Partilhar
Partilhar em:

Como calcular meus dias férteis

Avaliação: 4,6 (179 votos)
12 comentários
2 vezes partilhado
 
Como calcular meus dias férteis

Nosso ciclo menstrual inicia-se no primeiro dia da menstruação, um período que pode durar entre 28 e 30 dias em mulheres regulares. Na metade deste ciclo iniciam-se os nossos dias férteis, o momento em que ovulamos e nosso corpo se prepara para receber um espermatozoide que provoque a gestação. Tanto se você estiver procurando ser mãe quanto se desejar prevenir uma gravidez não desejada, é importante saber em que momento do mês você está ovulando, por isso em umComo.com.br explicamos-lhe como calcular seus dias férteis e como obter a resposta às suas dúvidas.

Também lhe pode interessar: Como detectar a ovulação para engravidar

Ciclo menstrual regular e irregular

Considera-se que uma mulher tem um ciclo menstrual regular quando a maioria de suas menstruações se apresentam entre o 28º e o 30º dia, incluindo-se um dia a mais ou a menos. Para saber se você é regular é importantíssimo anotar sempre em um calendário ou agenda o dia em que você ficou menstruada. Se ao verificar os últimos quatro períodos você notar que sua menstruação vem sempre entre 27, 28, 30 ou inclusive 31 dias de diferença, podendo ser um período de 28, outro de 30, mas sempre próximos, então você é uma mulher regular. Para estas garotas calcular seus dias férteis é muito fácil.

Ainda que seja costume dizer que a maior parte das mulheres conta com um ciclo de entre 28 e 30 dias, se suas menstruações vêm entre 21 e 35 dias, sempre respeitando uma margem de dias próximos, por exemplo, em um período você menstrua em 21 dias, em outro em 23, outro em 24, então você é uma mulher com um ciclo normal.

Pelo contrário, se por qualquer motivo (ovários policísticos, desequilíbrios hormonais) suas menstruações vêm sempre com frequências diferentes e inclusive se ausentam em algumas ocasiões, você conta com um ciclo menstrual irregular. Neste caso, é fundamental que você vá a um ginecologista para descobrir porque seus ciclos não são regulares e saber como calcular seus dias férteis.

Mudanças em nosso corpo quando ovulamos

Quando ovulamos nosso corpo muda, e um dos sinais mais claros disso é o estado do nosso fluxo vaginal. Durante os dias férteis nosso fluxo torna-se bem mais abundante e pegajoso, com uma aparência e com textura similar à de uma clara de ovo. Sua cor é o branco espesso e se você tocá-lo com suas mãos notará que se trata de um muco cervical muito flexível. A presença deste fluído indica claramente que estamos ovulando ou no dia anterior à ovulação, e que o nosso corpo se prepara para receber o espermatozoide e levá-lo até ao óvulo com maior facilidade, já que esta é a função deste fluxo.

Outras mudanças corporais durante a ovulação podem ser pontadas no baixo ventre e sensibilidade nos seios. É comum também sentir durante esses dias um maior desejo sexual produto da geração de hormônios.

Para mulheres irregulares, aprender a detectar estas mudanças torna-se fundamental se quiserem identificar os dias férteis.

Calcular os dias férteis se sou regular - ciclo de 28 a 30 dias

Se seu ciclo menstrual é regular e ocorre sempre entre 28 e 30 dias, para calcular seus dias férteis você só precisa contar 14 dias a partir do primeiro dia de sua menstruação.

Por exemplo, se sua menstruação vier um dia 16 o cálculo seria:

16 + 14 dias = 30. É provável que no dia 30 desse mês você ovule.

Uma vez que o óvulo se desprenda, só estará vivo em nosso corpo entre 24 e 48 horas, enquanto o espermatozoide pode permanecer até 72 horas vivo no nosso corpo. Por este motivo, se você não estiver tentando engravidar é importante usar preservativo entre os dias 11 e 16 de seu ciclo menstrual, assim você evitará uma gravidez indesejada.

Calcular os dias férteis se tenho um ciclo de 21 a 35 dias

Em mulheres com um ciclo menstrual entre 21 e 35 dias, que se considera normal ainda que não seja perfeitamente regular, existe outro cálculo para identificar os dias de ovulação. É sempre importante fazer um registro do primeiro dia das nossas menstruações passadas para fazer este cálculo.

