menu
Partilhar

Exercícios para a fascite plantar

Exercícios para a fascite plantar
Imagem: xhormi.com

Os exercícios para fascite plantar são altamente recomendados para curar por completo esta patologia e manter a saúde dos nossos pés. Um tratamento inadequado ou a não realização do procedimento para remediar esta anomalia pode resultar em um aumento da dor pela repetição de rasgamentos na fáscia plantar. Por isso, a constância é fundamental para uma correta recuperação e para retomar nossa vida diária e atividade física. Neste artigo da umComo queremos mostrar a você os exercícios para a fascite plantar mais eficazes, não perca!

Também lhe pode interessar: Como diagnosticar fascite plantar
Passos a seguir:
1

O primeiro que deve saber é que se trata de um processo lento e terá que ser paciente. Um rasgamento como o produzido na fascite plantar não é rápido de solucionar, por isso, recomenda-se a realização de exercícios e alongamentos como complemento ao tratamento farmacológico. Os exercícios foram desenhados para alongar o calcanhar e estimulá-lo. Deverá fazê-los todos os dias até que a dor desapareça por completo, algo que demora aproximadamente três meses.

2

Exercício 1: alongamento manual da fáscia

Este exercício é muito simples e permitirá trabalhar a lesão da fáscia. Para fazê-lo deverá sentar em uma cadeira ou banco e colocar o pé com a fascite plantar sobre o joelho do pé saudável (dê uma olhada na foto). Depois, coloque a mão do lado danificado sobre os dedos do pé e puxe eles em direção ao tornozelo de forma suave e progressiva. Assim conseguirá esticá-los e estimulá-los. Você deve manter o pé em tensão durante 10 segundos, depois descansar um par de segundos e repetir o exercício outras nove vezes. Pode fazer uma ou duas séries por dia de 10 repetições.

Exercícios para a fascite plantar - Passo 2
Imagem: labolsadelcorredor.com
3

Exercício 2: alongamento da fáscia com uma lata

Para fazer este alongamento precisará de uma lata ou garrafa; se não tiver nenhuma das duas pode usar uma bola de golfe ou similar. O mais recomendável é que o objeto cilíndrico que você use esteja congelado para aplicar frio na área, ao mesmo tempo em que estimula com o exercício. Só tenha cuidado com a garrafa ou lata que congela, pois nem todas podem chegar a temperaturas tão baixas. Simplesmente sente em uma cadeira com as costas retas, coloque a lata debaixo o pé afetado pela fascite plantar e arraste o pé para frente e para trás para fazê-la rodar por todo o arco do pé. Preste atenção na pressão que exerce, pois não pode ser excessiva. Você pode fazer três séries de 15 repetições por dia.

Exercícios para a fascite plantar - Passo 3
Imagem: victorgarciarunner.com
4

Exercício 3: alongamento da fáscia com uma toalha

Sente-se em uma cadeira com as costas retas e coloque uma toalha esticada no chão, por baixo do pé com fascite plantar. Você simplesmente tem que pegar a toalha com os dedos do pé, sem tirá-lo do chão, e arrastá-la até você. Desta forma conseguirá fortalecer a fáscia danificada. Para aumentar a resistência, pode colocar um objeto pesado no extremo da toalha. Isso sim, faça isso quando já levar uns dias fazendo alongamentos, pois é sempre aconselhável avançar de forma progressiva.

Exercícios para a fascite plantar - Passo 4
Imagem: ladeportista.com
5

Exercício 4: alongamento da fáscia do pé

Este é outro dos exercícios para a fascite plantar mais efetivos, porque permite exercer uma leve pressão sobre a fascia danificada e estimulá-la pouco a pouco. Para fazer isso você deverá se colocar de frente para a parede, de pé, e apoiar as mãos nela com os braços esticados. Agora ponha o pé saudável na frente do danificado e com o joelho levemente flexionado, a perna afetada deverá estar totalmente reta. Agora que já tem a posição, você deve se inclinar para a parede pouco a pouco, até sentir como estica o pé danificado, mantendo a posição durante 10 segundos; descanse e repita o exercício mais quatro vezes. Você deve fazer uma série de 5 repetições por dia.

