Outros Outras doenças

O que é hantavirose

 
Letícia Lima
Por Letícia Lima. 31 março 2025
O que é hantavirose

A notícia sobre a morte do ator Gene Hackman e de sua esposa, a pianista Betsy Arakawa, no mês de fevereiro de 2025, na casa do casal no Novo México, causou grande impacto devido às circunstâncias de seu falecimento. A autópsia revelou que Arakawa morreu de uma síndrome pulmonar rara causada por hantavirose.

A hantavirose é uma doença muito rara em humanos, mas potencialmente fatal. Os roedores são os transmissores do vírus para as pessoas. Para descobrir tudo sobre o que é a hantavirose, o vírus que causou a morte de Betsy Arakawa, seus sintomas, como ocorre o contágio e o tratamento, recomendamos que você continue lendo este artigo no umCOMO.

Também lhe pode interessar: O que é o vírus machupo
Índice
  1. O que é hantavirose
  2. Sintomas da hantavirose
  3. Como ocorre o contágio por hantavirose
  4. Tratamento da hantavirose

O que é hantavirose

A hantavirose é uma doença bastante incomum em humanos, mas com consequências graves. Ela é causada por um vírus transmitido às pessoas por meio do contato com roedores infectados, principalmente pela inalação de ar contaminado.

Nos Estados Unidos, as infecções por hantavirose em humanos foram identificadas pela primeira vez em 1993, no sudoeste do país. Mais recentemente, casos esporádicos foram detectados em alguns estados do leste, incluindo Nova York.

O que é hantavirose - O que é hantavirose

Sintomas da hantavirose

Os sintomas da hantavirose aparecem entre uma a seis semanas após a exposição ao vírus. O Departamento de Saúde de Nova York também ressalta que o período de incubação pode se estender até dois meses.

Os primeiros sintomas da doença incluem febre, dores musculares e mal-estar geral. Algumas pessoas também apresentam dor abdominal, vômitos ou dor de cabeça. Conforme a infecção avança, surgem tosse seca e dificuldades respiratórias.

Como ocorre o contágio por hantavirose

A transmissão da hantavirose ocorre pelo contato de pessoas com fezes, urina e saliva de roedores infectados, principalmente através da inalação de ar contaminado pelo vírus. Casos esporádicos geralmente acontecem em pessoas que vivem em zonas rurais e florestais dos Estados Unidos, ou seja, em áreas com alta concentração de poeira.

O contágio em humanos acontece quando roedores infectados eliminam o vírus vivo através de suas fezes, saliva e urina. As pessoas são contaminadas ao inalar essas partículas microscópicas.

Departamentos de Saúde, como o de Nova York[1], descartam que animais domésticos ou picadas de insetos tenham relevância na transmissão da doença. Outro aspecto importante é que a hantavirose não é transmitida de pessoa para pessoa. De fato, não há evidências de contágio entre humanos, conforme destacado pelo Departamento de Saúde de Nova York. Também não existem registros de profissionais de saúde infectados durante o tratamento de pacientes com hantavirose.

Portanto, a infecção ocorre exclusivamente pelo contato com partículas eliminadas por roedores. Por isso, recomenda-se uma série de medidas preventivas em áreas com alta exposição a esses animais, como, por exemplo:

  • Não tocar em tocas de roedores ou nos próprios animais, vivos ou mortos;
  • Armazenar alimentos com cuidado e de forma adequada;
  • Eliminar resíduos corretamente;
  • Manter a higiene doméstica;
  • Evitar acampar perto de habitats naturais de roedores;
  • Ao limpar áreas com detritos, usar luvas e descartar todo o material após o uso. Não utilizar aspiradores de pó, pois podem espalhar partículas contaminadas no ar.
O que é hantavirose - Como ocorre o contágio por hantavirose

Tratamento da hantavirose

Pessoas infectadas pela hantavirose são hospitalizadas, muitas vezes em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Os tratamentos mais comuns incluem:

  • Intubação ou ventilação mecânica (em casos graves);
  • Oxigenoterapia;
  • Uso de máquinas para oxigenação do sangue;
  • Cuidados de suporte para alívio dos sintomas.

Embora não existam medicamentos antivirais altamente eficazes contra a hantavirose, médicos de Nova York e outras regiões dos EUA já administraram ribavirina, um antiviral, de forma experimental em pacientes com sintomas ou suspeita de contágio.

As complicações da doença podem incluir insuficiência renal e/ou cardiorrespiratória, podendo levar à morte em casos extremos. A melhor prevenção é evitar o contato com fezes e urina de roedores. Para isso, siga estas recomendações do umCOMO:

  • Consumir água tratada;
  • Ao acampar, dormir em superfícies elevadas e protegidas;
  • Manter a casa limpa, especialmente a cozinha e possíveis locais de ninhos de roedores.

Agora que você já sabe o que é a hantavirose, pode se interessar por este artigo sobre Como espantar ratos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é hantavirose, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Referências
  1. New York State Department of Health. Infecciones por Hantavirus (síndrome pulmonar por Hantavirus). Disponible en: https://www.health.ny.gov/es/diseases/communicable/hantavirus/fact_sheet.htm
Artigos relacionados
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
O que é hantavirose