Partilhar

Remédios caseiros para a talalgia

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Remédios caseiros para a talalgia
Imagem: fisioterapiachamberi.com

A talalgia é o nome que recebe a dor no calcanhar, uma afecção podal muito comum que inclusive pode chegar a dificultar a simples ação de caminhar. Este problema físico é consequência direta de outras afecções no pé como a fascite plantar e a inflamação do calcâneo, que é o osso que se localiza na parte do calcanhar. Por isso, perante os primeiros sintomas de incômodos ou inflamação é fundamental procurar o médico. Neste artigo de umComo.com.br mostramos a você alguns remédios caseiros para a talalgia que podem servir como complemento ao tratamento médico para minimizar as dores e relaxar a zona afetada.

Também lhe pode interessar: Qual é o tratamento para a talalgia
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, devemos destacar a importância de procurar seu médico ou um especialista em podologia para examinar exaustivamente o estado de seus pés e determinar as causas da talalgia. A dor no calcanhar pode ser a consequência de uma inflamação da fascite plantar e inclusive do aparecimento de esporões, pelo que é fundamental um diagnóstico médico para receber o tratamento mais adequado para cada caso.

2

Para tratar de aliviar a dor e a inflamação, um bom remédio caseiro para a talalgia é a aplicação de frio. Aplique uma bolsa de gelo na área afetada durante 15 minutos pelo menos duas vezes ao dia. Lembre-se que não é conveniente aplicar o gelo diretamente sobre a pele, e sim sempre cobrindo-o com um pano. O melhor é adquirir as bolsas ou compressas frias especificamente indicadas para isso.

Remédios caseiros para a talalgia - Passo 2
Imagem: fisiotermica.com
3

A estimulação da zona dolorida mediante massagens é uma solução excelente para diminuir os sintomas da talalgia. Recomendamos que você compre uma bola de tênis e realize massagens em toda a planta do pé, dos dedos até ao calcanhar, movendo a bola circularmente contra o chão. Os cremes e géis que possuem um efeito anti-inflamatório também são uma boa opção para acalmar esta doença.

Remédios caseiros para a talalgia - Passo 3
Imagem: loqueellosnosaben.com
4

Experimente mergulhar os pés em um recipiente com água morna, um punhado de sal e um copo de vinagre de maçã. Deixe os pés de molho durante 15 minutos aproximadamente, você notará uma grande sensação de alívio e como se reduzem as dores na zona do calcanhar. Se precisar, você pode realizar este remédio caseiro para a talalgia entre 2 a 3 vezes ao dia.

Remédios caseiros para a talalgia - Passo 4
Imagem: modayactualidad.com
5

O uso de palmilhas ortopédicas de silicone, que contêm uma zona mais macia bem na parte do calcanhar, é ideal para proteger a área dolorida ao caminhar, já que permitem amortecer o impacto contra o chão. Este é um dos tratamentos mais eficientes para reduzir as dores que a talalgia origina. Do mesmo modo, é importante suspender a prática de atividades físicas intensas e aquelas que signifiquem um excesso de esforço para o pé.

Remédios caseiros para a talalgia - Passo 5
Imagem: alcalasalud.es
6

Além disso, caso tenha um esporão no pé, o médico pode recomendar a você o uso de talas noturnas. Estas permitem manter esticado o conjunto da fascite plantar e o tendão de Aquiles, o que favorece a cura desta afecção podal.

Remédios caseiros para a talalgia - Passo 6
Imagem: biolaster.com
7

Além destes remédios caseiros para a talalgia, existem algumas terapias alternativas que podem dar bons resultados e aliviar as dores. Entre elas, destacam-se a reflexologia podal e a acupuntura. Mas, em qualquer caso, lembre-se de visitar previamente um médico especialista.

Remédios caseiros para a talalgia - Passo 7
Imagem: otramedicina.imujer.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a talalgia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para a talalgia

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Amélia Novela
massagem com pedra quente aconselha-se? Beber muita agua ajuda?
antonio arlindo vasconcelos
bom dia eu antonio vasconcelos vivo na ilha do porto santo e ando com muitas dores nos calcanhares penso ser um esporão, como cá na ilha não tenho medico da especialidade venho por este meio pedir ajuda para o meu caso agradecia que me aconselhasem o que devo fazer, desde já fico-lhes muito agradecido

Remédios caseiros para a talalgia
Imagem: fisioterapiachamberi.com
Imagem: fisiotermica.com
Imagem: loqueellosnosaben.com
Imagem: modayactualidad.com
Imagem: alcalasalud.es
Imagem: biolaster.com
Imagem: otramedicina.imujer.com
1 de 7
Remédios caseiros para a talalgia

Voltar ao topo da página