Partilhar

Como passar vontade de vomitar

Por Sara Viega. Atualizado: 22 agosto 2018
Como passar vontade de vomitar

Estar enjoado e com vontade de vomitar é realmente desagradável, gera uma sensação muito ruim que pode durar muito tempo, até que finalmente passa ou acabamos vomitando. O enjoo provocado pela náusea pode começar na cabeça e acabar afetando o estômago ou pode vir diretamente dele. Os motivos podem ser muitos, desde uma viagem de carro ou um vírus, até diversos problemas de saúde, sendo a náusea um sintoma disso.

No entanto, acabar vomitando não tem que ser resultado da náusea, uma vez que pode fazer várias coisas que o ajudarão a acabar com esse estado. No umCOMO queremos ajudar você e, por isso, neste artigo vamos explicar-lhe como passar vontade de vomitar.

Também lhe pode interessar: O que comer se estou com vontade de vomitar

O que pode causar vontade de vomitar?

De forma geral, quando se sente ânsia de vômito ou quando se vomita é sinal de que seu estômago está repulsando algo danoso para fora do seu corpo, como por exemplo um alimento estragado, entretanto, existem diversos outros motivos que podem resultar em vômito, sendo os mais comuns:

Existem diversas outras causas que podem gerar a vontade de vomitar, veja abaixo como evitar vomito, porém, certifique-se previamente da razão do seu enjoo pois em casos de intoxicação alimentar é recomendado que se vomitar para expelir o alimento que causou a intoxicação.

Veja mais em: Como induzir o vômito

Estou com vontade de vomitar, o que fazer?

  • Procure um lugar arejado para tomar ar, o ar fresco ajudará você a respirar melhor e a se sentir bem;
  • Se sentir tontura e vontade de vomitar, deite no lugar mais confortável que encontrar com a cabeça virada para o lado para evitar engasgo em caso de vômito, além disso, mantenha a cabeça acima da altura dos pés, caso contrário, provocará mais vontade de vomitar. Veja a posição correta na imagem abaixo;
  • Evite ambientes com cheiros fortes e muita movimentação;
  • Se a náusea não passar e você se sentir cada vez pior, uma das formas mais eficazes para o mal-estar acabar passando é molhar com água fria alguns pontos do corpo. Pegue em um pano, molhe-o com água fresca e coloque-o no rosto, nuca, pescoço, pulsos, parte interna dos cotovelos, onde o braço e o antebraço se unem ou por trás dos joelhos, a escolha do local vai de você;
  • Coloque sacos de gelo ou qualquer coisa fria da geladeira, como uma garrafa de água ou uma lata de refrigerante nos locais indicados acima e vá alternando as zonas onde aplica o frio e vá molhando o pano com água fria quantas vezes for preciso conforme for esquentando ou troque o gelo conforme derreter. Verá que, ao refrescar estas zonas e reduzir a sua temperatura, o enjoo e a vontade de vomitar vão passar bem rápido;
  • Coloque três dedos nos punhos com o indicador acima do polegar e massageie a região vagarosamente;
  • Evite bebidas ou alimentos ácidos e gordurosos.
Como passar vontade de vomitar - Estou com vontade de vomitar, o que fazer?

Como evitar vomitar com bebidas e alimentos

Se você está com o estômago ruim e vontade de vomitar, saiba que existem outras possibilidades o que fazer quanto está com vontade de vomitar que envolvem ingerir substâncias específicas que ajudam a acalmar o estômago e diminuir a acidez, sendo eles:

  • Água: apesar de parecer bobo, beber pequenas mas constantes quantidades de água é uma ótima forma de como evitar vomitar, além de ajudar a evitar a desidratação, a água ajuda a diminuir a concentração de ácido no estômago, o que pode aliviar tanto o mal-estar estomacal quanto a ânsia de vômito;
  • Bolacha de água e sal: experimente comer coisas salgadas que não sejam gordurosas ou oleosas, bolachas salgadas são uma ótima opção. Caso opte por esse alimento, coma devagar, dando mordidas pequenas e em poucas quantidades, de forma que o seu estômago consiga digerir e não cause ainda mais problema. Esta é uma forma muito eficaz de acabar com as náuseas pelo movimento do carro, por fome e também no caso da náusea matinal que as grávidas sentem. Se você estiver passando por uma gestação, veja como aliviar as náuseas na gravidez.
  • Soro caseiro: a simples mistura de água, sal e açúcar pode ajudar a aliviar enjoos e também faz com que você se mantenha hidratado e a ajuda no seu bem-estar físico, visto que açúcar e sal são extremamente importantes para se manter bem e evitar quedas de pressão e hipoglicemia, o que é muito comum quando se passa dias com problemas estomacais.
  • Líquidos doces: bebidas isotônicas, além de conterem açúcar, também contêm sais minerais que te ajudarão a se sentir melhor e mais disposto, beba estes líquidos em pequenos goles e gradualmente você sentirá como seu estômago acalma e deixa de ter náuseas. Evite sucos industrializados, esses costumam ser ácidos e podem até mesmo piorar a situação;
  • Mel: o mel pode ser uma boa forma de tentar não vomitar, basta esquentar um pouco de água, dilui-lo e tomar como se fosse um chá.