Nos casos de mulheres com estes ciclos, deve-se diminuir 14 dias do primeiro dia da menstruação para saber o dia da próxima possível ovulação. Ponhamos o mesmo exemplo anterior, em uma mulher cuja menstruação viesse no dia 16 o cálculo seria:

16-14= 2. É possível que no dia 2 do mês seguinte você esteja em seus dias férteis.

Calcular os dias férteis se sou irregular

No caso das mulheres irregulares realizar estes cálculos é impossível, pois seus períodos não vêm com uma frequência que seja possível de determinar.

É ali quando a observação dos sintomas de ovulação torna-se fundamental, pois não existe outro mecanismo certeiro para saber quando se está nos dias férteis. Observar o fluxo vaginal, determinar quando mudou e se conta já com a aparência mencionada no item 2, e, além disso, observar se temos dor no baixo ventre ou sensibilidade nos seios é importantíssimo para saber em que momento é provável que ocorra uma gravidez.

Se, pelo contrário, você não estiver tentando engravidar mas for irregular, é essencial você se proteger com um método anticonceptivo para evitar acidentes e gravidez indesejada.

Na dúvida

Estas são as formas de calcular os dias férteis dependendo do ciclo menstrual, mas vale lembrar que se toma anticoncepcionais hormonais e o faz de forma correta, o seu corpo não ovulará e por isso não terá dias férteis em nenhum ponto do seu ciclo menstrual. Perante qualquer dúvida é recomendável consultar o seu ginecologista.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como calcular meus dias férteis, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Comentários (12)

Escrever comentário sobre Como calcular meus dias férteis

O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
A sua avaliação:
linda de lima
o meu ciclo é irregular gostaria que me ajudassem a saber quando é que estou ovulando.
Sara Viega
Oi Linda! Confira essa explicação para descobrir quando está ovulando: http://saude.umcomo.com.br/artigo/como-saber-se-estou-ovulando-24621.html
queli
ola,gostaria muito de saber,eu uei microvlar por 10 anos,e fui ginecologista e troquei por vincy e usei desde de março de 2016 até maio dia 20,e parei estamos tentando engravidar,mas não consigo calcular o periodo fertil,sera qsou irregular na minha menstruação?(minha mentruação sempre desceu 3 dias após parar os comprimidos)e com a parada esse mes levou 5 dias(junho)veio dia 24/06/2016,,,se puderem m ajudar agradeço muito
jaqueline
Olá,bom dia minha menstruação veio dia 01/05/2016,fico apenas 2 dias,desde de março n tomo nada pois kero engravidar,estou tendo relações sem proteção em geral meu ciclo é de 28 dias,pelas minhas contas,meu dia mias fértil e ovulação foi dia 15/05,tive relação nesse dia,mais estou confusa em relação aos dias férteis e ovulação,pode me ajudar ?
dalila sousa
Minha ultima menstruaçao foi dia 18/01 tenho ciclos variados de 28 a 30 hoje já 17/02 já estou com atrazo? Posso estar gravida?estou dois meses sem nenhuma proteçao
Sara Viega
Oi Dalila! Se nos últimos dois meses não usou proteção e teve relações sexuais desprotegidas, então corre o risco de engravidar. Obrigada pelo seu comentário!
ivany dos santos
bom dia ! gostaria muito de sabe qual é o meu periodo férteis sempre minha menstruação vem dia 15 ou 17 alguém me responder por favor.
Fabiana hayashi
Mestruei dia 5 até o dia 9
jackeline
Eu queria saber eu mestrue 15 de abril e veio tres dias e ai tive relação agora tô sentindo dor do lado útero
Helena V.Gomes
Obrigada pela esta oportunidade, tenho 35 anos de idade, quero muito engravidar 2 bebes (gemious), a minha ultima mistruacao aconteceu no dia 6 do mês de marco/2015, as 23 horas de Moçambique, o meu priodo mistrual não tem datas fixas, como poço saber o meu período fértil? ajuda-me.
sheila
oi minha menstruação veio dia 3 de março, qual é o meu dia fértil??????
Rita
Se o meu cilco é de 25-28 a 32 dias, como faço pra saber quais são os meus dias féteis? Tenho dúvidas obg.
Sara Viega
Olá Rita, no seu caso você deve diminuir 14 dias ao primeiro dia da sua menstruação. Desta forma saberá o dia da próxima possível ovulação, que será então os seus dias férteis. Espero ter ajudado e obrigada pelo seu comentário :)

Como calcular meus dias férteis
1 de 4
Como calcular meus dias férteis