Como tratar dermatite perioral
Relativamente comum, a dermatite perioral, caracteriza-se por um transtorno cutâneo que se manifesta principalmente ao redor da boca, das narinas, dos olhos, do queixo e na testa. Ela se assemelha, muitas vezes, à acne e mais do que um problema de saúde causa desconforto estético a quem a desenvolve. Por isso, é importante saber como tratar dermatite perioral e por isso o umComo.com.br separou algumas dicas simples e muito úteis.
Passos a seguir:
Mulheres dos 25 aos 40 anos de idade são as pessoas que mais frequentemente podem apresentar a dermatite perioral, sendo que as causas são variadas. Entre elas, está o uso prolongado de medicamentos em forma de pomada que contenham corticosteroides, pílulas anticoncepcionais orais e mesmo creme dental com flúor. Quem possui predisposição a manifestar esse transtorno pode aumentar as suas chances simplesmente pela exposição aos raios ultravioletas.
Além disso, os cremes hidratantes e demais produtos que são aplicados na pele e que bloqueiam os seus poros podem desencadear a dermatite perioral. O mesmo pode acontecer com quem usa cremes faciais com esteroides para o tratamento de outros problemas de pele, como a acne. Para certificar-se de que se trata desse quadro é possível avaliar a existência de outros sintomas, além das lesões irregulares que doem, como é o caso de coceira no local, sensação de queimação, vermelhidão na região, pele ressecada e descamação da pele.
Esse problema de pele é crônico e deve ser tratado por um especialista, sendo que quanto antes o tratamento iniciar melhor. Mesmo que sejam as mulheres as pacientes mais frequentes homens também podem desenvolver a condição. O tratamento para a dermatite perioral vai depender da gravidade do problema, sendo que em alguns casos é suficiente a aplicação de remédios em forma de pomadas ou que devem ser tomados por via oral.
Se a condição for mais grave e não for possível controlá-la dessa forma é possível que o especialista indique o uso de antibióticos, os quais devem ser exclusivamente prescritos por um médico. Já ao paciente cabe seguir o tratamento ao pé da letra para que haja melhora do quadro. Também é possível aliar ao tratamento alguns hábitos que evitam que o problema ressurja, entre eles, lavar o rosto apenas duas vezes por dia, sempre usando água morna e um sabonete neutro.
Até o quadro se estabilizar é necessário evitar o uso de hidratantes e maquiagem, sendo que após a melhora o ideal é buscar produtos específicos para cada tipo de pele. Outra dica é não mexer nas lesões de forma alguma, muito menos com as unhas, senão existe o risco de inflamá-las ainda mais. Indica-se o uso de cremes dentais que não sejam fluorados, pois eles podem prejudicar a recuperação da sua pele. Para que o tratamento alcance os resultados esperados é importante que a pessoa com dermatite perioral use os remédios e/ou pomadas da maneira indicada pelo profissional da saúde, sem usar mais nem menos. Tanto uma quanto a outra atitude podem reduzir a eficácia do tratamento, que costuma ter duração de alguns meses.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar dermatite perioral, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.