Exercícios para a fascite plantar - Passo 5
Imagem: uofmmedicalcenter.com
6

Exercício 5: alongamento da fáscia em escadas

Se em casa não tiver nenhum degrau para fazer o exercício, pode usar uma tábua inclinada ou objeto que faça de degrau. Coloque os dois pés no degrau, o pé saudável completamente plano sobre ele e o danificado na ponta. Depois, lentamente e com muito cuidado, abaixe o calcanhar do pé com fascite para o chão, de forma que só fique o pé inclinado, com os dedos apoiados no degrau e o calcanhar para o chão. Assim, a perna do pé afetado deve ficar esticada, enquanto o joelho do saudável levemente inclinada. Mantenha esta posição por 30 segundos para exercer tensão sobre a fáscia danificada. Descanse e repita o alongamento mais quatro vezes. Deverá fazer uma série por dia de cinco repetições.

Exercícios para a fascite plantar - Passo 6
Imagem: rehabilitacionpremiummadrid.com
7

Antes de fazer qualquer exercício para a fascite plantar é recomendável que consulte com seu médico ou fisioterapeuta. Além disso, as massagens sobre o pé afetado são altamente recomendáveis para estimular a fáscia danificada, assim como aplicar frio no local. Consulte nosso artigo sobre remédios caseiros para curar a fascite plantar e comece sua recuperação.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Exercícios para a fascite plantar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
41 comentários
A sua avaliação:
Mercia Monteiro de Souza
Tenho um filho de onze anos ele sente muitas dores nos pés em baixo e as vezes aparece um arrder no peito do pé fica vermelho arde muito chora não consegui caminhar é presciso eu ficar fando massagem direto nos pés o que devo fazer
A sua avaliação:
Lutesley
Gostaria de ter os exercicios somente numa pagina pra fazer o dowload e seguir os exercicios para me livrar da dor no pe. Nao aguento mais esta dor. Obrigada por me atender.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Lutesley! Se você quiser tem uma opção para fazer o download em pdf do artigo. Quando você começa fazendo scroll vai aparecer essa opção em "partilhar em", basta clicar no ícone PDF e o ficheiro vai baixar sozinho. Obrigada pelo comentário valeu :)
A sua avaliação:
sandra araújo ribeiro
Depois de um tombo, quebrei o dedinho do pé e desde então essas dores ficaram intensas pela manhã e no final do dia. |O que devo fazer?:
A sua avaliação:
ana lima
Excelente! Agora, gostaria de saber se posso caminhar estando com fascite plantar.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana! O descanso é fundamental para conseguir se recuperar o quanto antes da fascite plantar, por isso deve evitar ao máximo fazer longas caminhadas. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Hilda Coelho
Estou a 30 dias com este problemas nos pés.Estou fazendo fisioterapia duas vezes ao dia.Espero receber sempre orientações no meu email Obrigada
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Hilda! Espero que fique melhor! Pode acompanhar as nossas novidades pela nossa página de Facebook: https://www.facebook.com/umComo/?fref=ts
A sua avaliação:
Fernanda Hartz
Estou com dores nos dois pés, será esporão? Estou colocando gengibre. E começo a fazer os exercicios. Porem ja estou a uns 2 meses com essa dor e so agora vou ao médico. Primeiro foi um pé e agora passou para o outro. Grata.
Aldair Maria de Souza Rocha
Sofro a algum tempo de facite plantar nos dois pés, estou fazendo fisioterapia e hidroginástica, e constatei que os exercícios aqui explicados são muito parecidos com os que eu faço e são mesmo excelentes. Vou aplicar estas sugestões em casa, adorei ver estas explicações e exercícios sobre o assunto. Parabéns !
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Aldair! Que bom saber que os exercícios sugeridos foram do seu agrado. Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Cristiano Pereira
Olá. estou sentindo muitas dores nos pés que parece ser devido á uma má circulação sanguinea. Eu estava procurando um calçado para massagear os pés o dia inteiro e achei esse
