Outros saúde da pele

Carocinhos vermelhos na pele que coçam, o que pode ser?

Nathália Oliveira
Por Nathália Oliveira. Atualizado: 1 outubro 2018
Carocinhos vermelhos na pele que coçam, o que pode ser?

O aparecimento de caroços, manchas ou bolhas na pele servem de indicativo de que algo não vai bem no organismo. Eles podem ser assintomáticos ou podem vir acompanhados de dor, coceira e febre, por exemplo. Existem diversas causas que podem explicar o aparecimento dessas erupções, desde algo mais simples até complicações mais sérias, como problemas renais ou hepáticos. Para cada caso, existe um tratamento específico. O que dá pra fazer é, por via das dúvidas, não coçar a região para que ela não fique ainda mais irritada e piore.

Nesse artigo do umCOMO, preparamos um guia para te ajudar a identificar os diversos tipos de caroços, manchas, erupções, bolhas e alergias que se manifestam na pele e quais indicam algum problema mais grave. Continue lendo para descobrir: carocinhos vermelhos na pele que coçam, o que pode ser?

Também lhe pode interessar: O que pode ser pele descascando

Índice

  1. Manchas vermelhas na pele que coçam: causas
  2. Bolinhas na pele: o que pode ser?
  3. Bolhas na pele que coçam e viram feridas

Manchas vermelhas na pele que coçam: causas

Existem dezenas de doenças que podem causar manchas avermelhadas na pele. A combinação do aparecimento das manchas com outros sintomas ajudam a estabelecer um diagnóstico mais preciso. Confira abaixo as causas mais comuns das manchas vermelhas no corpo que coçam e se espalham:

Urticária

A urticária é uma doença alérgica que aparece pouco tempo depois do contato com o agente causador. As principais causas da urticária são o uso de antibióticos, aspirina, picadas de insetos (como abelhas ou vespas), anti-inflamatórios, alimentos como ovos, leite, corantes, nozes, amendoins, frutos do mar e soja ou, ainda, o contato com substâncias como tintas, resinas, plantas, pólen, perfumes, detergentes, entre outros.

A urticária se apresenta como manchas avermelhadas múltiplas e que coçam intensamente, podendo as manchas terem relevo ou não. A boa notícia é que ela desaparece fácil: demora de 1 a 5 dias para as manchas sumirem. Confira esse artigo parta saber como tratar a urticária naturalmente.

Sarna

A sarna, nome popular para escabiose, é uma infecção contagiosa causada por um ácaro. Se espalha facilmente através do contato físico.

A sarna se caracteriza por pequenas manchinhas na pele como se fossem picadinhas de mosquitos, geralmente relevo, causando coceira que se intensifica à noite.

Pitiríase rósea

A pitiríase rósea é uma doença cuja causa ainda é um mistério para a ciência, mas estudos sugerem que ela é causada por vírus da família do herpesvírus humano. No entanto, apesar de ser uma doença possivelmente de origem viral, ela não é contagiosa.

A pitiríase rósea começa com o aparecimento de uma mancha apenas, e, depois, aparecem outras manchas menores que a primeira. As manchas da pitiríase podem demorar de 1 a 3 meses para desaparecerem. Não existe tratamento - as manchas aparecem espontaneamente.

Intertrigo

O intertrigo é a candidíase da pele: causada pelo mesmo fungo, o Candida, o nome se dá pela doença aparecer sempre em áreas intertriginosas do corpo (onde há contato entre duas peles), como, por exemplo, virilha, axilas, regiões entre os dedos, bolsa escrotal e região inferior das mamas.

Ela se caracteriza por placas bem avermelhadas na pele com descamação e pontos vermelhos ao seu redor. Essas placas coçam e ardem. O tratamento é feito com antifúngicos.

Dica: Se for o seu caso, confira também o artigo "caroço na virilha que dói quando aperta, o que pode ser?"

Dermatite de contato

A dermatite de contato é provocada pelo contato direto com alguma substância irritante. Essas substâncias irritantes podem ser bijuterias, perfumes, couro, sabonetes, látex, dentre outras.

Diferente das outras enfermidades, a mancha avermelhada da dermatite de contato fica restrita à área que entrou em contato com a substância nociva. Com o paciente afastado da substância, a dermatite some naturalmente. Esse artigo explica como tratar dermatite de contato.

