Partilhar

Dor na axila: 9 causas comuns

Dor na axila: 9 causas comuns

Embora não seja o tipo de dor mais comum, as axilas ou sovacos podem sofrer com dores por motivos diversos que vão de um pelo encravado, uma crise de ansiedade até um câncer ou infarto (em caso de dor na axila esquerda). Para esclarecer todas as dúvidas e saber qual o melhor tratamento, neste artigo do umCOMO você vai entender quais são as as 10 causas mais comuns para dor na axila e quando realmente é preciso se preocupar.

1. Ínguas, linfonodos inflamados ou adenite

Uma das causas mais comuns para dor na axila são as inflamações dos linfonodos, os quais são chamados também de gânglios linfáticos e que são pequenos órgãos que formam o sistema linfático. Por sua vez, esse sistema age na defesa do organismo, produzindo anticorpos.

Ao pé da letra, as ínguas nas axilas são carocinhos sensíveis, nem sempre doloridos, que indicam que o nosso corpo está tentando se defender contra algum corpo estranho, infecção ou bactéria. O tamanho deles pode variar e quando eles crescem muito podem assustar.

Se os carocinhos na axila são realmente o sistema de defesa do corpo contra alguma infecção que não seja grave, eles devem desaparecer conforme o seu corpo vá ganhando resistência e uma compressa de gelo pode ser feita para aliviar o incômodo. Sob qualquer suspeita de algo mais sério, é imprescindível consultar um médico. Veja mais no artigo sobre como tratar íngua na axila.

2. Dor na axila por infecção

Já que as axilas possuem uma grande concentração de linfonodos, são altas as chances da dor na região ser causada por uma infecção no local, que pode ter origem na contaminação por bactérias e fungos. Nesses quadros, são comuns ainda coceira intensa e sensação de queimação na axila, podendo apresentar vermelhidão.

Quando a dor nas axilas é causada por infecções ela se assemelha a uma ferroada, a uma pontada. Além disso, a área torna-se inchada, sendo que são os linfonodos que incham e se tornam doloridos.

Dor na axila por foliculite

Pelo encravado é outra razão para dor nas axilas e a inflamação que causa dor debaixo do braço, sendo que o local fica inchado também e pode haver coceira e escurecimento da região . Esse problema se chama foliculite, que é uma inflamação na raiz do pelo. Depilações, atrito com tecidos e microrganismos são alguns dos responsáveis pelo quadro.

Em casos mais graves a foliculite deve ser tratada por um dermatologista e uma pequena intervenção cirúrgica pode ser necessária. Quando o pelo encravado é recente existem alguns truques caseiros que podem evitar que a infecção evolua. Se este é o seu caso, sugerimos as dicas dos remédios caseiros para foliculite.

3. Dor na axila pode ser câncer?

Sim, mas antes de se desesperar porque tem um caroço ali ou dor embaixo do braço é importante considerar todos as outras possibilidades e sintomas de câncer.

Câncer de mama e dor embaixo da axila

A dor nas axilas pode sinalizar, inclusive, câncer de mama, mais comum nas mulheres, embora os homens também possam ter a doença. Nesse caso, além de dor, na região surge um nódulo duro, o que dá origem à sensibilidade.

Neste caso a dor embaixo da axila pode irradiar para o braço. Outros sintomas do câncer de mama (confira todos aqui) são possíveis secreções mamárias, alteração no tamanho das mamas, cor dos mamilos, perda de peso e dor óssea.

Além do autoexame, o diagnóstico só pode ser feito por um médico e uma mamografia.

Linfoma e dor debaixo do braço

Os linfomas são cânceres característicos por atacarem os linfócitos cujo um dos sintomas mais comuns é o aparecimento de ínguas que nem sempre são um caroço na axila com dor e são acompanhados de outros possíveis sintomas como febre, coceira e erupções.

Eles são diferenciados entre Linfoma Hodgkin e Linfoma Não-Hodgkin, segundo que o primeiro é raro e o segundo é mais comum em idosos. Para aprofundar-se nos sintomas detalhados sugerimos a leitura do artigo: O que é como identificar um Linfoma

Leucemia

Protuberâncias nas axilas podem ser um dos sintomas do câncer de sangue, ou leucemia, embora geralmente não cause dor. No entanto, existem outros sintomas causados pela diminuição das plaquetas que também devem ser levados em consideração como fadiga, falta de apetite, perda de peso, febre sem motivo aparente, surgimento de manchas roxas, anemia e dor embaixo das costelas.

Por serem sintomas comuns de outras doenças também, antes de se preocupar você precisa consultar um especialista para fazer os exames necessários. Se você quer saber mais sobre o tema, dê uma lida no artigo sobre todos os sintomas da leucemia.

4. Dor na axila na TPM

O início do ciclo menstrual é outra entre as causas para a dor na axila em mulheres. A razão é porque todo o corpo feminino se torna mais sensível nesse período, mas essa dor deve terminar tão logo o ciclo menstrual chegue ao fim.

5. Dor muscular na axila

O esforço excessivo pela prática de esportes ou outra atividades pode gerar dor embaixo do braço por uma possível distensão muscular. Nestes casos, não se formam gânglios e a dor fica mais em volta da axila, podendo gerar até uma dificuldade em levantar os braços. Se a distensão não foi grave o repouso por alguns dias pode ser suficiente. Em casos mais graves um médico pode receitar analgésicos e outros medicamentos para aliviar a dor.

Leia mais em: Como tratar a distensão muscular

6. Doença do arranhão do gato

Menos comum, mas uma possibilidade é a dor provocada pela doença da arranhadura do gato. Ocorre se o animal arranhar ou morder as axilas. Essa doença é transmitida apenas se o gato possuir a bactéria Bartonella henselae, sendo que a mesma se prolifera infectando os vasos sanguíneos.

