Fascite plantar

Quem tem fascite plantar pode fazer caminhada

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 17 abril 2023
Quem tem fascite plantar pode fazer caminhada

Fascite plantar é a dor sentida sob o calcanhar ou na parte inferior do pé ao se levantar. É uma doença muito característica desta área, mas é essencial identificá-la para determinar as causas da lesão. Nesse sentido, uma das chaves é refletir sobre o exercício realizado nas semanas anteriores à dor, principalmente se você começou a praticar um novo esporte ou passou mais tempo em pé do que o habitual.

O aumento da intensidade, frequência ou duração da corrida, bem como de outros esportes, pode ocasionar fascite plantar. É uma doença que exige repouso, principalmente em determinadas atividades, mas não implica na parada total do exercício.

Para saber se quem tem fascite plantar pode fazer caminhada, que esporte você pode fazer com esta lesão e mais detalhes sobre a doença, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Exercícios para a fascite plantar

Índice

  1. Pode fazer caminhada com fascite plantar?
  2. O que é melhor para fascite plantar, descansar ou caminhar?
  3. Pode fazer exercícios com fascite plantar?

Pode fazer caminhada com fascite plantar?

Embora a fascite plantar exija algum repouso, principalmente de atividades físicas muito intensas, ela não impede de caminhar. Basta parar de praticar esportes que exigem grande esforço físico para notar uma melhora nas dores em poucas semanas.

Quando a doença se estabilizar, você pode retomar gradualmente a atividade. De qualquer forma, você pode caminhar com fascite plantar, pois a caminhada é uma atividade totalmente compatível com essa lesão. Usar tênis confortáveis, palmilhas e realizar alongamentos da fáscia plantar pode acelerar o tempo de recuperação enquanto ainda caminha.

Quem tem fascite plantar pode fazer caminhada - Pode fazer caminhada com fascite plantar?

O que é melhor para fascite plantar, descansar ou caminhar?

O descanso de certas atividades físicas é essencial para o tratamento e cura da doença, mas caminhar também é bom para a fascite plantar. Caminhar ajuda a movimentar o pé e o resto do corpo durante a lesão, sem colocar em risco a integridade física ou agravar a dor.

A correção da pisada raramente é necessária quando se sofre de fascite plantar, mas ter dor no calcanhar ou na sola do pé pode fazer com que você manque ou ande na ponta dos pés. Portanto, é necessário que você leve em consideração os seguintes aspectos:

  • Comece a caminhar devagar. Você provavelmente sentirá dor no início, mas pouco a pouco ela diminuirá e desaparecerá.
  • Encontre um terreno plano para caminhar, sem pedras ou declives.
  • Não caminhe descalço. Evite sempre, mesmo quando estiver em casa.
  • Faça um movimento natural do pé ao caminhar, da planta do calcanhar e da ponta dos pés.

Em nenhum caso é bom caminhar na ponta dos pés para fascite plantar. Caminhar dessa maneira durante a fase de recuperação apenas sobrecarregará desnecessariamente a fáscia plantar.

Pode fazer exercícios com fascite plantar?

Não há contraindicação absoluta para praticar qualquer esporte com fascite plantar. Não há evidências médicas para garantir que a interrupção de todas as atividades esportivas (como caminhar, correr, jogar futebol, tênis ou caminhadas em grupo) acelere o processo de cura da doença.

A realização de atividades físicas tem um impacto muito benéfico em diferentes parâmetros de saúde física e mental. Portanto, seria uma pena abrir mão desses benefícios, desde que os esportes praticados não sejam prejudiciais à cicatrização da fascite plantar.

No entanto, é importante que você identifique o nível apropriado de atividade. Para torná-lo o mais adequado, no umCOMO recomendamos que você siga estas orientações:

  • Dor suportável durante o exercício, ou seja, não aumenta ou apenas aumenta ligeiramente em relação ao repouso.
  • O mal-estar desaparece quando termina a atividade ou diminui rapidamente nas horas seguintes.
  • No dia seguinte ao exercício, a dor desaparece ou é muito leve. Portanto, não aumenta nos dias seguintes.

Bons exercícios para fascite plantar

Existem diferentes exercícios que irão ajudá-lo a tratar e aliviar a dor causada pela fascite plantar. São os seguintes:

  • Fortaleça os músculos intrínsecos do pé: coloque uma toalha sob o pé e tente segurá-lo com os dedos para levantá-lo do chão. Este exercício tem como objetivo melhorar a força da musculatura do pé, sendo importante na propulsão para frente, bem como na estabilidade do pé.
  • Elevação do calcanhar: levante os dois calcanhares colocando os pés em posição paralela e com certa separação, tentando encontrar a altura máxima possível. Este exercício visa melhorar a força dos músculos sóleo e gastronêmio.
  • Elevação do calcanhar com extensão dos dedos: coloque uma toalha enrolada nos dedos dos pés para fazê-los subir. Levante os dois calcanhares e busque a altura máxima possível. O objetivo do exercício é aumentar o estímulo de tração na fáscia plantar durante a elevação do calcanhar por meio da colocação de uma toalha.
  • Movimento de flexão dorsal do tornozelo: coloque o pé a cerca de trinta centímetros da parede e tente aproximar o joelho o máximo possível, mantendo o calcanhar apoiado no chão. Realize o exercício repetidamente para ajudar a melhorar a flexão dorsal do tornozelo. Este é um movimento limitado para muitos pacientes com fascite plantar.

Agora que você sabe se quem tem fascite plantar pode fazer caminhada, descubra também Como evitar a dor no calcanhar no verão e Por que sinto dor no calcanhar.

Quem tem fascite plantar pode fazer caminhada - Pode fazer exercícios com fascite plantar?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quem tem fascite plantar pode fazer caminhada, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Quem tem fascite plantar pode fazer caminhada