Sugestão: O que fazer depois de vomitar - Alimentos e recomendações

Quando devo consultar um médico?

Como visto acima, sentir vontade de vomitar pode ter diversas razões, a maior parte delas não é nada preocupante e exige pouco cuidado, entretanto, existem casos mais graves nos quais vomitar pode ser sinal de algo grave. Consulte o seu médico caso:

  • A náusea não passar em dois dias;
  • Seu corpo não aceitar alimento, seja sólido ou líquido, provocando vômitos cada vez que ingere algo;
  • Vomitar mais de 3 vezes no mesmo dia;
  • Sinta mal-estar geral, está fraco e/ou com febre;
  • A dor de estômago for forte e persistente.

Em caso de persistência do vômito, você corre risco de desnutrição e desidratação por não conseguir digerir os nutrientes necessários para se manter saudável, sendo assim, veja o que comer se estou com vontade de vomitar.

Como passar vontade de vomitar - Quando devo consultar um médico?

8 Técnicas e remédios caseiros para melhorar enjoo

Ninguém gosta de sentir enjoo, seja durante a gravidez, depois de ter comido algo que não caiu bem no estômago ou ao longo de uma viagem. Para saber como combater o enjoo, selecionamos algumas técnicas simples e úteis:

1. Não impeça o vômito

Apesar de este ser um artigo sobre como passar a vontade de vomitar, quando o enjoo acompanha a vontade de vomitar é importante não impedir o vômito. Busque um local onde você possa colocar tudo para fora. Este será o modo mais rápido de combater o enjoo, já que a origem do seu problema será eliminada.

2. Mastigar gengibre para enjoo

Nem sempre o enjoo resulta em vômito e, nesse caso, é preciso fazer uso das substâncias que ajudam a acalmar o mal estar. Uma delas é o gengibre. Se você conseguir mastigar um pequeno pedaço será muito útil para combater o enjoo.

3. Infusão de gengibre

Caso você ache muito forte mastigar o gengibre, faça um chá, usando um pedaço pequeno para adicionar à água que você vai ferver. Espere que o chá fique bem morno. Mesmo água pode ajudar a diminuir o mal estar, pois vai ajudar a hidratar o corpo. Beba ao longo do dia.

4. Chá de canela para enjoo

Outra dica de como combater o enjoo é tomar um chá de canela, fazendo uma infusão. Use a medida de meia colher de chá de canela para um copo de água quente. Aguarde amornar para beber o chá e continue bebendo-o ao longo do dia, aos poucos.

5. Chá de cravo para enjoo

O chá de cravo é outra receita que auxilia a reduzir o enjoo. Para fazer a infusão, use uma colher de chá de cravo da índia seco ou em pó para um copo de água fervendo. Aguarde 15 minutos para coá-lo, depois espere amornar e beba ao longo do dia para amenizar o enjoo.

6. Chá de sementes de cominho

O chá de sementes de cominho também serve para combater o enjoo. Para tanto, use uma colher de chá de cominho para um copo de água fervendo. Faça a infusão, coe o chá, aguarde que ele amorne e beba aos poucos, várias vezes ao dia.

7. Infusão de hortelã

O chá de hortelã também ajuda a refrescar o estômago, diminuindo a ânsia. Com uma colher de folhas secas ou frescas e amassadas de hortelã e um copo de água quente você o prepara.

8. Alimentos para quando se está com enjoo

A náusea pode ser combatida ainda com alguns alimentos. Um exemplo são os biscoitos de água e sal, já que o seu amido absorve os ácidos estomacais que provocam o mal estar. Alimentos ricos em fibra, como a maçã, também são eficientes, pois eles são de fácil digestão e vão ajudar a retirar do estômago o que está provocando o enjoo.

A banana é outro alimento que, em alguns casos, pode ajudar a combater o enjoo, pois a falta de potássio no organismo, mineral rico nessa fruta, pode causar entre outros sintomas, náuseas, além de cãibras e fraqueza. Prefira comer a banana pouco madura.

A melancia também pode ajudar, uma vez que o seu líquido alivia o mal estar no estômago, além de hidratar. O iogurte é outra opção para quem está enjoado, porque as suas culturas ativas fornecem à digestão boas bactérias para expulsar o que está atrapalhando. Prefira as versões sem sabor e com probióticos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como passar vontade de vomitar, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como passar vontade de vomitar

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
miky
os comprimidos da aids que me dão vontade de vomitar todos dias. ando fraco com baixa imunidade, oque faço?
A sua avaliação:
Micael Douglas
Muito bom!, passou minha vontade de vomitar logo que fiz estes processos!. Parabéns a equipe da saúde com certeza estão ajudando muitas pessoas!
Editor umComo.com.br
Oi Micael, ficamos muito contentes por saber que o ajudámos. Todos os dias nos esforçamos para chegar a mais pessoas. Ajude-nos a divulgar o nosso projeto. Uma vez mais, muito obrigado pelo seu comentário! :)
João Batista de oliveira
Gostei muito do artigo. No meu caso,não teve jeito,tive que provocar o vômito. Depois melhorei muito.

Como passar vontade de vomitar
1 de 3
Como passar vontade de vomitar

Voltar ao topo da página