos.
  4. Lave bem objetos de cozinha e toalhas: Para se recuperar mais rapidamente o doente precisa parar de entrar em contato com o vírus, por isso é necessário que se mantenha longe de objetos contaminados.
  5. Faça um soro caseiro, o soro é uma receita simples e fácil mas também muito eficaz usada para tratar de desidratações e doenças que causam desidratação. Para aprender a fazer veja como fazer soro caseiro nesse artigo.

Como evitar uma virose

  • Virose pega de uma pessoa para outra, então, se você conhece alguém que esteja doente, é bom evitar contato próximo e não utilizar os mesmos objetos como copos e toalhas, pois eles contêm o vírus e aumentam as chances de contaminação.
  • Em épocas de calor as viroses são muitos comuns, da mesma forma que gripes são muito comuns em épocas de frio, então quando o verão estiver chegando prepare-se e mantenha-se bastante hidratado, se alimente bem com alimentos frescos e naturais, se você fortalecer seu sistema imunológico as chances de pegar uma virose são muito menores.
  • Vacine-se. Um dos tipos mais comuns de vírus que causam a virose e também dos mais cruéis é o rotavírus, mas felizmente exite uma vacina contra o rotavírus chamada ROTARIX, essa vacina é distribuída em postos de saúde públicos do SUS principalmente em épocas de calor quando as viroses são mais comuns. Para tomar a vacina basta levar um documento com foto e a carteirinha de vacinação, não se esqueça de antes conferir se o posto de saúde está fornecendo esse tipo de vacina, pois existem vacinas sazonais que são oferecidas apenas em épocas específicas do ano. Se você tem mais de 65 anos ou pretende levar seu bebê para tomar a vacina, consulte antes um médico para que ele libere a vacinação pois bebês e idosos são mais frágeis e muitas vezes tomar vacina pode ser pior do que correr o risco de ficar doente.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto tempo dura uma virose? Informações e recomendações, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
kelem Cristiane
Ja tem alguns dias que sinto ansia de vomito quando vou comer.
Quanto tempo dura uma virose? Informações e recomendações
Quanto tempo dura uma virose? Informações e recomendações

Voltar ao topo da página ↑