Partilhar

Como tratar dermatite de contato

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar dermatite de contato

A dermatite de contato é uma inflamação aguda ou crônica da pele produzida por substâncias que entram em contato com ela, como é o caso de alérgenos ou produtos irritantes. Vale referir que o tratamento variará em função de qual for o agente que estiver causando a irritação na pele, pelo que é importante seguir sempre as recomendações do seu médico. Para não ficar com dúvidas, neste artigo de umComo vamos explicar para você como tratar dermatite de contato.

Também lhe pode interessar: Como tratar a dermatite alérgica
Passos a seguir:
1

Conhece-se como dermatite de contato aquela inflamação cutânea que ocorre quando a pele entra em contato com uma substância irritante, como pode ser algum alimento ou produto ao qual somos alérgicas - um alérgeno - ou substâncias químicas, com ácidos, alcalinas, etc. Deste modo, segundo qual tenha sido a causa, pode distinguir-se entre:

  • Dermatite de contato alérgica
  • Dermatite de contato irritante
Como tratar dermatite de contato - Passo 1
2

Entre os agentes que causam dermatite de contato com mais frequência, podemos destacar os seguintes:

  • Casca de frutas
  • Solventes
  • Tinturas e loções de cabelo
  • Detergentes e sabões em pó
  • Qualquer substância química

Assim, a primeira coisa que deverá fazer é tentar descobrir a substância que causou a reação sobre a pele para tratar assim de se manter longe desse irritante. No caso de se tratar de um alérgeno, podem ser necessários exames cutâneos de alergia para saber se tem uma alergia.

3

Do mesmo modo, será fundamental manter bem limpa a zona afetada pela dermatite de contato, pelo que deveremos lavar com água e sabão neutro para retirar qualquer resto que causou a irritação. Por sua vez, a aplicação de compressas frias pode ajudar a aliviar a coceira ou ardor na área em questão, embora se deva lembrar a todo o momento que nunca deverá aplicar gelo diretamente sobre a pele porque poderia causar queimaduras graves. Opte por cataplasmas ou compressas frias, ou cubra o gelo com um pano antes de aplicar sobre a área avermelhada.

Como tratar dermatite de contato - Passo 3
4

Existem também cremes e pomadas que podem ajudar a aliviar os incômodos da zona em questão, embora devam ser receitadas por um médico ou dermatologista. Não use qualquer pomada que tenha em casa, pois poderia piorar a irritação provocada pela dermatite de contato.

5

Nos casos mais graves, pode ser necessário ter que reduzir a administração de medicamentos como os corticoides como tratamento para a dermatite de contato que ajudem a reduzir e a fazer desaparecer a inflamação. De novo, será um médico quem terá que receitar o fármaco mais adequada para cada caso e cada pessoa.

Como tratar dermatite de contato - Passo 5

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar dermatite de contato, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como tratar dermatite de contato

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
BRENA BARROS
Olá, tenho dermatite de contato nos pés,sempre que uso um chinelo de borracha ou mesmo plástico, acaba formando manchas nos meus pés, o lugar mais frequente de isso acontecer é no dorso do pé, essas manchas coçam muito, dói bastante, em dias quentes elas ficam ainda mais irritadas, além disso com alguns dias acabam que ficando esbranquiçadas e bem visíveis, as pessoas acabam perguntando o que aconteceu, eu eu sem dúvida fico com muita vergonha. Eu uso sempre a pomada Cortitop, mas eu percebi que essa pomada não está tendo um efeito tão eficaz como antes, o que devo fazer? Isso tem cura?
Juliana Moreira
Olá...eu tenho dermatite de contato nas mãos ha mais de 20 anos.Começou quando uma amiga minha tirou minha cuticulas...e mordeu bastante...eu só tinha na mão direita...porem agora tenho nas duas. Já fiz muitos tratamentos...porem sem resultados...as vezes melhora...a única coisa que eu fiz...e melhorou bastante....pois eu sempre uso luvas...mesmo assim não melhora...se eu fizer serviço de casa sem luvas...eu fico sem mão!!!!uma vez eu contei...tinha só em uma mão mais de 30 cortes...e isso dói muito!!!muitas vezes choro de tanta dor!!!Comecei fazer auto hemoterapia....isso foi a unica coisa que me deu resultado...fazia uma vez por semana...mas no momento não acho ninguém que faça em mim...Na gravidez do meu segundo filho....fiz a gravidez inteira...fiquei tão bem...que lavava louças sem luva....penso q possa ajudar alguém.
A sua avaliação:
Liduina
como tratar dermatite de contato?
kelly quintela
ola,gostaria de saber quando foi publicado este artigo,grata!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Kelly! Mas tem alguma questão ou sugestão para dar?
Brenda Santos
Oi eu tenho dermatite de contato, fui na dermatologita e ela passou uma pomada e um creme mais nao para de coçar, o que devo fazer?
tays Moreira
Ola eu tenho nas maos coçam mto ja passei mtos Remedio soh melhora por um tempo depois volta td de novo...oq devo fazer
Denise
Olá, Adriele, tbm sofro com isso Dermatite de contato nas mãos e triste, só por um milagre mesmo pra curar, um farmacêutico me passou um remédio e um creme, que fez eu ver minhas mãos como a muito tempo eu nao as viam, o nome do remédio por via oral é o arovit e o creme dermatológico é o propionato de clobetasol é o creme e não a pomada, use 3 vezes ao dia, e o remédio tome 1 por dia após o almoço, podem ser comprados sem receita, e fica mais ou menos uns 20 reais, espero ter ajudado!
roberto
numa bacia e na temperatura que você aguentar, mergulhe suas mãos até esfriar. Sei como você se sente e me achei na obrigação de divulgar. Você vai encontrar em casas de ervas ou essas que vendem artigo religioso. Espero ter ajudado a você e a -outras pessoas. Publique se der o resultado esperado. Melhoras.
adriele
Eu quero saber quem pomada devo usar para curar a dermatite de contato nas mãos?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Adriele, você deve consultar o seu médico. Ele será quem dirá a você qual a melhor pomada para a dermatite de contato. Obrigada pelo comentário e as melhoras!

Como tratar dermatite de contato
1 de 4
Como tratar dermatite de contato

Voltar ao topo da página