Partilhar

Exercícios para a fascite plantar

Exercícios para a fascite plantar
Imagem: xhormi.com

Os exercícios para fascite plantar são altamente recomendados para curar por completo esta patologia e manter a saúde dos nossos pés. Um tratamento inadequado ou a não realização do procedimento para remediar esta anomalia pode resultar em um aumento da dor pela repetição de rasgamentos na fáscia plantar. Por isso, a constância é fundamental para uma correta recuperação e para retomar nossa vida diária e atividade física. Neste artigo da umComo queremos mostrar a você os exercícios para a fascite plantar mais eficazes, não perca!

Também lhe pode interessar: Como diagnosticar fascite plantar
Passos a seguir:
1

O primeiro que deve saber é que se trata de um processo lento e terá que ser paciente. Um rasgamento como o produzido na fascite plantar não é rápido de solucionar, por isso, recomenda-se a realização de exercícios e alongamentos como complemento ao tratamento farmacológico. Os exercícios foram desenhados para alongar o calcanhar e estimulá-lo. Deverá fazê-los todos os dias até que a dor desapareça por completo, algo que demora aproximadamente três meses.

2

Exercício 1: alongamento manual da fáscia

Este exercício é muito simples e permitirá trabalhar a lesão da fáscia. Para fazê-lo deverá sentar em uma cadeira ou banco e colocar o pé com a fascite plantar sobre o joelho do pé saudável (dê uma olhada na foto). Depois, coloque a mão do lado danificado sobre os dedos do pé e puxe eles em direção ao tornozelo de forma suave e progressiva. Assim conseguirá esticá-los e estimulá-los. Você deve manter o pé em tensão durante 10 segundos, depois descansar um par de segundos e repetir o exercício outras nove vezes. Pode fazer uma ou duas séries por dia de 10 repetições.

Exercícios para a fascite plantar - Passo 2
Imagem: labolsadelcorredor.com
3

Exercício 2: alongamento da fáscia com uma lata

Para fazer este alongamento precisará de uma lata ou garrafa; se não tiver nenhuma das duas pode usar uma bola de golfe ou similar. O mais recomendável é que o objeto cilíndrico que você use esteja congelado para aplicar frio na área, ao mesmo tempo em que estimula com o exercício. Só tenha cuidado com a garrafa ou lata que congela, pois nem todas podem chegar a temperaturas tão baixas. Simplesmente sente em uma cadeira com as costas retas, coloque a lata debaixo o pé afetado pela fascite plantar e arraste o pé para frente e para trás para fazê-la rodar por todo o arco do pé. Preste atenção na pressão que exerce, pois não pode ser excessiva. Você pode fazer três séries de 15 repetições por dia.

Imagem: victorgarciarunner.com
4

Exercício 3: alongamento da fáscia com uma toalha

Sente-se em uma cadeira com as costas retas e coloque uma toalha esticada no chão, por baixo do pé com fascite plantar. Você simplesmente tem que pegar a toalha com os dedos do pé, sem tirá-lo do chão, e arrastá-la até você. Desta forma conseguirá fortalecer a fáscia danificada. Para aumentar a resistência, pode colocar um objeto pesado no extremo da toalha. Isso sim, faça isso quando já levar uns dias fazendo alongamentos, pois é sempre aconselhável avançar de forma progressiva.

Imagem: ladeportista.com
5

Exercício 4: alongamento da fáscia do pé

Este é outro dos exercícios para a fascite plantar mais efetivos, porque permite exercer uma leve pressão sobre a fascia danificada e estimulá-la pouco a pouco. Para fazer isso você deverá se colocar de frente para a parede, de pé, e apoiar as mãos nela com os braços esticados. Agora ponha o pé saudável na frente do danificado e com o joelho levemente flexionado, a perna afetada deverá estar totalmente reta. Agora que já tem a posição, você deve se inclinar para a parede pouco a pouco, até sentir como estica o pé danificado, mantendo a posição durante 10 segundos; descanse e repita o exercício mais quatro vezes. Você deve fazer uma série de 5 repetições por dia.

Imagem: uofmmedicalcenter.com
6

Exercício 5: alongamento da fáscia em escadas

Se em casa não tiver nenhum degrau para fazer o exercício, pode usar uma tábua inclinada ou objeto que faça de degrau. Coloque os dois pés no degrau, o pé saudável completamente plano sobre ele e o danificado na ponta. Depois, lentamente e com muito cuidado, abaixe o calcanhar do pé com fascite para o chão, de forma que só fique o pé inclinado, com os dedos apoiados no degrau e o calcanhar para o chão. Assim, a perna do pé afetado deve ficar esticada, enquanto o joelho do saudável levemente inclinada. Mantenha esta posição por 30 segundos para exercer tensão sobre a fáscia danificada. Descanse e repita o alongamento mais quatro vezes. Deverá fazer uma série por dia de cinco repetições.

