PARTILHAR

Causas das bolinhas de gordura

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 5 setembro 2017
Causas das bolinhas de gordura

Às vezes, podem aparecer sob a nossa pele pequenas bolinhas de gordura. É normal que a preocupação aumente ao ver uma delas mas, geralmente, os chamados cistos sebáceos são inflamações dos folículos pilosos, ou seja, pequenas bolinhas que se formam onde se depositam células e outras substâncias gordurosas. Se tem este problema normalmente, não deixe de ler o seguinte artigo que apresentamos para você em umComo.com.br. Hoje vamos explicar algumas das causas das bolinhas de gordura. Conheça detalhadamente a origem dos cistos sebáceos e não hesite em ir ao seu médico se encontrar algum deles em sua pele.

Também lhe pode interessar: Como eliminar os nódulos de gordura

O que é uma bolinha de gordura

As bolinhas de gordura, também conhecidas como cistos ou cistos sebáceos (em linguagem médica), costumam aparecer devido à inflamação dos folículos pilosos, ou seja, esses poros da pele onde normalmente o pelo cresce. Este folículo é uma estrutura cutânea dinâmica e ativa, onde se encontram as chamadas glândulas sebáceas, onde se produz o sebo que dá lugar ao pelo.

Pode acontecer o folículo piloso inflamar e dar lugar a uma espécie de bolinha, onde se acumula o sebo secretado em excesso. Nesse momento, quando se torna evidente a acumulação na superfície da pele, surge a bolinha de gordura. Geralmente, aparece em zonas onde o crescimento do pelo é comum, como no rosto, pescoço, braços ou pernas.

Causas do aparecimento de bolas de gordura

Como dissemos anteriormente, a bola de gordura produz-se, no geral, devido à inflamação do folículo piloso, onde aparece uma bola onde se secretam proteínas, como a queratina. Quando se obstrui o transporte de células mortas e a gordura se acumula excessivamente nessa zona, aparece o cisto sebáceo.

O cisto desenvolve-se lentamente e, no geral, não causa dor, mas é fácil de identificar, pois notará e verá uma pequena protuberância sob a pele. Os sintomas podem aparecer se a bola inflamar ou infectar, causando desde vermelhidão na pele até sensibilidade, dor, ardor ou secreção de pus.

Os cistos sebáceos podem ser confundidos com lipomas ou tumores benignos, pois são parecidos por fora mas a sua formação e as suas características são diferentes. Existem também outras bolas que podem aparecer na pele, como gânglios linfáticos inflamados (comuns nas axilas, virilhas ou pescoço); os furúnculos (infecção do folículo piloso); ou os abscessos (quando o pus e a matéria gordurosa da nossa pele se acumulam e não podem sair).

Como verá, não existe uma causa concreta para o aparecimento de uma bola de gordura, além de tais lesões cutâneas que provocam a formação do cisto. Não obstante, se encontrar algum deles em sua pele, seja com ou sem dor, é recomendável que dirija-se ao seu médico para obter um diagnóstico concreto e umas pautas a seguir no tratamento dos cistos sebáceos.

Dica: Confira também como perder gordura na axila com esse artigo!

Causas das bolinhas de gordura - Causas do aparecimento de bolas de gordura

Diagnóstico e tratamento da bola de gordura

Se tiver localizado uma bola de gordura em sua pele, deverá ir a um médico para este fazer os exames necessários para determinar um diagnóstico. Durante este processo, o médico pode realizar uma biópsia para analisar os tecidos e descartar outras condições graves. Se entre seus sintomas houver dor e o médico detectar uma possível infecção, também pode realizar um cultivo de pele.

Após determinar que a bola é um cisto sebáceo, o tratamento adequado será realizado. Se por um lado estes cistos não são perigosos, podem ser incômodos e antiestéticos. É comum tratar a bola de gordura com compressas quentes para ajudar a drenar o cisto, tudo isso se a bola de gordura não apresentar nenhuma complicação. No caso de estar inflamada, pode ser tratada tomando medicamentos receitados pelo médico, podem ser tomados antibióticos ou injetados esteroides diretamente no cisto; é possível inclusive removê-lo com uma cirurgia rápida para se desfazer por completo da bola de gordura.

É importante ir sempre ao médico se observar a reprodução de bolas de gordura na pele, pois apesar de não costumarem ser perigosas, é importante descartar um possível tumor de pele maligno.

Dica: Confira também como eliminar milium nos olhos com os melhores remédios caseiros.

Causas das bolinhas de gordura - Diagnóstico e tratamento da bola de gordura

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas das bolinhas de gordura, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Causas das bolinhas de gordura
1 de 3
Causas das bolinhas de gordura

Voltar ao topo da página ↑