Partilhar

Remédios caseiros para os fungos na pele

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Remédios caseiros para os fungos na pele

Apesar de serem mais comuns em zonas como as unhas, os pés ou as axilas, que é onde se observa uma maior umidade e sudoração, os fungos podem afetar a pele de qualquer parte do corpo. Há de diversos tipos, mas todos eles implicam uma mudança na coloração da pele, à qual se somam sintomas como descamação, prurido, coceira, ardor, aparecimento de rachaduras, entre outros. É conveniente determinar qual é a causa do seu aparecimento para poder iniciar o tratamento apropriado e recuperar o estado original da pele. Além disso, também é possível fazer uso de alguns produtos naturais que contam com propriedades antifúngicas e que são bons aliados para parar a proliferação destes micro-organismos. Tome nota dos remédios caseiros para os fungos na pele que vamos explicar para você neste artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como curar os fungos na pele
Passos a seguir:
1

As infecções por fungos podem afetar diferentes partes do corpo e costumam se apresentar através do aparecimento de umas manchas ou lesões cutâneas avermelhadas e esbranquiçadas, que são acompanhadas de sintomas como vermelhidão, prurido e ardor intenso. São diversos os motivos que podem causá-las, entre os quais se encontram: sudoração excessiva ou muita umidade na pele, contágios, uma dieta inadequada, uma higiene deficiente, o aumento das secreções sebáceas, outros transtornos da pele, etc.

Seja qual for a causa, é importante ir ao médico se a pele for infectada por fungos, pois com base no estado da pele e o fator originário, deverá seguir-se um tratamento ou outro.

Remédios caseiros para os fungos na pele - Passo 1
2

Um dos remédios caseiros para os fungos na pele mais eficientes é a aplicação de aloe vera na zona afetada. A razão é que se trata de uma planta que, além de favorecer a regeneração dos tecidos danificados da pele, conta com propriedades antissépticas e antifúngicas, evitando assim a proliferação de fungos e bactérias. Também permite acalmar a pele em profundidade e fazer frente a sintomas como a coceira, o ardor e a vermelhidão.

Recomendamos a você que corte uma folha de aloe vera e aplique diretamente a babosa que há no seu interior sobre a pele ou que, ao invés disso, adquira um gel de aloe vera comercial que seja o mais puro possível. Poderá realizar o tratamento várias vezes ao dia e deverá deixar que o aloe vera seque por si só.

Remédios caseiros para os fungos na pele - Passo 2
3

O vinagre de maçã é um produto excelente para o tratamento de infecções na pele originadas por fungos, pois, por um lado, ajuda a equilibrar o pH natural da derme e, por outro, é um potente antifúngico natural que favorece a eliminação do micro-organismo ou fungo causador da infecção.

Pode utilizar o vinagre de maçã de duas formas diferentes para acalmar a pele afetada por fungos. A primeira delas consiste em diluir uma quantidade de vinagre de maçã na mesma quantidade de água e, com a ajuda de uma gaze limpa, aplicar sobre a zona. A segunda, igualmente eficaz, consiste em adicionar 2 ou 3 xícaras de vinagre de maçã na água da banheira e tomar um banho relaxante durante pelo menos 20 ou 30 minutos, certificando-se de que o produto chega às zonas afetadas.

Remédios caseiros para os fungos na pele - Passo 3
4

O alho é um alimento que se destaca pelos seus incríveis benefícios para a saúde já que atua como um bom antibiótico natural. E esta não é a única propriedade que pode aproveitar, pois é também uma ótima alternativa para favorecer a cura dos fungos na pele graças ao seu conteúdo em alicilina, e evitar que estes se propaguem.

Para utilizá-lo, pode fazer compressas de alho esmagado e colocar sobre a região infectada por fungos. Para isso, esmague dois dentes de alho crus e envolva-os em uma gaze limpa, desta forma, ao aplicar e deixar repousar, o suco do alho irá penetrando na pele. Outra opção é consumir alho cru, o qual ajudará você a reforçar o seu sistema imunológico e a se recuperar mais rapidamente. Pode ingeri-lo como se fosse uma pílula ou adicioná-lo a algumas de suas receitas. Recomendamos a você que veja de que forma fazer consultando o artigo Como comer alho cru.

Remédios caseiros para os fungos na pele - Passo 4
5

Para aliviar o prurido e o ardor intenso que podem provocar os fungos na pele, a água do mar é um dos melhores aliados as quais pode recorrer. Entre suas propriedades mais valorizadas encontramos que é perfeito para tratar a pele irritada e danificada, reduzir as inflamações e combater os fungos e bactérias que podem afetar a mesma. É um excelente antisséptico, por isso permite que o corpo tenha a capacidade de enfrentar estas infecções mais eficazmente.

Assim, se está perto do mar, não hesite em dar um bom banho para contribuir na cura da pele. Caso contrário, pode sempre comprar sal marinho e adicionar um punhado na água da banheira e submergir durante uns 20 minutos, aproximadamente.

Remédios caseiros para os fungos na pele - Passo 5
6

Não podemos deixar de incluir nesta lista de remédios naturais, o óleo de árvore de chá. É um produto que se usa especialmente para curar as infecções por fungos, sejam na pele, nas unhas ou inclusive na zona vaginal. Tudo isso graças às suas propriedades antimicrobianas e antimicóticas, que permitem combater a ação de todo tipo de micro-organismos no corpo.

Para utilizá-lo sobre a pele danificada, recomenda-se primeiro misturar uma quantidade de óleo de árvore de chá com a mesma quantidade de azeite de oliva ou óleo de amêndoas e, em seguida, aplicá-lo deixando que atue e seque por si só. Outra possibilidade é combinar três partes deste óleo com uma de aloe vera para, assim, potencializar os efeitos do tratamento.

Remédios caseiros para os fungos na pele - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para os fungos na pele, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para os fungos na pele

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Lucinete Araújo Santos
Minha filha tá com fungos na cabeça O cabelo está caindo levei ao médico segundo o médico ela está com fungos. Qual o remedio caseiro q uso?
Iza Ferreira Pereira
Está saindo nas minhas axilas uns corocinhos vermelho e com pus, será que é fungos? Qual remédio caseiro é bom?
Editor umComo.com.br
Oi, Iza. Dê uma olhada neste artigo sobre 'O que pode pode ser um nódulo na axila': https://saude.umcomo.com.br/artigo/o-que-pode-ser-um-nodulo-na-axila-24647.html

Remédios caseiros para os fungos na pele
1 de 7
Remédios caseiros para os fungos na pele

Voltar ao topo da página