Imagem: rehabilitacionpremiummadrid.com
7

Antes de fazer qualquer exercício para a fascite plantar é recomendável que consulte com seu médico ou fisioterapeuta. Além disso, as massagens sobre o pé afetado são altamente recomendáveis para estimular a fáscia danificada, assim como aplicar frio no local. Consulte nosso artigo sobre remédios caseiros para curar a fascite plantar e comece sua recuperação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Exercícios para a fascite plantar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Exercícios para a fascite plantar

40 comentários
A sua avaliação:
Lutesley
Gostaria de ter os exercicios somente numa pagina pra fazer o dowload e seguir os exercicios para me livrar da dor no pe. Nao aguento mais esta dor. Obrigada por me atender.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Lutesley! Se você quiser tem uma opção para fazer o download em pdf do artigo. Quando você começa fazendo scroll vai aparecer essa opção em "partilhar em", basta clicar no ícone PDF e o ficheiro vai baixar sozinho. Obrigada pelo comentário valeu :)
A sua avaliação:
sandra araújo ribeiro
Depois de um tombo, quebrei o dedinho do pé e desde então essas dores ficaram intensas pela manhã e no final do dia. |O que devo fazer?:
A sua avaliação:
ana lima
Excelente! Agora, gostaria de saber se posso caminhar estando com fascite plantar.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana! O descanso é fundamental para conseguir se recuperar o quanto antes da fascite plantar, por isso deve evitar ao máximo fazer longas caminhadas. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Hilda Coelho
Estou a 30 dias com este problemas nos pés.Estou fazendo fisioterapia duas vezes ao dia.Espero receber sempre orientações no meu email Obrigada
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Hilda! Espero que fique melhor! Pode acompanhar as nossas novidades pela nossa página de Facebook: https://www.facebook.com/umComo/?fref=ts
A sua avaliação:
Fernanda Hartz
Estou com dores nos dois pés, será esporão? Estou colocando gengibre. E começo a fazer os exercicios. Porem ja estou a uns 2 meses com essa dor e so agora vou ao médico. Primeiro foi um pé e agora passou para o outro. Grata.
Aldair Maria de Souza Rocha
Sofro a algum tempo de facite plantar nos dois pés, estou fazendo fisioterapia e hidroginástica, e constatei que os exercícios aqui explicados são muito parecidos com os que eu faço e são mesmo excelentes. Vou aplicar estas sugestões em casa, adorei ver estas explicações e exercícios sobre o assunto. Parabéns !
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Aldair! Que bom saber que os exercícios sugeridos foram do seu agrado. Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Cristiano Pereira
Olá. estou sentindo muitas dores nos pés que parece ser devido á uma má circulação sanguinea. Eu estava procurando um calçado para massagear os pés o dia inteiro e achei esse
Alguem pode me dizer se esse calçado pode resolver meu problema ?
Katia Lima
Não estou aguentando por o pé no chao de tanta dor ....estou sem convenio medico....e não sei como fazer para diminuir a fascite plantar... Teria alguns remédios que eu possa tomar?
Miriam Amélia da Silva
Bom dia, depois de quase 3 anos encontrei um especialista nesta área e estou seguindo suas recomendações, nas quais também tem exercícios de alongamento para fáscia plantar. Gostei também dessas dicas, fiz e amei. Compartilhando....
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Miriam! Que bom saber que você gostou das dicas partilhadas. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando as nossas dicas :)
vanildes maria da silva
gos ei das dos exercicios e alongamenos para fascii e plan ar, sou cosureira a anos, e me acomodei, anos sem fazer exercicios ou alongamenos, e ai o resulado. com dores imsulporaveis. esses exercicios vao me ajudar eu creio, vou fazer sim obrigado .
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Vanildes! Espero que ajude sim. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Exercícios para a fascite plantar
Imagem: xhormi.com
Imagem: labolsadelcorredor.com
Imagem: victorgarciarunner.com
Imagem: ladeportista.com
Imagem: uofmmedicalcenter.com
Imagem: rehabilitacionpremiummadrid.com
1 de 6
Exercícios para a fascite plantar

Voltar ao topo da página