A Dermatite

Como tratar a dermatite herpetiforme

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como tratar a dermatite herpetiforme
Imagem: dermatovenerology.net

A dermatite herpetiforme é um tipo de dermatite crônico e auto-imune. Geralmente ela surge acompanhada de outras doenças, como a celíaca ou algumas doenças relacionadas com a tireoide. Este tipo de dermatite forma lesões na vesícula causando placas semelhantes à urticária, essas lesões são persistentes e pruriginosas.

Neste artigo, umComo fala um pouco sobre e diz como tratar a dermatite herpetiforme.

Também lhe pode interessar: Como tratar a dermatite alérgica

Índice

  1. Causas da dermatite herpetiforme
  2. Sintomas da dermatite herpetiforme
  3. A dermatite herpetiforme tem cura?
  4. Como é feito o diagnóstico da dermatite herpetiforme
  5. Como tratar a dermatite herpetiforme

Causas da dermatite herpetiforme

A mais provável causa da dermatite herpetiforme pode ser a intolerância ou hipersensibilidade ao glúten, substância que quando alergina ativa o sistema imune do indivíduo, dando origem aos primeiros sintomas da doença. Porém, as reais causas da dermatite herpetiforme ainda são desconhecidas pela ciência.

Sintomas da dermatite herpetiforme

Os sintomas e sinais da dermatite herpetiforme geralmente incluem:

  • Coceiras;
  • Sensação de queimação que varia de leve à intensa, de acordo com a saúde do indivíduo;
  • Pequenas vesículas que podem surgir gradualmente nas nádegas, joelhos, cotovelos, região lombar e parte posterior da cabeça, podendo se formar até mesmo na face e no pescoço do indivíduo.

A dermatite herpetiforme tem cura?

A dermatite herpetiforme possui uma cura que consiste em controlar, em primeiro lugar, a doença celíaca e evitar o consumo de glúten.

Como é feito o diagnóstico da dermatite herpetiforme

As lesões provocadas por este tipo de dermatite tem uma característica um tanto irregular e variada, o que dificulta o diagnóstico da dermatite herpetiforme. A opinião de um dermatologista para estes casos é, no entanto, imprescindível. Só com a certeza do atual quadro de saúde do paciente é que o tratamento pode ser devidamente iniciado.

Quando o médico, diante dos sintomas, cria suspeita de dermatite herpetiforme, tende-se a solicitar uma biópsia da pele, retirando uma pequena amostra da bolha ou pápula assim como uma da parte saudável da pele. Com o exame histopatológico e de imunofluorescência o patologista pode dar o veredito.

Como tratar a dermatite herpetiforme

O tratamento para a dermatite herpetiforme consiste no uso de Sulfonas e na exclusão de glúten da sua dieta, isso inclui cevada, aveia, trigo e centeio. A Sulfona ou Dapsona é um medicamento que pode proporcionar um alívio destes sintomas de um à dois dias após do início da administração. Porém, na maioria das pessoas a doença pode perdurar por um bom tempo.

Veja também:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a dermatite herpetiforme, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
André Oliveira
Fui diagnosticado com dermatite herpetiforme recentemente. Vinha sofrendo com os sintomas há anos sem saber ao certo como tratar. Graças a Deus e ao Dr. Pedro Trindade estou tratando. Não é fácil conviver com essa patologia. Me solidarizo com todos que passam pelo mesmo problemas!
tuane
oi, e você encontrou alguma pomada boa para usar? eu ainda não encontrei uma que alivie.
André Oliveira
Não. Os médicos sugerem usar hidratante para manter a pele menos ressecada. A solução é a Sulfona (Dapsona), via oral + dieta sem glúten. Não conheço pomadas para as lesões...
vanda oliveira
gostaria de mais informacoes sobre esse tipo de dermatite? estou a 3 meses tentando um diagnostico de uma infeccao na pele (sendo que a causa nao e a bacteria) e senti muita coceira na pele ainda sinto!
Fabiano Souza
Sulfona ou Dapsona precisa de receita para adquiri-lo numa farmácia ?
Nicolas Santos
Geralmente, sim
Imagem: dermatovenerology.net
Como tratar a dermatite herpetiforme