Outros Sinais na pele

O que podem ser manchas escuras na pele que coçam

O que podem ser manchas escuras na pele que coçam
Imagem: buoyhealth.com

A pele é o maior órgão do corpo humano e, assim como o resto do nosso organismo, precisa de cuidados. Além de aplicar protetor solar para evitar manchas e câncer de pele, também é preciso ficar atento aos sinais que ela nos dá. Manchas, calombos, machucados e erupções podem ser o sinal de que alguma coisa não vai bem. O ideal é sempre consultar um médico especialista (dermatologista) para avaliar o que significam os sinais que você tem na pele. No entanto, umCOMO tira suas dúvidas sobre o que podem ser manchas escuras na pele que coçam. Confira!

Também lhe pode interessar: Como tratar as manchas da pele

Índice

  1. Manchas escuras na pele
  2. Manchas no rosto
  3. Manchas escuras na pele que coçam: o que pode ser?
  4. Tipos de mancha na pele
  5. Mancha escura na pele: como clarear

Manchas escuras na pele

As manchas escuras na pele podem ter diversas causas. Em primeiro lugar, é preciso descartar as hipóteses de complicações mais simples. Avalie:

  • Você foi picado por algum inseto?
  • Você esbarrou em algum objeto?

Na primeira hipótese, as manchas deverão apresentar vermelhidão e coceira. Na segunda hipótese, as manchas devem ser roxas e doloridas.

Atenção: manchas vermelhas em bebês podem ser hemangiomas. Confira mais em nosso artigo Hemangioma - sintomas e tratamento.

Manchas no rosto

De acordo com artigo publicado por especialistas da Universidade de Mogi das Cruzes na revista Surgical & Cosmetic Dermatology[1], as manchas escuras no rosto (ou mancha preta na pele) podem ser um sinal de melasma, uma hiperpigmentação em determinadas zonas da pele causada pela exposição excessiva aos raios de sol ou variação hormonal. Devido a essa última hipótese, o melasma é mais comum em mulheres do que em homens. Se esse for o seu caso, confira nosso artigo sobre como tirar manchas de melasma.

Manchas escuras na pele que coçam: o que pode ser?

Manchas escuras que coçam podem ter diversas causas. Entre elas, a principal é a dermatite atópica. De acordo com artigo publicado na Revista Brasileira de Alergia e Imunopatologia[2], essa doença é causada por uma combinação de predisposição genética e fatores ambientais, como exposição ao frio. Por isso, é comum que ocorram crises no inverno. Seu principal sintoma são as manchas escuras na pele que coçam e descamam.

Caso você suspeite que tenha dermatite atópica, mantenha sua pele hidratada e procure um dermatologista para ter acesso aos cuidados clínicos.

O que podem ser manchas escuras na pele que coçam -  Manchas escuras na pele que coçam: o que pode ser?
Imagem: dralaisrios.com.br

Tipos de mancha na pele

Além da dermatite atópica, as manchas escuras na pele que coçam muito podem ser sinal de outras doenças. Veja a quais transtornos as manchas a seguir estão relacionadas:

  • Manchas que coçam: as manchas que coçam podem simbolizar desde uma simples alergia ao contato com um produto químico até problemas mais sérios, como o câncer e o linfoma, por exemplo.
  • Manchas roxas: em primeiro lugar, é preciso verificar se as manchas roxas não são apenas hematomas. Caso contrário, é bom ficar atento: elas podem ser um sinal de problemas no fígado.
  • Manchas vermelhas: as manchas vermelhas podem ser uma manifestação de alergia, micose, dermatite atópica ou até mesmo lúpus. Confira mais informações em nosso artigo por que tenho manchas vermelhas no rosto.
  • Manchas marrons na pele: as manchas marrons são, de todas as opções listadas, aquelas que devem mais chamar nossa atenção. Isso porque podem ser desde sardas e pintas a até mesmo um melanoma. De acordo com artigo publicado na Revista de Saúde Pública da Universidade de São Paulo[3], o número de casos de melanoma tem crescido assustadoramente no Brasil.

Você pode identificar os tipos de mancha na pele - para saber se são um melanoma ou não - na imagem abaixo. Em geral, os melanomas são:

  • Assimétricos;
  • Possuem bordas turvas;
  • Têm coloração desigual;
  • Têm diâmetro em expansão;
  • Apresentam evolução repentina.

Se esse for o seu caso, procure um médico para realizar uma biópsia o mais rápido possível.

O que podem ser manchas escuras na pele que coçam - Tipos de mancha na pele
Imagem: Reprodução/onsidi.festa-de-casamento.info

Mancha escura na pele: como clarear

Em primeiro lugar, antes de tentar clarear uma mancha escura na pele é preciso passar por uma consulta médica para avaliar a causa daquela mancha. Se sua mancha é escura, dói e coça você deve procurar um dermatologista rapidamente. Como foi exposto nesse artigo, manchas na pele que coçam e doem podem ser sinal de diversas doenças graves.

Se você quer clarear uma mancha escura no rosto, o tratamento mais eficaz são os diversos tipos de peeling facial disponíveis no mercado. Seu dermatologista também pode receitar um ácido para tratamento contínuo, como o ácido azelaico ou o ácido kójico.

Já as manchas escuras no corpo podem ser combatidas com o uso de uma pomada a base de hidroquinona, que tem propriedades despigmentadoras. No entanto, se preferir, você pode conferir nossas dicas de como tratar as manchas na pele com remédios caseiros.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que podem ser manchas escuras na pele que coçam, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Referências
  1. http://www.redalyc.org/html/2655/265520997008
  2. http://www.sbai.org.br/revistas/Vol296/ART_6_06_Guia_Pratico.pdf
  3. https://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S0034-89101992000400012&script=sci_arttext&tlng=pt

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
wellington
Eu tenho uma mancha preta que coça e esta a se espalhar barriga aquicilas na nadegas atras da cabeça e nas pernas queria saber oque poderia ser !
adriana siqueira
Tenho uma mancha escura nas costas, fiz o uso de várias pomadas e hidratantes e nada resolve, os médicos não dão um diagnostico preciso, estou desesperada, pois incomodam muito. essa mancha arde, coça e queima. a mancha está localizada na área lombar esquerda.
A sua avaliação:
Maria do Carmo
O que significa manchas no corpo?
Imagem: buoyhealth.com
Imagem: dralaisrios.com.br
Imagem: Reprodução/onsidi.festa-de-casamento.info
1 de 3
O que podem ser manchas escuras na pele que coçam