Quais são as causas da fascite plantar
Quando forçamos a fáscia plantar, o tecido do pé que vai do calcanhar ao início dos dedos, podendo inchar e esticar, dando lugar à em fascite plantar. Quando isso acontece, podemos levar até meses para detectar este problema sem notar os sintomas. Sem dúvida, o que se nota é a dor no pé, o que pode ser confundido com um mau jeito e não ser relacionado com fascite. O primeiro passo para o tratamento é identificar a causa, uma vez que existem muitos motivos que podem causá-la. Se você quer saber quais são as causas da fascite plantar, continue lendo este artigo umComo.com.br.
Passos a seguir:
A principal causa da fascite plantar é a sobrecarga da fáscia. Isso acontece quando corremos longas distâncias por um longo tempo, especialmente em terreno irregular como a paisagem de montanha. Então, se estamos constantemente forçando os nossos pés para executar atividades que envolvem força e pressão constante, estamos mais propensos a sofrer com esta doença.
Utilizar calçado inadequado que não sustentem nosso pé nem mantenham o arco plantar bem agarrado, aumenta as probabilidades de não amortecer os golpes nem os esforços diários de nossos pés, inflamando a fáscia plantar e desencadeando a fascite. Devemos usar calçados com uma sola consistente, não muito fina e que mantenha todo o pé.
Os pés chatos ou, pelo contrário, os cavos também podem ser a causa da fascite plantar. Em ambos os casos o arco do pé sofre uma anomalia que pode favorecer a deterioração da fascite plantar ao caminhar e correr.
Apanhar objetos de peso excessivo não só pode derivar em problemas nas costas como também em fascite plantar e outras infecções dos pés como a talalgia. Assim, sofrer um aumento repentino de peso e inclusive atingir a obesidade podem danificar consideravelmente a saúde de nossos pés. Lembre-se que todo o peso de nosso corpo recai sobre as plantas dos pés e, portanto, pode danificá-los por sobrecarga.
Anomalias no músculo solear, como a debilidade, constituem outra das causas da fascite plantar. O músculo solear é aquele que se encontra mesmo por baixo dos gêmeos e cuja função principal é a de levar a cabo a flexão da planta do pé. Se este se deteriora, o movimento do pé é danificado, causando sofrimento e se a pessoa tentar corrigir caminhando de forma incorreta pode causar o alongamento da fascite plantar ou inflamação.
Por último, uma das causas mais comuns da fascite plantar é a idade. Com o passar dos anos o nosso corpo se deteriora, causando fraqueza dos nossos ossos, músculos, tecidos, articulações, etc. Entre eles está a fascite plantar, o que diminui a sua capacidade de regenerar e favorece o aparecimento da fascite.
No entanto, a fascite plantar é uma condição que pode ser reparada. Embora este seja um processo longo, é possível recuperar a condição da fascite plantar seguindo as indicações de seu médico e complementando-o com os remédios que lhe oferecemos no artigo remédios caseiros para curar a fascite plantar.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas da fascite plantar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.