Dermatofitose

A dermatofitose é causada por fungos e pode acometer diversas regiões do corpo. São contagiosas e podem ser transmitidas através do compartilhamento de roupas, toalhas e roupas de cama.

Ela geralmente se inicia com uma placa avermelhada ovalada e, caso não seja tratada, vai se expandindo pelo corpo.

Bolinhas na pele: o que pode ser?

Caso você esteja sofrendo de bolinhas na pele, é provável que tenha queratose pilar. Essas bolinhas surgem pelo acúmulo de queratina sobre os poros da pele, que acomete quem produz uma quantidade de queratina maior do que a necessária pelo corpo, sendo essa uma condição genética. As bolinhas de queratose pilar não causam dor.

Entretanto, é uma condição que não tem cura. O que se pode fazer para amenizá-las são sessões de peelings químicos, usando algum tipo de ácido. No entanto, existem alternativas para o peeling, que costuma ser um tratamento dermatológico caro, como sabonetes específicos. Além disso, a periódica esfoliação e hidratação da pele também ajudam. Consulte sempre seu dermatologista para saber qual o tratamento mais indicado para o seu caso.

Sugestão: O que podem ser manchas escuras na pele que coçam

Bolhas na pele que coçam e viram feridas

Há o aparecimento de bolhas na pele que coçam e, ao serem estouradas, soltam um líquido transparente, sangue ou até mesmo pus - e viram feridas logo após. Confira abaixo algumas doenças cujos sintomas incluem o aparecimento destas bolhas na pele:

Herpes

A herpes possui dois tipos: a herpes simples e herpes genital. A herpes simples, que aparece nos lábios, é fácil de ser tratada. Os principais sintomas incluem erupções nos lábios, bolhas avermelhadas, crostas amareladas, lesões, desconforto e dor na garganta.

Já a herpes genital é uma doença sexualmente transmissível que consegue ser facilmente prevenida com o uso de preservativos. Os sintomas começam a aparecer de cinco a dez dias após a relação sexual desprotegida e incluem lesões e bolhas na região genital, manchas vermelhas, úlceras que podem sangrar, dores musculares e de cabeça.

Catapora

A catapora é causada por um vírus da mesma família do Herpes. Uma vez que o indivíduo a contrai, ele fica imune pelo resto da vida, e continua carregando o vírus em seu organismo.

Os principais sintomas incluem febre alta, mal-estar, falta de apetite e bolhas avermelhadas de cerca de 1cm que coçam muito. Essas bolhas estão cheias de líquido e, depois de estourarem, viram feridas e formam casquinha, depois, saram. Geralmente, a catapora tem duração de uma a duas semanas. Antivirais de uso oral podem ser ministrados - não existe cura para a catapora, apenas se toma remédios que aliviem os sintomas.

Disidrose

A disidrose é uma condição alérgica que se caracteriza pelo aparecimento de bolhas d'água nas palmas das mãos e nas solas dos pés. Essas bolhas causam coceira intensa e permanecem por duas a três semanas, quando secam e descamam. Não é uma doença contagiosa, mas causa um verdadeiro incômodo estético.

O tratamento é feito com corticoides, que ajudam a secar as bolhas mais rapidamente, devidamente receitados por um dermatologista. Acesse também esse artigo e descubra como tratar a disidrose.

Sugestão: Se esse é o seu caso, confira também o artigo caroço nos grandes lábios, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Carocinhos vermelhos na pele que coçam, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
liz claudino da silva
desde o ano de 1974 que tenho esta coceira na os medico me disse que não teria cura mas nos ano81 em volta redonda encontrei um medico que passou 2 remédio bi-Nerizona creme e a diprospan injetável até hoge tomo ela ele disse que era cosseira.queria saber se já tem cura.
cidinha silva siqueira
estou com bolinhas que parecem picada de pernilongo nao tem liquido mas coçam muito reparei que foi depois que tomei a vacina da gripe
Ana
Oi estou com uns caroços na pele são bastante coceira, daí em lugares distintos, coxa, perna e pé. O que será que é, preciso me preocupar?
Marcelo José dos santos
bolinhas vermelhas que coçam e parece na barriga nas coxas e nos braços parte do músculos
Cleriston C Duarte
Estou com pequenos caroços na pele, em pontos alternados, não são muitos, mas incomodam porque coçam. O que pode ser isso, e qual o tratamento?
Carocinhos vermelhos na pele que coçam, o que pode ser?