Alguem pode me dizer se esse calçado pode resolver meu problema ?
Katia Lima
Não estou aguentando por o pé no chao de tanta dor ....estou sem convenio medico....e não sei como fazer para diminuir a fascite plantar... Teria alguns remédios que eu possa tomar?
Miriam Amélia da Silva
Bom dia, depois de quase 3 anos encontrei um especialista nesta área e estou seguindo suas recomendações, nas quais também tem exercícios de alongamento para fáscia plantar. Gostei também dessas dicas, fiz e amei. Compartilhando....
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Miriam! Que bom saber que você gostou das dicas partilhadas. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando as nossas dicas :)
vanildes maria da silva
gos ei das dos exercicios e alongamenos para fascii e plan ar, sou cosureira a anos, e me acomodei, anos sem fazer exercicios ou alongamenos, e ai o resulado. com dores imsulporaveis. esses exercicios vao me ajudar eu creio, vou fazer sim obrigado .
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Vanildes! Espero que ajude sim. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Maria Fernandes de Evaristo
Tenho faceite plantar nos 2 pés a anos, hoje não estou conseguindo andar e nem ficar de pé por mais que 10 minutos , dói demais, as vezes da vontade de eu mesma fazer aplicação, porque até o momento não consegui nenhummédico q faça ou faça uma cirurgia praeu ter uma melhor qualidade de vida, já fiz tudo que é tratamento e nada melhora, preciso de um médico que faça aplicação ou cirurgia, porque não suportado mais.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! O melhor é mesmo você ir ao médico para que ele lhe indique a melhor forma de você se ver livre dessas dores. Obrigada pelo comentário e as melhoras!
tania regina
Boa tarde , me ajudou muito o artigo e os exercícios . vou fazer .
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Tania, que bom saber que as informações foram de ajuda! Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Cleide Costa
Gostei muito, pois ja fiz Acupuntura e nada. Vou comecar os exercicios pra fascite e pro joanetes.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Cleide, espero que resulte! Obrigada pelo comentário :)
LÍDICE
DOUTORA SARA VIEGA, TENHO FASCITE PLANTAR NO PÉ ESQUERDO. VISUALIZEI SEUS EXERCICIOS AGORA, E MESMO SENDO 5 HORAS DA MANHÃ JÁ COLOQUEI 2 EXERCICIOS EM PRATICA. É COM ALEGRIA QUE AINDA ENCONTRAMOS CIDADÃES BRASILEIRAS, DE BOA VONTADE COMO A SENHORA. TENHO 70 ANOS, E NADA MAIS PUDE FAZER Á TRÊS ANOS E NÃO POSSO PAGAR FISIOTERAPEUT. AGRADECIDA ANTECIPADAMENTE, UM ABRAÇO CARINHOSO E AS BENÇÕES DE SANTA SARA. MEU E-MAIL XXX@XXX.XXX , AO SEU DISPOR
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Lídice, muito obrigada valeu! Continue acompanhando a nossa página ;)
wellllinton t. Silva
a mais de 1 ano sofro dessa doença fascite plantar é horrivel. tenho que trabalhar não posso ficar de repouso total qual a melhor solução para a cura mesmo trabalhando
Gorette Cavalcanti
Já li sobre exercícios. .Gostaria de saber se durante o tratamento tenho que ficar de repouso ou posso voltar a caminhar moderado?
Gorette Cavalcanti
Tenho que ficar de repouso durante o tratamento? ou posso fazer caminhada leve ?
sandra de oliveira!
Ola boa noite! Junto a dor no calcanhar. Também sinto dor na perna. Será que essa dor na perna também pôde ser do esporão no calcanhar? Obrigado boa noite!!!
fabiana maria
adorei esse ,exércicios foi de grande utilidade pois tenho faceíte bilateral e é horrível
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Fabiana, que bom saber que foi útil para você! Muito obrigada e continue nos acompanhando :)

Exercícios para a fascite plantar
Imagem: xhormi.com
Imagem: labolsadelcorredor.com
Imagem: victorgarciarunner.com
Imagem: ladeportista.com
Imagem: uofmmedicalcenter.com
Imagem: rehabilitacionpremiummadrid.com
1 de 6
Exercícios para a fascite plantar

Voltar ao topo da página