Além de dor, rigidez e inchaço nas axilas, outros sintomas são bolhas vermelhas, febre, dor de cabeça, falta de apetite, problemas de visão e tumefação cerebral. Por isso, é importante manter o seu gato vacinado. Quanto ao tratamento deve ser prescrito por um especialista.

Assim que a dor persistir nas axilas é importante buscar ajuda médica, pois o tratamento vai variar de acordo com a causa do problema. Quando se tratam de infecções, em geral, o especialista prescreve antibiótico, remédio esse que vai depender da origem da inflamação.

7. Dor no sovaco e ansiedade

A ansiedade pode se manifestar de diferentes maneiras em cada pessoa, sendo que algumas podem sentir sintomas físicos que geram rigidez muscular e isso pode se refletir com um incômodo nas axilas. Para saber se a sua a dor na axila é um sintoma de ansiedade, observe também outros sinais como angústia, sensação de perigo, dificuldade de concentração, palpitação, taquicardia, dificuldade respiratória e outros sinais que você pode conferir neste artigo sobre todos os sintomas da ansiedade.

8. Queimação na axila por alergia

Se além de dor, a axila coçar muito, a origem do problema pode alérgica, ocasionada por desodorante/antitranspirante. Nesse caso, é preciso trocar de produto ou mesmo fazer uso de fórmulas caseiras, como usar leite de magnésia. Produtos sem álcool e sem perfume podem ser menos agressivos.

9. Dor na axila esquerda e sintomas de infarto

As causas da dor na axila direita e esquerda são as mesmas com algumas exceções sendo que a mais preocupante delas é a possibilidade de um infarto, já que um dos sintomas é uma dor no braço esquerdo que pode irradiar para as axilas. No entanto, se for um infarto é muito provável que a pessoa sinta outros sintomas como dor no peito, dificuldade para respirar, náuseas e palpitações.

Se houver qualquer suspeita de infarto é imprescindível buscar ajuda médica imediatamente.

Caroço na axila e dor?

Leia também: O que pode ser um nódulo na axila

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor na axila: 9 causas comuns, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Dor na axila: 9 causas comuns

O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
Lídia
Sinto dor de baixo das duas axilas o que pode ser?Sofrir um acidente de moto tá fazendo 10 dias pode ter alguma coisa a ver?
joão rachid
Muito esclarecedores e pontuais
A sua avaliação:
Edvaldo
tenho dor na axila que irradia para o braço, preciso ir ao médico urgente!
Edson Filho
Qual especialista? Para dores, pontada, biliscons, choque(como se fosse) debaixo do braço. aparece de repente
Marieli
Apareceu um caroço interno na axila esquerda e ele estava doendo quando eu colocava a mão. Porém, depois de alguns dias ele sumiu e apareceu na outra axila e também está doendo quando coloco a mão. O que pode ser?
Editor umComo.com.br
Oi, Marieli. Este artigo pode te ajudar, mas o ideal é procurar um médico: https://saude.umcomo.com.br/artigo/o-que-pode-ser-um-nodulo-na-axila-24647.html
Mari
Eu se fosse você iria ao Dr.
Eu passei por uma situação onde sentia fisgadas e percebi que por vezes aparecia um caroço. Observei por um mês e o caroço aumentou fui ao Dr e no início disseram ser um cisto comum, marcaram a cirurgia para retirada do mesmo e na mesa cirúrgica no dr percebeu que havia aumentado, logo fez uma biópsia e deu C.A de mama. Na época eu tinha 27 anos. Fiz o tratamento ( quimioterapia e rádio) e hj estou curada. É importante não esperar mesmo que difícil é preciso buscar auxílio médico já no início de sintomas pois assim a cura é mais garantida. Tenham fé e não deixe a doença tomar conta. Tudo é passageiro, sua cabeça e seu emocional equivalem a 90% da sua cura, então acredite e encare.
Felicidades 😘
Marcia Regina
Tenho um incômodo na axila direita , está inchada e sinto que tem um gânglio . Dor só se eu tocar, ou as vezes fica com bolinhas tipo alergia ao desodorante ou presto barba. O que pode ser ?
Girleide Moura Santos
Boa noite! alguns meses tenho sentido dor nas axilas,elas somem e depois aparecem,as vezes é como se estivessem latejando. Já fui ao clinico e falei sobre o caso,fiz exames de mama mas não deu nada.Mas continua as dores.Passei novamente nele este ano para fazer exames de rotina e falei para ele novamente,mas ele fica sem saber o porque. O que eu faço?obrigado!
Editor umComo.com.br
Oi Girleide! As suas dores batem certo com alguma das possíveis causas mencionadas no artigo?
A sua avaliação:
mari
as vezes eu sinto forte pontada embaixo do braço esquerdo quais sao as causa .
joao
talvez seja dometriaco de perdicompias... procure um médico
A sua avaliação:
analtina
Olá eu tenho 18 anos e tenho esses nodolos nas axilas desde os 14 anos. eles dão dores quando aperto ou seguro nele. Eu achava que ia desaparecer com o tempo, mas eles permanecem. o que será que eu tenho?
meg cadena
oi, pode ser cisto sebaceo, eu tambem tenho algumas bolinhas :). obrigada por ler a minha resposta ^_^
Mauro
Tenho dores nas axilas e virilhas. São horríveis! Procurei todo tipo de especialistas e nada.
Valéria
Sinto umas sum achadas nas axila esquerda dor frequente

Dor na axila: 9 causas comuns
Dor na axila: 9 causas comuns

Voltar ao topo da página